Diferentemente de outras carnes, os temperos para peixe exigem mais cuidados, pois a carne é sensível e puxa muito o sabor dos temperos.
Somado a isso, temos as diferenças entre um peixe e outro, como por exemplo, na hora de temperar um salmão e uma tilápia, ou seja, os temperos são distintos, já que ambas as carnes possuem um sabor característico que deve ser considerado.
Para não ter erros, portanto, selecionei apenas dicas sensacionais que deixarão qualquer receita de peixe saborosa e equilibrada. Vamos conferir?
Temperos para peixe: 14 melhores opções para valorizar a carne branca
Peixe é uma carne bem complicada de achar o ponto do tempero, ainda bem que você encontrou este conteúdo. Digo isso porque dependendo do tipo do preparo, certamente você precisa mudar os condimentos adicionados.
Utilizando um exemplo prático: em receita de peixe ensopado, a carne costuma puxar ainda mais os sabores, ou seja, as especiarias não podem ser em grandes quantidades ou fortes demais.
Por outro lado, o peixe assado na brasa, já aceita melhor um tempero mais caprichado. Nesse sentido, separei as sugestões de tempero abaixo por tipo de preparo, anote tudo hein!
4 temperos para fritar peixe
Por se tratar de peixe frito, onde a alta temperatura irá selar o filé, você pode optar por sabores mais marcantes. Ainda mais se a receita for de peixe empanado, onde o tempero fica “preso” entre a crosta e a carne, veja sugestões:
- Peixe temperado com curry, pimenta-do-reino, sal e limão.
- Peixe temperado com páprica, tomilho, pimentas, sal e azeite.
- Marinada de sal, colorau, sal rosa, pimenta-do-reino, limão e azeite.
- Tilápia frita com sal, pimenta-do-reino e limão, servida com molho de alho-poró e cebola.
4 temperos para assar peixe na brasa
Há quem afirme que o peixe assado na brasa tem um sabor realmente diferente, pois a alta temperatura e o braseiro realçam no paladar. Sendo assim, pode aproveitar combinações únicas e especiarias fortes, veja mixes deliciosos:
- Robalo temperado com limão, sal, pimenta-do-reino e molho de alho processado.
- Surubim assado com tempero de ervas frescas, requeijão e molho de tomate.
- Merluza assada com limão siciliano, alho, cebola picada, manteiga, salsinha, alecrim, tomilho, sal e pimenta preta.
- Posta de tilápia assada na manteiga com alecrim, manjericão, cheiro-verde picado, sal e pimenta branca.
Sugestão de tempero para peixe ensopado
É aqui que “mora o perigo”, pois o peixe ensopado se “encharca” com os temperos, então, é ideal maneirar. Dessa maneira, opte por escolhas seguras, como pimenta-do-reino, ervas finas, cheiro-verde e sal, veja os ingredientes de uma boa receita:
- 1 kg de pintado temperado com limão, sal e pimenta-do-reino;
- 1 cebola em rodelas;
- ½ pimentão amarelo em rodelas;
- ½ pimentão verde em rodelas;
- 1 tomate fatiado;
- 1 vidro de leite de coco;
- Sal e salsinha a gosto;
- 1 colher (sopa) cheia de extrato de tomate.
Como todo bom ensopado, refogue tudo e deixe o peixe apurar nesse delicioso molho que vai se formar! Na dúvida, confira no vídeo abaixo:
4 temperos para assar peixe na grelha
O tempero sugerido para grelhar é muito parecido com o peixe na brasa, com algumas diferenças.
Isso porque o peixe ficará em contato direto com a grelha, isto é, é importante que a mistura tenha umidade e que os temperos sejam os mais secos e granulados possível.
Afinal, as altas temperaturas podem acabar queimando certos temperos, como é o caso do alecrim e tomilho desidratados, ou até mesmo a pimenta calabresa. Quer acertar em cheio? Veja essas sugestões:
- Filé de pescada simples com sal e pimenta preta, servida com molho de cebola, cogumelo, ervas e limão em rodelas.
- Linguado fresco com limão, pimenta branca e alecrim fresco para mais aroma e sabor.
- Linguado grelhado com alho, alecrim, sal e pimenta-do-reino com molho de pimenta dedo-de-moça.
- Filé de merluza com tempero batido no liquidificador com sálvia, tomilho, manjericão, sal, pimenta-do-reino, azeite e limão.
DICA EXTRA de tempero para receita diferente de peixe
Todos sabemos que o bacalhau, por mais barato que esteja, ainda costuma ser um peixe bem caro, não é mesmo? Então, a alternativa é reproduzir a bacalhoada, criando assim uma bela versão de “falsa bacalhoada”.
Os temperos aqui devem ser tradicionais, uma vez que condimentos fortes deixam o peixe com um sabor acentuado.
Diante disso, invista em um bom tempero de lemon pepper, limão, azeite, vinho branco, pimenta-do-reino e sal. O limão, além de dar sabor, deixa a carne mais consistente, ideal para não desmanchar no forno.
Além disso, evite colocar o peixe diretamente em contato com a forma. Por sua vez, faça uma “cama” com cebola, batata, pimentão e tomate. Para mais detalhes, dá uma olhada no vídeo:
A diferença do tempero para peixe de carne escura e carne branca
Considerar a cor da carne do peixe é um excelente indicativo que serve como orientação para você escolher os temperos.
Em outras palavras, peixes de carne branca, como a tilápia, filé de Saint Peter e merluza, costumam ter o sabor mais delicado.
Por conta disso, é interessante escolher temperos naturais, folhas e sementes suaves. Afinal, aqui precisamos apenas realçar o sabor da carne ao invés de roubar com temperos fortes.
Já os peixes de carne escura, têm por natureza um gosto mais forte, como é o caso da traíra, chegando quase a um tom “terroso”. Sendo assim, a alternativa é escolher temperos marcantes, como o alecrim, tomilho e estragão.
Portanto, para peixes de carne escura, opte por deliciosas marinadas, pois aí sim você garante que ficará com o sabor desejado!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!