Suan de porco combina com quê? Combina com cozido no disco de arado com vinho e pimenta, polenta cremosa, risoto de palmito, salada de milho grelhado, pequi, batata rústica e purês. Estas sugestões levarão sabor ao seu cardápio.
Ainda hoje, esse corte é um pouco desvalorizado pelo brasileiro, que deixa de saborear uma carne realmente única. Mas você está prestes a mudar essa realidade, já que vai conhecer acompanhamentos, guarnições e preparos com a famosa suã de porco, como também é chamado esse corte. Veja só!
5 ideias diferenciadas que combinam bem com suan de porco
Quando falamos em combinações de preparos com suan, é importante expandir a mente. Primeiro, uma combinação pode ser um acompanhamento ou mesmo um ingrediente adicionado à receita principal.
É isso que realça a versatilidade da suan de porco e amplia o leque de pratos que parecem de restaurante.
1. Suan suíno no disco de arado com vinho branco e pimenta dedo-de-moça
Começando com um preparo completo, você vai finalmente entender que esta carne suína é de extrema qualidade. Nesse contexto, faremos uma receita de suã de porco no disco de arado, o que parece convencional, certo? Errado!
Isso porque eu encontrei uma preparação que leva ingredientes, digamos, inusitados com essa carne, anote e aproveite:
- 3kg de suã cortado em pedaços generosos
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto
- 6 dentes de alho moídos
- 2 cebolas grandes em rodelas ou cubos pequenos
- Banha de porco suficiente para refogar
- 220ml de vinho branco seco
- Água ou caldo de legumes caseiro suficiente para cozinhar carne e arroz
- Cheiro-verde picado a gosto
- Pimentão amarelo ou vermelho a gosto
O coração da receita é temperar a carne com antecedência, se preferir, dê um toque de limão siciliano à “marinada de porco”. Em seguida, aqueça a banha e comece a dourar a carne por completo. Entre com o vinho e deixe reduzir o álcool.
Depois disso é só ir juntando os demais ingredientes, deixando o arroz e a água ou caldo por último. Feito isso, adicione a água numa quantidade suficiente para agregar na carne e deixe até chegar no ponto. A seguir você encontra um vídeo completo:
2. Polenta cremosa com queijo
A segunda sugestão é um baita acompanhamento, que é a polenta cremosa com queijo, ideal para refeições de inverno. E por que combinar com suã? Bem, geralmente os preparos com suã rendem molhos encorpados e muita umidade, certo?
Desse modo, o pulo do gato é harmonizar com guarnições que tenham consistência e cremosidade. Nesse caso aqui, a polenta vai absorver todo o molho do suan e ficar quase “empadada”, mas no ponto perfeito para aquela comida afetiva.
Sem contar que polenta é simples e leva: fubá, água, manteiga para deixar aveludada, alho, parmesão fresco ralado e tempero. Eu aconselho você deixar a polenta um ponto acima na cremosidade, aí sim o suan cai como uma luva.
3. Risoto simples de alho-poró e palmito
Muita gente por aqui diz que eu sou uma pessoa repetitiva quando se trata de risoto. Isso porque eu costumo fazer risoto para comer com tudo. Esses dias atrás foi a vez do ossobuco de pressão, que elevou a qualidade do risoto a outro patamar.
Foi então que eu pensei que tinha me superado, porque realmente ficou digno dos melhores restaurantes. Porém, num belo dia eu comprei suan bem fresca, rosada e com uma carne fantástica. Decidi seguir a mesma linha da receita de ossobuco, assim:
- Pedaços caprichados de suan.
- Cenoura em rodela
- Pimentão vermelho
- 300ml de vinho tinto seco
- 150ml de caldo de legumes
Depois que cozinhou, eu espalhei sobre um risoto bem simples, feito com palmito e alho-poró. Eu não consigo colocar em palavras aqui para você o resultado, posso apenas dizer: “por favor, faça, não vai se arrepender”.
4. Salada de milho grelhado com especiarias
Achei muito interessante essa ideia de juntar suã cozida ao molho de tomate com uma saladinha de milho grelhado. Na verdade, essa sugestão é quase uma evolução da receita consumida no Sudeste, que é o arroz de suã com milho na espiga.
Entretanto, a saladinha tem uma pegada de frescor, um toque de defumado do milho e vai bem demais com suã grelhado na churrasqueira. Quanto às especiarias para o milho, você pode usar: cominho em pó, coentro em pó e páprica picante.
Para incrementar a salada, prefira pimentão amarelo, cebola roxa, coentro, azeite e uma conserva de pepino. Regue tudo com bastante azeite, suco de limão siciliano e uma pimentinha dedo-de-moça sem semente.
5. Tradicional batata rústica com um segredo especial
Essa quinta ideia é genial para aqueles dias que ficamos na dúvida sobre o que fazer a mais para comer com suã. Pessoalmente, eu vejo muita facilidade no preparo do suan, porque basta selar, temperar e cozinhar, geralmente na pressão.
Dessa forma, é uma ótima receita para agilizar o dia a dia. Porém, o acompanhamento às vezes toma mais tempo do que o prato principal, mas isso não faz o menor sentido. Com isso, a batata rústica é uma alternativa certeira:
Ingredientes da batata
- 5 batatas rosas (Asterix, ideal para fritar)
- 1 colher (café) rasa de bicarbonato de sódio
- 1 ramo de alecrim
- 2 ramos de tomilho
- 2 dentes de alho
Agora, para incrementar a batata, aprenda a fazer um sour cream usando nata, suco de limão e sal. Na mesa, você serve o prato principal ao centro, a batata rústica finalizada com alecrim ao lado e o sour cream do outro, bom apetite!
Suan de porco combina com quê? A resposta está na ponta da língua!
Antes de fecharmos o conteúdo, queria dizer que tudo aqui não passa de mera sugestão, tudo bem? Acho interessante falar isso porque algumas pessoas acham que têm que levar tudo ao pé da letra, pelo contrário.
A magia de desenvolver habilidades culinárias diferenciadas vem de sempre colocar a sua essência na comida. Isso vale para tudo, sobretudo para suã de porco. Espero muito que tenha curtido minhas dicas, mas não deixe de compartilhar com outras pessoas e até aproxima!