A sambiquira empanada é a resposta para quem duvida que o corte é versátil e tem qualidade, pois o resultado é simplesmente surpreendente, você vai até pensar em substituir o peito de frango, afinal, é muito mais barato e saboroso.
Na maioria das receitas, as pessoas geralmente escolhem empanar a sambiquira para esconder parte do sabor e textura. Contudo, hoje eu ensino você a tirar máximo proveito de uma parte do frango que se tornou iguaria, confira!
Aprenda uma receita incrível de sambiquira empanada
No primeiro contato com a sambiquira, confesso que é estranho compreender seu formato ou mesmo como preparar corretamente. Isso porque é uma pequena porção de carne, com uma quantidade razoável de gordura, um ossinho central e pele.
Pessoalmente, a primeira receita que eu aprendi com sambiquira foi o cozido de frango, com bastante tomate e cebola. Fica muito bom por sinal. Porém, depois que eu vi que dá até para fazer sambiquira na airfryer, meu conceito sobre o corte mudou.
Foi então que eu decidi adaptar a carne para um preparo empanado que arrecadou muitos elogios. Sem contar que eu ganhei um petisco com frango que entrou na lista de preferidos da galera, anote:
Ingredientes
- 1kg de sambiquira de frango (limpa e sem a parte amarelada)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca
- 3 ovos inteiros
- ½ xícara (chá) de leite
- Sal, pimenta-do-reino, açafrão e cominho a gosto
- 1 colher (chá) de páprica picante
- 1 colher (chá) de alho em pó
- Azeite suficiente para envolver os temperos
- Óleo suficiente para a fritura
Modo de preparo simples
- Primeiro, limpe bem a sambiquira para retirar as impurezas.
- Em seguida, tempere com sal, páprica, pimenta, alho, açafrão, cominho e um toque de azeite, misture e reserve por 30 minutos.
- Enquanto a carne descansa, separe três bowls, um com farinha de trigo, outro com farinha de rosca e um terceiro com ovo batido e leite.
- A ordem do empanamento é passar no trigo, no ovo e, por último, na farinha de rosca.
- É importante pressionar o empanamento para aderir bem à carne.
- Nesse momento, esquente o óleo em uma panela alta, em temperatura de 180°C.
- Na sequência, frite pequenas quantidades de sambiquira até dourar por completo, repita o processo com toda a carne.
- O tempo médio de fritura é de aproximadamente 5 minutos.
- Para escorrer o excesso de óleo, disponha a carne sobre papel-toalha.
- Sirva em uma travessa decorativa e salpique cheiro-verde por cima.
Acredito que a receita inteira não leva 15 minutos, exceto pelo tempo da marinada do frango. Se você quiser ainda mais sabor, inclua suco de limão no tempero ou mostarda. Abaixo, eu deixo um vídeo com o passo a passo completo, confira:
SUGESTÃO EXTRA: combina sambiquira frita empanada com um molho sensacional
A sambiquira empanada frita no óleo, lembra muito um “torresminho de frango”. E como você sabe, torresmo não precisa de muita firula, basta apenas espremer um limão por cima e deliciar-se, né?
Entretanto, muita gente ainda olha torto para a sambiquira, então, se você receber convidados, pode ser interessante elevar a experiência. Eu recomendo muito um molho para frango frito, que pode ser a sua versão preferida.
Porém, compartilho com você uma opção sensacional de molho, olha só como é fácil:
- ½ xícara (chá) de mostarda escura
- ¼ xícara (chá) de mel
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Basta misturar todos os ingredientes até obter um molho cremoso que forma pico. Pronto, agora é só passar a sambiquira no molho para uma explosão de sabores!
4 dicas rápidas para preparar a sambiquira empanada perfeita
Existe um ditado na cozinha que eu carrego sempre comigo: “por melhor que seja uma receita, sempre tem como melhorá-la”. E isso se aplica perfeitamente à sambiquira à milanesa, a exemplo da limpeza da sambiquira, que deve ser cuidadosa.
Confira algumas dicas e sugestões para não se arrepender de substituir o filé de sassami pela sambiquira!
- Farinha: normalmente as pessoas utilizam apenas farinha de rosca, é mais fácil. Porém, experimente usar a farinha Panko, pois ela deixa o empanado mais crocante e agrega textura ao prato.
- Espalmar a sambiquira: com um martelo culinário simples, bata na sambiquira até espalmar levemente. Além de facilitar o empanamento, a fritura fica mais crocante, sequinha e absorve menos óleo.
- Tempero do empanado: procure temperar levemente as farinhas e o ovo do empanamento, isso reforça as camadas de sabores.
- Descanso do empanamento: após empanar a carne, reserve entre 15 e 20 minutos. Assim, ela adere melhor ao empanamento e evita se soltar na fritura.
Além disso, trabalhe com o óleo da fritura em cerca de 180°C para que a cocção aconteça perfeitamente entre as camadas da carne e do empanamento, certo?
Sambiquira empanada é a tradução da versatilidade do corte
É impossível não amar a receita de sambiquira empanada, pois você gasta pouco, prepara um petisco ou acompanhamento mega rápido e pode degustar uma iguaria que tem sabor de quero mais.
Sendo assim, não deixe o preconceito ou o receio de consumir partes do frango menos populares, pois é justamente aí que estão os melhores sabores. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas e até mais!!