Apesar de o frango natalino ser muito consumido, o segredo do sucesso está no tempero para frango de Natal. Certamente você tem uma combinação do coração.
Você já percebeu como a maioria esmagadora das receitas são rasas no quesito tempero? Até parece que o pessoal tem medo de combinar aquele perfumoso alecrim à carne. Ou ainda, uma páprica picante que realça o sabor da carne.
E você, qual time é o seu? O time dos que adoram um tempero diferente ou o dos que se contentam com sabores convencionais? Acompanhe as dicas incríveis!
Tempero para frango de Natal: 4 melhores combinações para aves natalinas
Diferentemente dos melhores temperos para frango cozido, aqui na versão assada as coisas são um pouco diferentes. Isso porque o tempero ideal para frango assado deve ser planejado com horas de antecedência.
“Ah, mas não posso temperar e assar logo meu frango?”. Sim, mas tenho que adiantar que o sabor pode continuar suave. Se essa é a intenção, “bola para frente que o jogo continua”.
Por outro lado, se você procura aquele sabor que te faz fechar os olhos enquanto saboreia, fique comigo. Afinal, nas sugestões abaixo você verá apenas a nata da nata em termos de temperos para frango natalino.
Dessa forma, se você decidiu que dentre as aves de Natal, o frango é o escolhido, veja como tratar bem a carne.
1. Comece pela marinada que é garantia de sucesso
Você sempre vai me ver sugerir algum tipo de marinada para frango, isso faz parte do meu DNA. Porém, quando você provar o resultado de colocar tanto carinho para temperar, aposto que concordará comigo.
As pessoas ficam muito presas à ideia de que tem que colocar isso ou aquilo, fazer dessa forma ou daquela. Nada disso, marinar carnes deveria ser considerado uma terapia, de verdade, pois é algo extremamente prazeroso.
Em vista disso, saiba que você pode usar praticamente tudo que tiver em casa. Contudo, o ideal é manter uma certa regrinha quanto à composição base da marinada. Isso porque esse processo precisa de gordura, ervas aromáticas e acidez.
Respeitando estes três pilares, você pode colocar tudo o que a sua imaginação e a despensa permitirem. Caso aceite uma sugestão, faça essa aqui ó:
- 1 frango inteiro e limpo (2kg)
- 2 xícaras (chá) de suco de laranja (480ml)
- 1 cebola média picada grosseira
- 3 dentes de alho amassados com casca
- 2 colheres (chá) de sal
- ½ colher (chá) de açafrão
- 2 caldos de galinha
- 3 folhas de louro
- Mix de tempero verde (cheiro-verde, coentro e alho-poró)
- 2 colheres (chá) de colorau
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
- Mostarda para pincelar
- Talos de alecrim (opcional)
- Rodelas de cebola para colocar por baixo do frango
De forma prática, bata os ingredientes no liquidificador até criar uma mistura fenomenal de sabor e aroma. Em seguida, coloque o frango num tupperware grande, despeje a mistura, os temperos frescos e reserve entre 18 e 24 horas.
Eu sei como parece muito tempo, mas o resultado vai fazer você querer repetir todo santo dia!
2. Quer agilizar o preparo? Tempero seco para frango assado de Natal é a alternativa!
“Nossa vida, o que fazer, o pessoal já está chegando e eu prometi aquele assado para fim de ano perfeito”. Admito que nem sempre me sobra tempo para fazer a marinada, mas nem por isso desisto de diferenciar.
Pelo contrário, é aqui que a minha vontade de superar as adversidades aflora e o tempero brilha. Vale ressaltar que esse não é bem um tempero seco, mas uma combinação daquelas de passar no frango e assar. Certo? Então, anote aí:
- 8 dentes de alho picados
- ½ maço de salsinha bem batida
- 2 cebolas médias picadas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 200g de manteiga
- Alecrim e tomilho frescos a gosto picados
- Suco de 4 limões
Inicialmente, misture o alho, a cebola e a salsinha, temperando com sal e pimenta na sequência. Feito isso, acrescente a manteiga, que deve estar num ponto quase líquido, mas com pedaços. É essencial misturar até virar uma pastinha.
Por fim, espalhe o tempero no frango, tanto dentro quanto por baixo da pele do peito. Além disso, junte também o suco de limão para dar uma acidez pontual. Quer fazer um frango recheado para o Natal? Então, esse é o momento de rechear.
Nesse sentido, dá para usar batatas, cebolas ou quem sabe, fazer uma maravilhosa farofa de bacon como recheio. Você é quem decide, mas depois de massagear o frango, já pode assar!
3. Tempero completo que fará seu frango natalino brilhar mais do que a árvore de Natal
Você lembra que eu mencionei no início que quanto mais tempero melhor? Ou quando lhe perguntei se preferia bastante sabores distintos numa mesma receita? Então, saiba que o momento chegou, pois, esse tempero para frango de Natal simplesmente não existe:
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de suco de limão
- ½ colher (sopa) de alecrim seco
- 1 colher (sopa) de molho shoyu
- 1 xícara (chá) de cebola com casca picada
- ¼ xícara (chá) de alho com casca
- 1 + ½ colher (sopa) rasa de sal
- 2 colheres (chá) rasas de açafrão
- 1 colher (sopa) rasa de orégano
- ½ colher (sopa) rasa de pimenta-do-reino
- ½ xícara (chá) de azeite
- 1 colher (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- Cheiro-verde picado a gosto
- 1 frango inteiro
- ½ xícara (chá) de manteiga
- 1kg de batatas já descascadas
- 400 gramas de cenoura
Olha a quantidade de temperos nessa receita? Você acha mesmo que quando tudo isso combinar na carne, tem como ficar ruim? É impossível, garanto a você que não tem como se arrepender nem por um momento. Veja como fazer certinho no vídeo:
4. Tempero com sabor de laranja e especiarias representa bem o Natal
E para fechar nosso cardápio com aquela explosão de sabor, nada melhor do que o mix com suco de laranja. Se você costuma fazer marinada para pernil, a base é muito parecida, mas com alguns elementos exclusivos ao frango.
Obviamente que se você não se engraçar com algum dos ingredientes abaixo, já sabe, né? Pode trocar ou tirar da lista de compras, a receita é sua, lembre-se sempre disso:
- 1 frango de 2kg
- 2 cebolas picadas grosseiras
- 1 cenoura cortada
- 1 talo de salsão
- 5 dentes de alho
- Folhas de louro a gosto
- 750ml de suco de laranja
- 750ml de água
- Suco de 1 limão siciliano
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Diferentemente daquelas receitas de tempero batido no liquidificador, aqui nós colocamos tudo in natura mesmo. Desse modo, coloque o frango num recipiente e acrescente todos os temperos, deixando o sal por último.
O ideal aqui é marinar por 24 horas dentro da geladeira. Passado esse tempo, transfira o frango com os legumes, vegetais e temperos para uma assadeira e está no ponto para assar.
Experimente todas as sugestões de tempero para frango de Natal
O Natal é uma época muito especial e um momento de confraternização entre amigos e familiares, não é mesmo? Além disso, a própria ceia é algo mágico, por isso, capriche nos preparos e invista tempo ao pensar nos ingredientes.
Todas as sugestões mostradas hoje casam perfeitamente com muitos outros pratos, a exemplo do salpicão de Natal. Portanto, aproveite este momento como uma terapia que será recompensada quando você escutar: “Meu Deus, isso está divino!”.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas sobre tempero para frango de Natal. Espero de verdade que você consiga preparar um frango suculento e diferenciado para sua ceia. Não deixe de compartilhar e até a próxima!