Você ouviu falar muito bem da carne de carneiro, mas alguém disse que o sabor é forte. Será que existe tempero para carneiro com vinho? É fácil de fazer?
A carne de carneiro guarda algo especial, principalmente no sabor, mas costuma desafiar até os mais experientes na cozinha. Isso por conta do sabor acentuado e, muitas vezes, devido ao odor característico dos ovinos. Porém, é uma carne incrível.
Se você chegou até aqui, eu vou assumir que tenha ressalvas quanto ao tempero. Então, fiz esse conteúdo sob medida para ajudar você a arrasar, “simbora”?
Tempero para carneiro com vinho: qual a melhor combinação + dica campeã para temperar!
A carne de carneiro é um assunto polêmico em muitos lugares. Tem sempre a pessoa que ama e outra que odeia com todas as forças [risos]. Eu não costumo julgar quem não gosta, pois, preferência pessoal independe de julgamento.
Em contrapartida, a única coisa que eu costumo sugerir para essa pessoa é experimentar novamente, sabe por que? O responsável por preparar eventualmente pode errar em alguma etapa do processo, a começar pelo tempero escolhido.
Como resultado, a carne realmente fica com um gosto bem forte e desagradável. Se você já experimentou carne de javali, sabe que a agradabilidade do sabor depende do preparo perfeito, né?
É por isso que eu resolvi abordar as etapas de maneira individual e detalhada. Pode levar alguns minutos a mais, mas você sairá daqui hoje entendendo do assunto!
1. Mix de temperos para carne de carneiro com vinho tinto + técnica para temperar
O vinho no tempero não cumpre apenas o papel de dar mais sabor e a promessa de uma textura apetitosa. Pelo contrário, o vinho tem a responsabilidade de mascarar o sabor acentuado da carne.
“Vem cá, estou pensando em fazer carneiro para churrasco, isso também se aplica?”. Sim, mesmo que o churrasco tradicional seja feito apenas com sal e pimenta, é crucial usar vinho no tempero. A técnica mais utilizada ainda é a boa e velha marinada.
Isso porque se você colocar o vinho na carne e preparar logo em seguida, será tempo, dinheiro e trabalho perdidos. Afinal, é imprescindível tempo para que o vinho e o restante dos temperos ajam na carne. Agora eu compartilho com você um mix muito usado aqui na região onde eu moro, anote:
Ingredientes da marinada para carneiro
- 1 kg de carneiro em cubos grandes;
- 1 garrafa de vinho tinto seco;
- 2 cebolas grandes picadas;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 ramo de tomilho fresco;
- 2 a 3 ramos de alecrim fresco;
- 2 folhas de louro;
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino;
- 1 colher (chá) de sal;
- Folhas de hortelã fresca a gosto (opcional);
- ¼ xícara (chá) de azeite.
Modo de preparo da marinada
- Em um recipiente, coloque o vinho e os demais temperos naturais, menos a carne.
- Agora, misture bem até formar um tempero aromático e denso.
- Em seguida, coloque a carne, mexendo o líquido até cobrir todos os pedaços.
- Tampe com um plástico filme e reserve na geladeira.
- O tempo da marinada varia bastante e de acordo com a sua disponibilidade.
- O mínimo recomendado são 2 horas, mas se puder deixar entre 8 e 12, fica excelente.
O que fazer com a carne temperada dessa forma?
Considerando que a sugestão é carneiro em cubos, você pode fritar, grelhar e até cozinhar. Na verdade, a marinada cumpre o papel de amaciar, dar suculência e sabor, então, todo preparo é bem-vindo.
Quer um prato mais rápido? Vá de cubos de carneiro fritos com bastante manteiga e ervas frescas para destacar no paladar. Prefere um preparo mais aconchegante? Que tal experimentar o carneiro ensopado?
DICA EXTRA: eu vejo muita gente descartando a marinada, não vá por esse caminho. Mesmo porque a combinação do vinho com as especiarias e ervas frescas proporciona o melhor molho para carne que você já provou. Basta coar e colocar na panela de fritura, cozinhe até reduzir pela metade, pronto!
2. Qual o melhor vinho para temperar carneiro?
Na minha opinião, é bem mais difícil preparar a carne do que escolher o vinho [risos]. Não é para menos, já que a variedade de rótulos nas adegas dos supermercados é grande. Os mais comuns são:
- Shiraz
- Cabernet Sauvignon
- Malbec
- Merlot
Todos esses nomes remetem ao tipo de uva usado na receita. Pessoalmente, eu deixaria o Shiraz e o Merlot de fora da lista. Primeiro porque o Shiraz costuma ser bem mais alcoólico e não entrega o melhor resultado.
Já o Merlot vai bem melhor numa taça de cristal refinada, pois nas receitas não agrega aquele tchã esperado. Por conseguinte, temos o Cabernet Sauvignon e o Malbec, ambos fantásticos para incrementar o sabor final da carne.
A razão da escolha é bem simples, os dois são vinhos encorpados e têm taninos super presentes. Esse último aspecto é importantíssimo para o tempero e determina a potência do sabor puxado.
Dessa maneira, o tempero para carneiro com vinho vai harmonizar maravilhosamente, deixando-a irresistível no paladar!
DÚVIDA FREQUENTE: posso usar vinho branco? Sim, dá para marinar carneiro no vinho branco seco. Contudo, o ideal nesse caso é você “pesar” a mão na quantidade de ervas e especiarias. Com isso, o sabor fica equilibrado e a palatabilidade aumenta!
Dando uma volta pelo YouTube, encontrei um vídeo que descreve bem a forma como combinar vinho e carneiro, dá uma conferida:
DICA EXCLUSIVA: dê um toque ousado ao sabor com geleia de menta na marinada
Todo ingrediente que tem um toque mais refrescante, como a própria hortelã fresca, valoriza bastante o carneiro. E não só carneiro, já que o molho de hortelã para cordeiro é igualmente fenomenal e realça os temperos.
A menta é popularmente confundida com a hortelã, mas tem um potencial ainda maior para dar frescor aos pratos. O melhor de tudo é que você pode fazer uma versão caseira ou comprar produtos de alta qualidade.
Um bom exemplo é a menta agridoce, feita com diferentes temperos naturais e ervas aromáticas. Experimente adicionar 1 colher (chá) de geleia de menta à marinada, misture bem e coloque a carne.
O tempero para carneiro com vinho é a solução ideal para uma carne agradável
Sem experimentar um bom preparo fica complicado quantificar o sabor do tempero para carneiro com vinho. Porém, basta seguir as dicas e os macetes apresentados hoje para se deliciar com uma carne macia, saborosa e diferente.
Não deixe de experimentar os diferentes cortes de carneiro, como o próprio pernil, esse combina com marinada de vinho.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e até a próxima!