Presença garantida nas ceias Brasil afora, salpicão de Natal é uma receita que une todos ao redor da mesa farta.
A verdade é que cada família possui uma receita exclusiva que representa bem essa época tão festiva e de união. Dessa forma, temos um prato de muitas caras, mas com um resultado, que é a explosão de sabor e cremosidade.
No conteúdo de hoje, mostrarei a você uma riqueza de receita de salpicão. Além disso, passarei dicas extraordinárias. Então, vamos conferir?
Aprenda uma receita super tradicional de salpicão de Natal
Gostaria de abrir nosso conteúdo, dizendo que não existe uma receita original de salpicão. Isso porque quem ensina a fazer, geralmente passa um preparo que vem de família. Desse modo, se você procurar em outro lugar, encontrará uma receita inteiramente diferente.
E é isso que eu amo a respeito do salpicão, pois nos proporciona uma infinidade de combinações. Como resultado, dá para fazer na ceia de Natal, mas também servir junto do assado para fim de ano, concorda?
À vista disso, mostrarei primeiramente um preparo muito satisfatório, tenha ele como “base” para criar outras composições. Sem mais delongas, veja como fazer salpicão nos mínimos detalhes, que é para fixar bem na cabeça!
Ingredientes
- 300g de frango cozido e desfiado;
- 100g de presunto fatiado;
- 150g de muçarela fatiada;
- 1 cenoura grande em palitos médios;
- 2 batatas médias em palitos;
- 1 caixa de creme de leite;
- 200g de maionese;
- ½ cebola roxa em rodelas finas;
- 1 lata de dueto;
- ½ pimentão vermelho em palitos finos;
- 1 pacote de batata palha;
- Suco de ½ limão Taiti;
- 2 maçãs pequenas cortadas;
- ½ xícara (chá) de uvas passas;
- ¼ de xícara (chá) de azeitonas picadas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- ½ colher (chá) de páprica defumada.
Modo de preparo completo
- Em uma panela, refogue cebola roxa e pimentão num fio de azeite por 2 minutos.
- Coloque o frango, tempere e refogue por 2 minutos para agregar os ingredientes, reserve.
- Numa outra panela, encha com água e esquente até ferver.
- Neste momento, tempere com sal e despeje a cenoura, cozinhando entre 1 a 2 minutos, reserve.
- O pulo do gato é transferir a cenoura para uma vasilha com água gelada, interrompendo o cozimento de imediato.
- Faça o mesmo com a batata, colocando junto com a cenoura na vasilha do preparo.
- O próximo passo é temperar maçã com limão, misturar e juntar à batata com a cenoura.
- Feito isso, inclua na vasilha o milho, a ervilha, a azeitona e o frango refogado.
- Para não quebrar tudo, misture delicadamente, deixando o recheio homogêneo.
- Em seguida, acrescente os demais ingredientes, como muçarela, presunto, uvas passas e parte da batata palha.
- Por último, o grande segredo é misturar creme de leite e maionese em separado, juntando logo na sequência.
- Isso deixa o tempero mais uniforme.
- Dessa forma, misture o creme ao restante e mexa brevemente para que o creme pegue em tudo.
- Ah, a batata palha por cima só deve ser colocada por último, assim ela não murcha.
E sem grandes segredos ou demora, seu salpicão de Natal está pronto, lindo e irresistível. Vale colocar na geladeira para servir bem gelado, pelo menos é assim que gostamos por aqui, experimente dessa maneira.
A única mudança que eu faria aqui, seria trocar creme de leite em caixinha por nata ou pela versão fresca. Quem costuma fazer strogonoff de carne com nata, sabe do que estou falando, o resultado é muito, mas muito melhor. Fique com a receita do salpicão:
DICA EXCLUSIVA: como incrementar essa mesma receita com mais sabor?
Suponhamos que seu forno já está aquecido para receber as mais incríveis aves de Natal. Então, isso só pode significar uma coisa: a galera é grande e você precisa fazer o “negócio” render, certo?
Nesse contexto, a sugestão anterior tem um rendimento fenomenal, mesmo porque é um prato que sustenta bem. Entretanto, todos temos preferências particulares para agradar o paladar.
Sendo assim, nessa receita dá para incluir palmito em cubos ou trazer todo o sabor do bacon frito. Ou ainda, optar pela azeitona preta suculenta, apostar no presunto defumado, enfim, tudo que preferir.
Agora, se tem algo que muda completamente a cara do salpicão natalino, é escolher outra carne no lugar do frango. Por conseguinte, essa é uma sugestão mais voltada para a ceia de Ano Novo, pois a ideia é usar as sobras do pernil no salpicão.
Portanto, pegue o assado que sobrou, desfie e inclua nessa receita, aposto que não se arrependerá!
Veja 2 maneiras de transformar o salpicão simples de Natal
Costumo brincar que se usar apenas frango desfiado bem temperado, cenoura, creme de leite e uvas passas, vira um salpicão. Em outras palavras, é possível fazer esse prato com tudo que tiver na sua despensa.
Pensando nisso, a seguir você aproveita 2 maneiras de transformar o salpicão simples de Natal!
1. Experimente a versão de salpicão com repolho
Tenho que dizer que essa sugestão é controversa e muita gente vai discordar da sua “deliciosidade”. Afinal, colocar repolho cru num prato que será servido basicamente frio, pode parecer meio esquisito à princípio.
Apesar disso, garanto a você que o resultado é maravilhoso de verdade. A minha proposta para essa versão aprimorada vai além de adicionar apenas o repolho. Isso porque trata-se de uma versão assada no forno, com creme de castanha, veja:
- 1 lata de milho (sem a conserva)
- 1 repolho roxo pequeno fatiado grosseiro
- 200g de castanha-de-caju lavadas
- 1 repolho verde pequeno fatiado fino
- 2 cenouras em rodelas finas
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
- Mostarda amarela a gosto
- 50ml de água filtrada
No liquidificador, coloque as castanhas, água, alho, mostarda e vinagre de maçã, bata até ficar homogêneo. Em seguida, numa assadeira, coloque repolho, milho, cenoura, tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite e espalhe o creme de castanha.
Por último, misture e leve ao forno em temperatura alta até “gratinar”, olha que ideia fantástica para diferenciar, né?
2. Salpicão de Natal com um toque extra de bacon defumado frito
Aqui você pode usar a receita de salpicão que preferir, seja essa versão “saudável” acima ou aquela com frango. Isso não importa muito, uma vez que o diferencial aqui será o crisps de bacon espalhado por cima.
Para isso, ao terminar de misturar tudo e espalhar a batata palha, entre com o bacon. Vale ressaltar que a fritura do bacon precisa ser mais enxuta, para não trazer gordura indesejada à receita.
Inclusive, alguns ingredientes podem casar ainda melhor com a sugestão, estou falando do salsão, aipo, mostarda em grãos e requeijão.
Pode dobrar a receita de salpicão de Natal que não vai sobrar nada
O salpicão de Natal é um dos melhores acompanhamentos para qualquer ceia. E não apenas pelo sabor, mas pela economia, praticidade e rendimento das receitas.
Além do mais, uma ideia fantástica é transformar salpicão num petisco para ceia de Natal, servindo em barquinhas ou torradinhas. Que tal para ir “aquecendo os motores” da refeição?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a atingir mais pessoas que não sabem fazer salpicão. Para isso, compartilhe nas redes sociais, seus amigos e familiares irão à loucura com essa dica. Até a próxima!