Salada de ovo cozido: Receita muito simples e prática

O que acha de aprender a fazer uma salada de ovo cozido que é simples, fácil e deliciosa?

Essa é para quem acredita que não dá para transformar ingredientes simples em bons acompanhamentos para as refeições. Inclusive, essa salada de ovo ajuda bastante quem segue uma dieta mais balanceada e restrita, sem contar o sabor incrível.

Portanto, você tem que conferir a receita que escolhi hoje, pois está cheia de dicas bacanas e informativas. Saiba como aprimorar um preparo básico!

Desfrute de uma receita muito prática de salada de ovo cozido

salada de ovo cozido

A maravilha de fazer salada de ovo, é a possibilidade de mudar a cada preparo. Aqui estou falando de apostar em temperos diferentes, ervas frescas que combinam com ovo e ingredientes que realçam no paladar.

Neste primeiro momento, ficaremos no básico, pois é fundamental conhecer todos os detalhes da receita padrão.

Ingredientes

  • 5 ovos cozidos;
  • ½ cebola picada;
  • 3 colheres (sopa) de maionese;
  • Coentro ou cheiro-verde picado;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

1. Como cozinhar ovo perfeito para salada de ovo + técnicas para descascar e cortar

Toda pessoa tem uma maneira única de cozinhar ovo e, sobretudo, o ponto da gema, algo importante demais à receita.

Então, o primeiro passo é saber como cozinhar ovo corretamente. Lembrando que você deve considerar a consistência da gema. Nesse sentido, temos duas possibilidades: gema cremosa ou gema consistente.

A gema consistente deixa a salada um pouco menos cremosa, já que fica sequinha e se desfaz com mais facilidade. Em contrapartida, a gema cremosa deixa a salada ainda mais apetitosa, pois ajuda a umedecer os ingredientes.

Com isso, escolha o ponto ideal para você, mas vou deixar o passo a passo de cada ponto da gema logo abaixo.

Como cozinhar gema firme?

  1. Encha uma panela com água suficiente para cobrir os ovos.
  2. Adicione os ovos com uma escumadeira, lentamente para não misturar o conteúdo da clara e gema.
  3. Em seguida, leve ao fogo alto e deixe até levantar fervura.
  4. No momento que começar a ferver e borbulhar, abaixe o fogo e conte entre 12 e 14 minutos.
  5. Por fim, retire da água e transfira imediatamente para uma bacia com água gelada.
  6. Fazendo assim você interrompe o cozimento.

O último passo é descascar o ovo cozido sem “machucar” o ovo. Nesse processo, a clara fica bem firme e a gema consideravelmente consistente, quase esfarelando.

Como cozinhar gema cremosa?

  1. O processo é basicamente o mesmo, ou seja, coloque água na panela e os ovos devagar.
  2. Assim que ferver, abaixe para fogo baixo e conte 7 minutos.
  3. Retire e transfira para uma tigela com água gelada e pedras de gelo para cortar o cozimento.
  4. Espere esfriar e descasque com mais cuidado ainda, uma vez que o ovo está bem mole e cremoso.

Para quem ama fritar ovo com gema mole, esse ponto é fantástico, pois agrega cremosidade e sabor à salada.

2. Como misturar os ingredientes da salada de ovo corretamente

Antes de mais nada, corte os ovos na metade, repita o corte em cada metade, formando 4 partes. Em seguida, faça um novo corte dividindo em 3 pedaços, repita o processo com todos os ovos.

Quanto mais você “picotar” o ovo nessa etapa, menos “pedaçuda” ficará a salada de ovo, mas não menos saborosa. Feito isso, transfira os ovos para uma tigela, adicionando cebola picada, coentro, cheiro-verde, maionese, sal e pimenta.

O segredo é misturar apenas para incorporar os ingredientes. Afinal, misturar demais desmancha completamente os ovos, a textura desaparece. Isso é ainda mais importante se os ovos tiverem a gema cremosa.

Para finalizar essa delícia, leve à geladeira por 20 minutos ou até ficar bem gelado. Sirva como um delicioso acompanhamento para feijoada, fica maravilhoso e complementa a mesa.

Você acredita que fazer salada de ovo ultra saborosa leva apenas estes dois passos? Mesmo sendo um preparo básico na cozinha, disponibilizo um vídeo bem detalhado que facilita seu preparo!

SUGESTÃO EXTRA: veja um preparo simples, mas elaborado nos detalhes

Assumindo que na receita acima você tenha escolhido a gema mais durinha, fiz questão de escolher uma outra receita magnífica. E o melhor, igualmente fácil, mas com sabores únicos, pois leva certos ingredientes “especiais”, anote tudo aí:

  • 6 ovos
  • 3 colheres (sopa) de maionese caseira
  • 6 ramos de salsinha
  • 3 ramos de endro (dill)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

De certa forma, o que muda nesse preparo é a maionese, que será uma versão caseira deliciosa, e o dill. A erva dill é a mesma coisa que endro, pouco utilizado no Brasil, mas com um potencial sensacional de sabor.

Com um sabor que lembra bastante a erva-doce, tem propriedades que aromatizam e condimentam a salada de ovo. Inclusive, combina muito bem com ovos e maionese, ou seja, é uma mão na roda ao criar camadas de sabores.

Portanto, nessa receita o tempo de cozimento do ovo é de 7 minutos em água fervente. Depois disso você passa para uma vasilha com água e gelo, descasca, pica os ovos e leva para uma tigela.

Adicione o restante dos ingredientes, finalizando com as ervas frescas picadas e levando à geladeira. Se você aceitar uma opinião pessoal, experimente as duas sugestões, mas prepare-se, porque vai se apaixonar por essa aqui!

DICA EXTRA: como fazer maionese caseira para complementar a salada de ovo?

Quando o assunto é maionese caseira, juro, não costumo ensinar ou indicar direito. Falo isso porque esse preparo caseiro é “levemente” arriscado, pois leva ovos crus e mostarda, isto é, ingredientes perecíveis demais.

Porém, vou mostrar para você como fazer, mas já deixando a recomendação expressa de usar no mesmo dia, combinado? Certo, então vamos ao que interessa:

  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de mostarda (se tiver a Dijon fica melhor)
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 200ml de óleo

Antes do passo a passo, vale dizer que você precisará de um mixer. Esse equipamento é indispensável para misturar perfeitamente sem talhar a maionese.

Modo de preparo da maionese caseira

  1. Num recipiente de vidro ou no próprio copo do mixer, adicione as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo.
  2. Em seguida, posicione e pressione o mixer no fundo do recipiente e ligue em potência máxima.
  3. Nos primeiros 10 segundos, é crucial não mexer o mixer.
  4. Depois desse tempo, comece a fazer pequenos movimentos laterais, de um lado para o outro.
  5. Porém, não movimente bruscamente ou levante o misturador, já que isso faz a mistura talhar.

O tempo médio para misturar é de 15 segundos, simples assim você terá uma maionese caseira de respeito. E olha, o resultado na salada de ovo cozido é indescritível, pode fazer sem medo.

Essa dica extra é para quem se pergunta quanto tempo dura o ovo na geladeira. A recomendação é de 3 dias no máximo. Contudo, faça um esforço para usar no mesmo dia, assim você evita quaisquer riscos, tudo bem?

4 formas de aprimorar a receita simples de salada de ovo cozido

As receitas de salada de ovo não costumam ser tão diferentes. Na verdade, o que muda são os temperos e ingredientes adicionais, como cebola, azeitona, ervilha, milho e por aí vai.

Diante disso, você pode facilmente utilizar a maioria dos temperos naturais, aqueles que usamos nas carnes, para diferenciar os resultados. Deixarei algumas ideias para você experimentar em casa, combinado?

  1. Salada de ovo cozido com cebola roxa e toque de alho granulado.
  2. Salada de ovo cozido com legumes, como brócolis, cubinhos de abobrinha e abóbora cozida.
  3. Opção de salada de alface com ovo cozido é surpreendente e fica divina.
  4. Opção de salada de ovo cozido com tomate acompanha bem aquele almoço de domingo com frango.

Além destas recomendações, veja um vídeo contendo outras 4 receitas para diferenciar o cardápio de verdade, não deixe de conferir:

Salada de ovo cozido é “pau para toda obra” no cardápio semanal

Confesso que tenho uma fraqueza por salada de ovo. Por conta disso, estou sempre tentando mudar uma coisa aqui e outro ingrediente ali. Como resultado, tenho sempre uma nova receita à mão.

Por conseguinte, quando estou sem criatividade para escolher acompanhamento para frango assado, aposto de olhos fechados nessa salada. E sugiro que você faça o mesmo, não se arrependerá.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos compartilhar para que mais pessoas aprendam e possam ter uma opção rápida, porém espetacular, de salada simples. Até a próxima!