Saber o tempo e temperatura para assar linguiça no forno elétrico ajuda muito na correria do dia a dia, pois é um método fácil e que deixa o alimento saboroso.
Porém, os equipamentos variam bastante a potência e funções, que permitem diminuir o gasto com energia e até mesmo dourar melhor a linguiça.
Separei muitas dicas para ajudar você, além de tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Vamos conferir?
Qual o tempo e temperatura para assar linguiça no forno elétrico?
Embora algumas pessoas insistam que não há comparação de sabor entre assar a linguiça no forno tradicional e no elétrico, posso assegurar que, tomando alguns cuidados, você terá uma bela refeição para aproveitar.
A verdade é que no forno elétrico o alimento demora um pouco mais para atingir aquela cor dourada, mas dá certo.
Começando pelo tempo, os fornos elétricos possuem potências diferentes, o que influencia diretamente na prolongação do cozimento.
Contudo, normalmente é possível assar por completo a linguiça entre 60 a 80 minutos. Tudo vai depender do forno e de como prefere a linguiça assada.
Por exemplo, você pode assar por 60 a 70 minutos e adicionar mais 15 a 20 para dourar, caso o equipamento tenha essa função.
Já a temperatura é o que realmente deixa as pessoas com dúvidas. Há marcas de forno elétrico que cumprem esse papel em 180°, enquanto outras marcas exigem entre 200° a 210°.
Além disso, você precisa entender que ao colocar acompanhamentos como a batata, o tempo pode mudar, pois a superfície de cozimento aumenta.
O interessante mesmo é repetir o processo, conhecer bem seu forno, de modo a entender suas particularidades e aprender como assar perfeitamente o alimento, fica a dica! 😉
Como fazer linguiça assada no forno elétrico com batata e bacon
Primeiramente você deve decidir se vai utilizar uma forma avulsa, aquelas formas de alumínio que costumamos no forno a gás, ou se a assadeira própria do forno é suficiente.
Para esse preparo você precisará de aproximadamente 10 linguiças toscanas, 3 batatas médias e 150g de bacon picado em cubos. Corte as batatas em 4 partes no formato de barca e tempere com azeite, ervas finas, pimenta-do-reino, sal e colorau e misture.
Na bandeja, espalhe as linguiças deixando um espaço entre as peças e coloque as batatas intercaladas com a linguiça. “Salpique” os cubos de bacon por cima, espalhe um bom fio de azeite e está pronto para ir ao forno elétrico.
E uma coisa bacana do forno elétrico é que, diferentemente do tradicional a gás, não é necessário pré-aquecer. Com isso, assim que acabar de montar a bandeja é só levar ao forno. Entretanto, caso queira agilizar o processo, pode sim pré-aquecer por 10 minutos.
Por fim, ajuste o tempo para 60 minutos a uma temperatura de 200°. Na metade do tempo, veja como está o cozimento e, se for preciso, vire as linguiças.
Agora, se o forno tiver a função de dourar, é só acioná-la faltando 10 minutos para zerar o relógio.
DICA EXTRA: faça pequenos furos nas linguiças para deixar o ar circular e ficar bem assada! 😉
Como saber se a linguiça está pronta no forno elétrico?
Se engana quem pensa que a linguiça feita no forno elétrica fica menos apetitosa do que na churrasqueira ou forno a gás. Tanto é, que a melhor maneira de saber se a linguiça está pronta no forno elétrico é observar aspectos como:
- Aparência semelhante ao cozimento na churrasqueira.
- O exterior da linguiça precisa estar dourado.
- Deve apresentar certa crocância.
- A umidade precisa aparecer no interior do alimento.
- Não pode ter partes rosadas demais, pois indica que está cru.
DICA EXTRA: quer ter uma experiência próxima daquela da churrasqueira? Então, leve as linguiças diretamente na grade do forno elétrico, mas lembrando de colocar uma folha de papel-alumínio na parte de baixo do equipamento, reduzindo a sujeira! 😉
A linguiça ainda está congelada? Como descongelar linguiça no forno elétrico?
Essa é uma grande vantagem do forno elétrico, pois agiliza ainda mais as tarefas diárias, especialmente para quem sempre esquece de descongelar a linguiça antes.
Algumas marcas costumam trazer a função “Descongelar” de fábrica, mas não é uma regra. Caso a sua tenha, é só colocar a linguiça congelada e apertar a função pré-programada.
Por outro lado, se infelizmente você não tiver, basta programar 10 minutos na a uma temperatura de 90° mais ou menos. Ao final do tempo, verifique se descongelou, se for preciso, coloque mais 5 minutos até descongelar por completo.
O importante disso tudo é saber aproveitar ao máximo as facilidades que os eletrodomésticos modernos nos proporcionam, não é mesmo?
Ah, e como em um forno convencional, você pode variar nas combinações com a linguiça, criando verdadeiras iguarias práticas!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam ajudar você a não ter limites no preparo das refeições. Compartilhe nas redes sociais para tirar a dúvida de mais pessoas e até a próxima!