A salada para acompanhar peixe é a pedida certa em dias quentes, almoços aos domingos e ocasiões especiais, mas o que acha de conhecer as melhores opções?
O preparo de salada é muito satisfatório, pois nos permite brincar com cores, texturas, paladares e tons de acidez. E quando você acerta a combinação das folhas e temperos com o peixe assado, por exemplo, a explosão de sabores é certa.
Confira uma lista irresistível de saladas perfeitas como aquele acompanhamento dos deuses para peixe. Certamente você encontrará o que procura!
5 melhores opções de salada para acompanhar peixe
Você definiu o almoço com um prato incrível de peixe frito inteiro. Porém, você se dá conta de que falta algo, alguma coisa que traga frescor, crocância e leveza à refeição.
Por que não dar uma espiada na geladeira para ver quais folhas verdes e legumes estão à disposição? Nesse momento, a criatividade é o ingrediente primordial, pois mesmo a salada mais simples pode ficar fantástica, como:
- Folhas de alface americana frescas.
- Tomate italiano para trazer um toque “agridoce”.
- Pepino japonês cortado em cubinhos dão todo o frescor.
- Pedacinhos de palmito recém cortado para dar textura.
- Limão vinagre, azeite e sal a gosto para fechar o sabor.
Quer combinação mais perfeita que essa? Sem contar que apenas com estes ingredientes “básicos” na cozinha, é viável preparar muitas saladas incríveis.
Mostrei essa sugestão para afirmar que é possível usar o que tiver à disposição na hora. Separei 5 opções de saladas que você precisa conhecer!
1. Tenha uma opção de salada tropical
A salada tropical costuma ser aquela em que você adiciona basicamente o que tem na geladeira. Porém, sua essência está na escolha de alguma fruta da estação, dando sentido ao “tropical” do seu nome. Veja quais ingredientes colocar:
- 1 maço de rúcula;
- 1 cenoura grande ralada;
- 3 palmitos cortados;
- 1 pepino cortado em rodelas finas (japonês ou caipira);
- 16 tomates cereja;
- 1 + ½ manga Palmer.
Procure usar apenas ingredientes frescos na salada, porque não há nada mais desagradável do que comer verduras e legumes passados. A rúcula pode ser folhas inteiras, a cenoura bem ralada, o palmito em rodelas médias e o pepino fatiado fino.
Já o tomate cereja você pode cortar na metade para garantir sua estrutura. Enquanto a manga deve ser em cubos médios carnudos.
O tempero dessa salada fica a seu critério, mas você pode usar: limão, vinagre balsâmico, molho pronto para salada, vinagre, sal, pimenta-do-reino e muito azeite.
Sugestão de peixe para essa salada
- Filé de merluza temperado com ervas para peixe e grelhado + molho de iogurte sobre os filés.
2. Salada refrescante com toque crocante
Mostrei a você uma opção simples e uma mais encorpada, agora você vai conhecer uma salada que marcará sua refeição. Isso porque é uma salada de chef, não pela complexidade de fazer e encontrar os ingredientes, mas sim pelo resultado.
Dessa forma, você precisará de alface crespa, alface roxa, 100g de parmesão fresco ralado, nozes, castanha-do-Pará, mostarda Dijon (ou tradicional), mel, azeite e sal. A quantidade dos ingredientes fica a seu critério e o preparo é assim:
- “Quebre” as folhas em pedaços médios.
- Dê uma leve triturada nas nozes e castanhas-do-Pará.
- Numa tigela, coloque duas colheres (sobremesa) de mostarda e uma colher de mel.
- Em seguida, adicione um fio de azeite e sal, misture até ficar homogêneo.
- Voltando às folhas, coloque-as numa travessa para salada, adicione nozes e a castanha trituradas e espalhe o molho por cima.
- Para finalizar é só salpicar o parmesão ralado e a salada está pronta.
Sugestão de peixe para essa salada
- Costela de tambaqui na grelha + farofa de bacon com ovo.
3. Salada de batata cremosa
Fugindo um pouco do tradicional, apresento a você a famosa salada de batata cremosa que, servida gelada, fica divina e vai bem com peixe assado e cozido. Essa receita tem origem alemã, mas é muito consumida aqui no Brasil, vamos precisar de:
- 4 batatas médias em pedaços grandes
- 3 ovos cozidos
- ½ xícara (chá) de pepino em conserva
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 1 colher (sopa) de vinagre
- ½ xícara (chá) de azeite
- ½ caixinha de creme de leite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
A base dessa receita é servir a batata cozida em pedaços médios e fazer um creme com a mostarda e as gemas dos ovos cozidos. Depois você adiciona os pepinos, o restante do ovo cozido, os temperos, mistura e espalha cheiro-verde.
Leve à geladeira por 2 horas para gelar bem e sirva como acompanhamento para salmão grelhado. Não tem como errar com essa sugestão. Afinal de contas, quem não ama batata e salmão grelhado, não é mesmo? Acompanhe os detalhes no vídeo:
4. Ideia de salada com textura e frescor
A composição ideal de uma salada é conter ingredientes frescos, então as pessoas logo assumem apenas folhas.
No entanto, para quebrar um pouco essa ideia generalizada, sugiro uma salada diferenciada. Aqui nós vamos utilizar:
- Agrião
- Rúcula
- Repolho-roxo ralado fino (tipo “espaguete)
- Cenoura ralada (tipo “espaguete”)
- Folhas de hortelã frescas
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
Rasgue as folhas com as mãos, deixando em pedaços grandes. Junte ao repolho e cenoura numa tigela. Agora, adicione os temperos e bastante azeite para um toque sofisticado e leve para refrigerar.
Se você gosta de combinar salada e molho, o vídeo a seguir pode ser interessante, pois traz diferentes maneiras e técnicas para preparar molho:
DICA EXTRA: uma bela sugestão de incremento é preparar um delicioso molho de iogurte, pois combina em saladas com hortelã. Além disso, é um molho que agrega sabor quando você aprende como assar peixe na grelha e não grudar.
5. Salada para acompanhar peixe com acelga
Vejo muitas saladas de folhas verdes, como alface, agrião e chicória, mas poucas pessoas utilizam a acelga. Essa hortaliça é muito saborosa, tem uma textura incrível e combina com molhos de sabor acentuado, como o balsâmico.
Com isso, você pode preparar com cenoura ralada, tomate picado, cebola roxa ou branca, cheiro-verde de monte, pimenta biquinho para ter um “picante” e rabanete em rodelas finas.
Na hora de temperar eu costumo usar uma mistura de pimenta-do-reino, sal, orégano, um pouco de limão vinagre e bastante azeite. Mas você também pode usar molho pronto, como o caseiro ou italiano, fica igualmente gostoso.
A acelga também é conhecida como beterraba branca e casa perfeitamente com peixe assado na churrasqueira.
Uma sugestão para incrementar a refeição que sempre recomendo anotar, é combinar essa salada com o peixe na airfryer, pois o peixe fica sequinho e a salada dá o equilíbrio ideal.
Qual das cinco opções de salada para acompanhar peixe é mais a sua praia? Lembrando de que é possível substituir e adicionar os ingredientes, tudo bem? Assim, você tem a liberdade que precisa para elaborar sabores incríveis.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, e se você conhece aquela pessoa que não come peixe sem uma boa salada, não deixe de compartilhar. Até a próxima!