Está pensando em aliar a praticidade da panela de pressão com todo o sabor da carne cozida, mas não sabe quanto tempo de cozimento de carne na pressão?
Não se preocupe, porque você não é a primeira pessoa e nem será a última a chegar na mesma dúvida. Porém, eu considero isso como um bom sinal, pois quer dizer que tem disposição para aprender e criar receitas novas para surpreender todo mundo.
Sendo assim, minha parte prometo cumprir, que é entregar informações e dicas para transformar a maneira como você monta e serve os pratos. Confira!
Tudo sobre o tempo de cozimento de carne na pressão
O ponto principal ao abordarmos o tempo de cozimento é distinguir o cozimento para cada tipo de carne. Muito porque o tempo é diferente entre cortes bovinos e suínos. Isso sem contar a carne de frango, onde é necessário menos tempo ainda.
Dessa forma, caso prepare um cupim assado na panela de pressão, a receita certamente pedirá um tempo maior. Em contrapartida, o pernil, por exemplo, pode exigir um cuidado a mais para não ressecar a carne.
Portanto, diante dessa disparidade no tempo exato de cozimento, decidi abordar as carnes individualmente. Com isso é mais fácil mostrar a você a razão para variar o tempo, além de sugerir receitas incríveis!
1. Veja quanto tempo para cozinhar carne vermelha
As carnes vermelhas são ideais para cozinhar na panela de pressão, sem exageros. Grande parte dos cortes costumam levar praticamente o mesmo tempo na pressão, é um facilitador para quem está aprendendo.
O elemento que influencia diretamente no acréscimo ou redução de tempo é o tamanho da carne.
Logo, se você pretende fazer lagarto assado na panela de pressão, pode separar ao menos 80 a 90 minutos. Por outro lado, optar pelo acém, especialmente em cubos, requer um cozimento de aproximadamente 40 minutos na pressão.
E por último, temos o músculo bovino, que é uma carne muito macia, com bastante colágeno e gordura. Dependendo do frescor do músculo, apenas 25 a 30 minutos são suficientes na pressão.
“Já que estamos falando sobre isso, qual a melhor carne de boi para cozinhar?”. Bom, depende da sua preferência, já que basicamente toda carne entrega o mesmo resultado em maciez e suculência.
6 opções de carne para fazer na panela de pressão
- Acém: carne para quem gosta de receitas mais “gordas”, pois o acém possui naturalmente mais gordura, ideal para cozinhar.
- Peito: já o peito bovino apresenta bastante fibra e músculo, o que o torna sensacional para fazer na pressão.
- Braço bovino: pouca gente sabe disso, mas o braço faz parte do músculo do animal, composto por massas musculares, colágeno e fibras, fica maravilhoso na pressão.
- Maminha: a maminha pode ser feita inteira sem problemas, mas exige um tempo maior. Para maciez e sabor da carne, aposte em temperos naturais para carne.
- Fraldinha: outro corte que dispensa comentários, a fraldinha fica incrível de qualquer maneira. Mas na pressão e com um molho feito com cerveja, não tem para ninguém.
- Lombo de boi: carne pouco explorada, o lombo de boi pode ser derivado do contrafilé e de outras partes inteiras, rende uma carne de panela incrivelmente macia.
DICA EXTRA: independentemente da escolha do corte, siga sempre o tempo da receita e respeite cada minuto na pressão. Além disso, procure refogar completamente os ingredientes para realçar os sabores!
2. Anote quanto tempo para cozinhar carne de frango
O cozimento de carne de frango na pressão é uma alternativa bacana para flexibilizar as refeições diárias. Seja com peito de frango cozido, coxa e sobrecoxa e frango à passarinho.
Afinal, o importante é entender o tempo de cozimento da galinha na panela de pressão. E o melhor de fazer frango é que o tempo médio de cozimento varia pouco, ficando assim:
- Cortes tradicionais: geralmente o cozimento ideal é de 20 minutos com a panela fechada.
- Galinha caipira: para galinha caipira, são necessários entre 25 e 30 minutos, exceto o galo, que exige mais tempo para ficar macio.
- Coxa e sobrecoxa: gostaria de ressaltar a coxa e sobrecoxa que por ter mais carne, são necessários em torno de 45 minutos na pressão.
Entretanto, a melhor estratégia para não deixar passar e ressecar ou tirar antes e ficar cru, é manter atenção no cozimento. Se for necessário abra a panela inúmeras vezes até encontrar o ponto desejado.
Sugestão de refeição com frango que já sai pronta da panela
Você está na correria para escolher o que fazer de almoço, mas as ideias insistem em não surgir.
Que tal preparar peito de frango com cebola, alho, cenoura, tomate sem pele, pimentão verde e caldo de galinha? E o melhor de tudo, com apenas 20 minutos na pressão, o que acha? Pois bem, basta conferir o vídeo abaixo, você vai amar:
3. Carne suína leva quanto tempo para cozinhar na pressão
Não é todo mundo que gosta dos cortes suínos, mas sabendo como temperar carne de porco, não há resultado melhor. Além disso, você tem à disposição inúmeras carnes para diversificar, bem como reduzir o nível de gordura, tais como:
- Costela de porco na pressão.
- Pernil de porco assado na panela de pressão.
- Lombo suíno ao molho de vinho na pressão.
- Receita de pernil desfiado de porco com molho de cachaça.
- Costela com molho barbecue (a famosa costelinha).
Há um certo mito acerca da carne de porco na pressão, pois muita gente acha que é a mais demorada entre todas. Contudo, o tempo de pressão é menor. Por exemplo, para o pernil são necessários apenas 15 minutos.
Enquanto um lombo suíno inteiro de 2kg, pede 20 minutos na pressão. Lembrando de começar a contar o tempo apenas depois que a panela começa a chiar.
Já sabe qual será o cardápio daqui para frente?
E então, conseguiu entender mais ou menos o tempo de cozimento de carne na pressão? Claro, é fundamental conhecer sua panela, a potência da chama do fogão e o tamanho da receita. Tudo isso influencia no tempo total e deve ser considerado.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você conhece alguém que morre de medo de usar a panela de pressão para cozinhar carne, esse é o momento perfeito para ajudar, compartilhe as dicas. Até a próxima!