Se você quer saber qual o melhor tempero para bisteca de porco, aqui eu vou lhe mostrar e várias dicas de como temperar bisteca para fritar.
Não tem muito mistério na hora de escolher os temperos para bisteca de porco, pois a combinação é da sua preferência. Entretanto, o que pega de verdade é escolher ingredientes e especiarias que facilitem o processo de fritura, e aí sim tem alguns segredos.
Sem mais delongas, confira as dicas maravilhosas que separei para que você possa temperar bisteca suína para fritar.
Melhor tempero para bisteca de porco frita: 4 dicas para temperar
Tudo que você precisa saber de antemão, é que o que realmente varia é a quantidade de tempero e também seu tipo.
Por exemplo, todos sabemos que especiarias como o alecrim em combinação com sabores cítricos, como a laranja ou o limão, casam perfeitamente com aves. E com a bisteca suína, o cenário não muda tanto.
Isso porque a carne de porco é valorizada com toque mais cítricos, especialmente com o limão.
Além disso, outros elementos podem fazer toda a diferença, como mostarda, mel, molho shoyu, molho inglês, vinagre balsâmico e especiarias como páprica defumada, alecrim, tomilho e pimenta-do-reino. Veja boas dicas para temperar com sabedoria!
1. Escolhendo o mix de temperos para bisteca
A escolha dos temperos é bem particular, então, o máximo que posso fazer são sugestões. Nesse contexto, cabe uma dica essencial: escolha temperos e especiarias secas e com granulagem fina.
Sabe quando você compra o alecrim desidratado, que costuma vir em pedacinhos bem firmes?
Então, esse tipo de tempero pode acabar queimando, o mesmo acontece com o chimichurri completo e com a pimenta calabresa. Dito isso, veja 2 sugestões de mix de temperos:
Sugestão 1
- Pimenta-do-reino moída;
- Pasta de alho;
- Páprica defumada;
- Açafrão;
- Tomilho;
- Suco de limão Taiti.
Sugestão 2
- Pimenta-do-reino moída;
- Açafrão;
- Manjericão desidratado;
- Mostarda com mel;
- Alho processado;
- Pitada de molho shoyu.
2. A marinada é a melhor pedida para temperar bisteca para fritar
A maioria dos cortes de carne de porco tem um sabor suave, como é o caso da bisteca. Nesses casos o tempero tem que ser levado a outro nível, e é aí que a marinada dá o ar da graça, já que se responsabiliza por realçar o sabor ideal para fritar bisteca.
Além disso, age como um verdadeiro amaciador de carne, especialmente quando leva suco de limão. Dessa maneira, a marinada nada mais é do que uma mistura de inúmeros temperos com algum líquido, onde as bistecas serão reservadas.
Vale ressaltar, a marinada deve ser preparada e as bistecas devem descansar nesse mix de um dia para o outro. Conheça uma opção de marinada:
- 1 litro de água;
- 2 colheres (sopa) de alho em pó;
- 4 colheres (sopa) de páprica doce;
- Raspas de limão siciliano;
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino;
- 4 colheres (sopa) de sal rasas;
- 2 colheres (sopa) de açúcar;
- 2 ramos de alecrim fresco.
A ideia, portanto, é utilizar um saco próprio para alimentos com fechamento hermético.
Por conseguinte, misture os ingredientes muito bem, coloque as bistecas dentro do saquinho, adicione o tempero que deve estar bem líquido e deixe da noite para o dia.
DICA EXTRA: para que o tempero penetre corretamente, faça pequenos furos nas bistecas com um garfo, você vai ver a explosão de sabor dessa receita!
3. Retire a bisteca da geladeira bem antes da fritura
Retire a marinada com as bistecas pelo menos 30 minutos antes de fritar. Por exemplo, quando você tira a carne da geladeira e já coloca na frigideira, algumas partes mais resfriadas não fritam direito e acabam ressecadas. O ideal é que a carne alcance a temperatura ambiente!
4. O momento da fritura exige certos cuidados
De nada adianta fazer todo o preparo anterior, criar o melhor tempero para bisteca de porco, mas chegar na hora de fritar, não saber como lidar com a frigideira. Nesse cenário, há um pequeno passo a passo para a bisteca frita de forma profissional:
- Adicione um fio de azeite na frigideira e ligue em fogo médio para baixo.
- Quando notar que está bem quente, adicione as bistecas, no máximo duas por vez.
- Não mexa nas bistecas até selar e dourar por completo, pois isso ajuda a segurar a umidade da carne.
- Em seguida, para não errar no momento de virar as bistecas, saiba que elas se desgrudam com facilidade quando estão seladas.
- Repita o processo com o outro lado, tire da frigideira e deixe reservado por 5 minutos, de modo a apurar o sabor.
DICA EXTRA: o que acha de um toque aveludado na bisteca? Então, ao invés de adicionar azeite à frigideira, prefira fritar a bisteca na manteiga. Afinal, a manteiga “conversa” melhor com o tempero e gordura da bisteca, agrega valor e traz suculência!
6 ideias de receitas inacreditáveis de bisteca
- Bisteca frita e caramelada no molho de mostarda e mel.
- Bisteca frita na crosta de nozes com alcaparras.
- Molho de laranja para caramelizar a bisteca frita.
- Tradicional bisteca frita com cebola roxa e alho.
- Opção de bisteca à milanesa frita.
- Opção de bisteca frita no molho de churrasco suave.
São receitas bem simples, mas que realçam a possibilidade de variar nos temperos.
Então, o importante mesmo é atenção ao tempo em que a bisteca fica em contato com os temperos, pois isso é o que faz a carne absorver todo o sabor. E então, qual destas sugestões não sai da sua cabeça?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de tempero para bisteca de porco. Recomendo também que confira a receita de bisteca suína na airfryer que postamos aqui, porque é muito prática e rápida.