A rolha da alcatra é um corte que ganhou muita fama nos últimos anos, principalmente depois que os frigoríficos passaram a embalar à vácuo. Mas você sabe de onde sai o corte? Ou melhor, será que a rolha da alcatra é macia?
Costumo dizer que toda carne que traz alcatra no nome, eu compro de olhos fechados, pois a peça da alcatra é pura qualidade. Porém, ao comprar uma variação menos conhecida, como a rolha, é normal ficar em dúvida se fica bom no churrasco.
Então, convido você a conferir ótimas dicas, pois mostrarei para que serve a rolha da alcatra, vamos lá?
O que é a rolha da alcatra? É um corte macio?
Sim, a rolha da alcatra é uma carne extremamente macia, fácil de preparar e suculenta de derreter na boca. A rolha é um pequeno corte que fica na parte inferior da peça da alcatra, mais especificamente, próxima ao osso.
Seu peso médio é de 350g depois do toalete, e seu formato lembra o peixinho bovino, pois é fino e alongado. Muita gente me pergunta da onde saiu esse corte, já que a alcatra estava completamente “mapeada”.
Bem, é difícil dizer ou apontar o surgimento da rolha. Mas se você considerar a desossa e o corte da alcatra, fica fácil compreender. Veja bem, a peça da alcatra pesa cerca de 6kg.
Desse modo, há vários cortes diferentes, como: picanha, maminha, miolo da alcatra, bombom da alcatra, baby beef, aranha da alcatra e, claro, a rolha.
Nesse cenário, a rolha fica embaixo da peça, onde a carne se liga ao osso, certo? Contudo, conforme o açougueiro destrincha a alcatra, a rolha acaba por “sobrar”, por assim dizer. Consequentemente, os comércios passaram a vendê-la separadamente.
Inclusive, antigamente açougues e casas de carnes que vendiam espetinhos e carnes assadas, montavam espetos próprios com a rolha. Afinal, eles não perderiam uma carne tão macia e suculenta, e foi assim que a rolha ganhou destaque.
Quais são as características tão apreciadas na rolha da alcatra?
Que tal conhecer uma descrição completa sobre suas características e qualidades? Gosto de pensar que, quando conhecemos o corte, um único preparo é suficiente para dominarmos o ponto da carne:
- Embora tenha um formato longo, é uma carne de fibras curtas.
- Por ser da alcatra, a rolha tem uma maciez natural presente no paladar.
- O corte é magro, mas há resquícios de gordura externa.
- No paladar, a rolha é mais suave e agradável do que a própria alcatra.
- É ideal para assados rápidos, como petisco ou entradinha no churrasco.
- Atualmente, o quilo da rolha gira em torno de R$34 a R$38.
Qual o segredo da rolha da alcatra que pouca gente sabe?
Eu diria que há dois segredos para você apreciar este corte nobre. O primeiro seria quanto à presença de uma membrana superior e inferior na peça da rolha.
Alguns chamam de nervo, outros de pele, mas esta nervura não pode permanecer durante a sua cocção. Do contrário, ela endurece completamente e atrapalha sua experiência. Com isso, peça ao açougueiro para retirar ou retire em casa.
Tudo que você precisa é de uma faquinha com boa afiação e paciência para puxar a nervura contra a faca. Já o segundo segredo é mais como uma sugestão pessoal, ou seja, prefira comprar a rolha da alcatra fresca. Assim, evite a carne embalada à vácuo.
Acontece que o corte é um retalho da alcatra e normalmente nem todo frigorífico faz uma boa limpeza antes de vender. Consequentemente, você pode se frustrar ao retirar a carne da embalagem, às vezes ela vem malcuidada, fica a dica.
Abaixo eu separei um vídeo da desossa à preparação da rolha com exclusividade para você, confira:
DÚVIDA: a rolha da alcatra é a mesma coisa que o bife do açougueiro?
Confesso que eu não encontrei um consenso sobre isso. Veja só, através do vídeo de um açougueiro profissional no YouTube, ele relaciona e afirma que a rolha é equivalente ao bife do açougueiro.
Só que num outro vídeo de um outro açougueiro, ele fala para não confundir os cortes. Este segundo profissional afirma que a rolha fica ao lado do bife do açougueiro, mas honestamente? Não vi diferença alguma, logo, devem ser o mesmo corte.
“Certo, mas qual o motivo do nome bife do açougueiro?”. Bem, antigamente a rolha não tinha valor comercial, logo, o açougueiro a separava e a levava para casa. Com o passar do tempo, criou-se o termo “bife do açougueiro”, curioso né?
Afinal, rolha da alcatra serve para churrasco? Como assar o corte que está ficando famoso?
Sim, a rolha da alcatra é perfeita para você fazer assados de arrancar elogios dos convidados e familiares. Primeiramente, é uma carne que vem da alcatra. E outra, a composição de fibra curta, pouca gordura e rapidez no preparo entrega sabores incríveis.
Todavia, existem alguns cuidados, como não assar demais ou garantir uma boa limpeza para retirar a membrana. No mais, você acaba de ganhar uma alternativa barata às tantas carnes nobres, como o próprio miolo da alcatra.
Como assar rolha da alcatra na churrasqueira?
- Antes de mais nada, faça um braseiro intenso e estável.
- Enquanto a grelha aquece, vamos temperar.
- Eu costumo usar sal triturado e pimenta-do-reino moída na hora.
- Apesar de não ser comum, eu gosto de besuntar a carne com azeite, acho que fica mais suculento.
- Em seguida, o ideal é espetar as rolhas, e passar o espeto entre as extremidades da carne.
- Dessa maneira, você faz um tipo de medalhão muito suculento.
- Num espeto médio devem caber até 4 rolhas.
- Agora, leve a 40cm do braseiro e asse por 20 a 25 minutos.
- Por fim, vire a carne e finalize a cocção por mais 20 minutos.
Prontinho, a rolha deve estar naquele ponto maravilhoso, que escorre suculência e faz a boca salivar. Para finalizar a experiência, prepare um molho de chimichurri simples ou até um molho com uma pegada de mostarda picante.
E agora, você ainda tem dúvidas de que a rolha da alcatra é macia? Não deixe de experimentar mais essa deliciosa opção de carne vermelha. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!