O que você considera como tempero para bife acebolado? Você sabe o que colocar ou precisa de uma dose poderosa de inspiração?
Atualmente não há desculpas para não se arriscar na hora de temperar aquele belo bife de carne bovina. Isso porque encontramos todo tipo de tempero no mercado. De especiarias locais às versões importadas, vindas da índia e Oriente Médio.
Então, o jeito é apertar os cintos e se preparar, pois preparei o guia perfeito para você. A partir dele você criará obras de arte e nunca mais comerá fora de casa!
Na dúvida sobre o tempero para bife acebolado? Saiba o que colocar + 4 ideias de combinação
Uma cozinha sem bons temperos é uma cozinha sem identidade ou relevância, essa que é a verdade. E isso se torna mais evidente nos preparos de bife acebolado. Isso porque a carne sem os temperos apropriados, fica com sabor de açougue, só isso.
Já imaginou convidar aquela pessoa cheia de meia-hora e servir uma carne insossa? Ou pior, exagerar na carga de condimentos e servir um bife quase intragável? Então, para evitar que isso aconteça com você, continue a leitura!
Conhecendo um pouco mais sobre a composição ideal de temperos
Não há um manual que diga qual o melhor tempero para bife, isso não existe. Primeiro porque a culinária está em constante adaptação, e outra, seria a coisa mais chata do mundo. Já imaginou ter que seguir um roteiro na hora de temperar bife?
Então, você tem total liberdade para brincar com os condimentos. Para não cometer injustiças, saiba que existe sim uma composição de tempero para bife. Na verdade, é o equilíbrio de alguns ingredientes que formam a base do tempero:
- Alho ralado ou amassado
- Cebola picadinha ou ralada
- Ervas frescas como tomilho
- Ervas desidratadas como chimichurri
- Especiarias a gosto
- Sal na medida
Tendo essa composição como base fica muito mais fácil encontrar o caminho da felicidade. No que depender de mim, você conhecerá somente temperos de excelência!
1. Tempero para bife acebolado universal para toda ocasião
Como você previa, o dia está uma correria alucinada, mas ainda bem que a carne está resfriada porque você descongelou. Nesse contexto, o tempero precisa ser tão prático quanto a fritura do bife, concorda? Olha só que versão bacana:
- Limão
- Alho em pasta
- Pimenta-do-reino
- Páprica picante
- Cebola ralada
- Salsinha batidinha
- Sal triturado a gosto
As quantidades ficam a seu critério, mas essa mistura é incrível porque ressalta perfeitamente a qualidade e o sabor natural do bife. Vamos supor que você vá preparar alcatra ou contrafilé.
Então, você espalha os temperos na carne, mistura e reserve apenas 10 minutos. Depois é seguir com a fritura para ter uma carne digna de bons restaurantes.
2. Mix de temperos diferente que pegará seu paladar de surpresa
Alguma vez você já se pegou na cozinha imaginando qual seria o resultado de determinada combinação de temperos? Eu sim e asseguro que a sugestão abaixo é fruto de uma experiência pessoal maravilhosa.
Teve uma vez que sobrou um tempinho entre um conteúdo e outro. E como a cozinha é o meu refúgio da loucura diária, lá fui eu inventar algo. Olhei na dispensa e notei os seguintes ingredientes:
- Gengibre ralado
- Alho amassado com tomilho fresco
- Shoyu
- Açúcar mascavo
- Cebola picadinha
- Maço de coentro
- Sal a gosto
Logo eu pensei no que aqueles componentes resultariam e segui com a ideia. Desse modo, passei a pastinha de alho com o tomilho, a cebola, o gengibre e o shoyu. Já o açúcar mascavo eu deixei para a fritura, para formar um caramelo lindo.
Por fim, entrei com um apetitoso bife de contrafilé na frigideira e fritei rapidamente até selar. Na finalização, coloquei mais cebola para caramelizar e dei um toque especial com o coentro. Apenas faça e me diga o que acha.
3. Combinação aprimorada de temperos para refeições especiais
Você está pensando em ser anfitrião de uma refeição especial? Receberá amigos e familiares e não quer fazer feio na frente de todos? Então, talvez o tempero para bife acebolado abaixo seja a sua melhor alternativa:
- Mostarda de Dijon
- Alho picado
- Vinho branco seco
- Alecrim fresco debulhado
- Cebola
- Tomilho fresco ou desidratado
- Azeite para umedecer o tempero
- Sal de parrilla a gosto
Sem grandes segredos, você vai passar os temperos na carne e besuntar com azeite, massageie e reserve. Depois que fritar o bife e dourar a cebola, acrescente o vinho branco e deixe reduzir para deglaçar a frigideira.
Para fechar com chave de ouro, acrescente a mostarda, misture bem e volte os bifes com a cebola no molho. Misture para deixar homogêneo e sirva bem quentinho!
4. Este ingrediente fará seu tempero para bife acebolado explodir no paladar
E como não poderia faltar, reservei uma opção de tempero mais elaborada. “Lá vem você com esses preparos complexos de temperos para fritar carne na frigideira”. Quando digo elaborada não me refiro à execução, mas sim ao resultado da coisa.
O preparo se divide em duas etapas: fritar a melhor carne e o preparo de uma espécie de manteiga. A ideia é servir as cebolas picadinhas e aromatizadas sobre o bife, é simplesmente divino. Para lhe ajudar na preparação separei um vídeo bem bacana:
DICA EXCLUSIVA: preparo completo de bife acebolado + sugestão pessoal de tempero
Bom, se você preza pela praticidade na cozinha, essa sugestão pessoal vai arrancar um sorriso do seu rosto. E se eu disser que tem como temperar bife apenas com sal e pimenta-do-reino?
Aliás, e se eu disser que somente esses ingredientes proporcionam um sabor daqueles, de comer de olhos fechados? Pois bem, anote aí o passo a passo:
- Retire os bifes de alcatra da geladeira pelo menos 20 minutos antes de fritar.
- A temperatura ambiente da carne dá maior aderência aos temperos, sem contar que o cozimento acontece de imediato.
- Em seguida, misture azeite e óleo composto na frigideira e ligue em fogo médio.
- Enquanto a frigideira ganha temperatura, vamos temperar a carne.
- Para isso, moa pimenta-do-reino em grãos sobre a carne, cobrindo bem a superfície de ambos os lados.
- Em seguida, espalhe uma fina camada de sal em toda a carne.
- Pronto, agora é fritar rapidamente em fogo médio, baixar o fogo e juntar manteiga, dentes de alho amassados e alecrim fresco.
A partir dessa mistura simples, você apreciará um sabor único, sabe aquelas carnes com gosto de bife de verdade? Então, você precisa experimentar, é uma maravilha!
Tempero para bife acebolado é o coração das receitas, capriche!
Carrego comigo o lema de que o tempero para bife acebolado é a alma da carne. Você pode escolher as melhores carnes, como entrecôte bovino e picanha angus, mas sem os sabores corretos, nada feito.
Você está apenas desperdiçando tempo e, sobretudo, dinheiro. Afinal, o sabor desbalanceado do bife é sentido de imediato no paladar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com mais pessoas. Esse preparo é comum em toda cozinha brasileira e muita gente não faz ideia do que fazer nesse momento. Até a próxima!