Garanto que você não é a única pessoa que não sabe se ripa da chuleta é macia, pois trata-se de um corte regional do sul do país. Mas só para adiantar, sim, a ripa da chuleta é supermacia, tem sabor excepcional e alta qualidade.
Contudo, não é a carne mais fácil de encontrar nos açougues, pois como é regional, o corte ainda não se difundiu em todos os lugares. Entretanto, quando você conhecer os detalhes desta carne maravilhosa, sua qualidade valerá o esforço. Confira!
Ripa da chuleta é macia? Veja as razões que provam sua maciez incontestável
Alguns cortes muito consumidos no churrasco brasileiro vêm diretamente da churrascaria gaúcha, como a costela gaúcha. Só que a ripa da chuleta é uma tradição passada de pai para filho, que aos poucos se espalha por novas regiões do país.
Nesse sentido, quem conhece a chuleta bovina, sabe que é o contrafilé com parte do osso da costela. Consequentemente, a ripa da chuleta está diretamente relacionada à parte da costela bovina, mas de uma forma que você nunca imaginou.
Onde fica a ripa da chuleta no boi?
A ripa da chuleta é um corte retirado das 8 últimas costelas da parte traseira do boi. Contudo, ao invés de retirar toda a região da costela, o açougueiro corta a ripa dois dedos acima do lombo bovino.
Como resultado, você tem uma carne alta com todas as melhores qualidades que um churrasco precisa para se tornar inesquecível. Aqui você aproveita a maciez do lombo (contrafilé), a esplêndida capa de gordura, o sabor dos ossos da costela e o colágeno mais abundante.
Não preciso dizer que há variações desta carne. Ou seja, em alguns lugares corta-se como se fosse bife de tira. Inclusive, em algumas regiões do sul eles churrasqueiam a chuleta atravessada, uma outra alternativa menos conhecida.
Quais as qualidades da ripa de costela bovina?
Há tempos eu acompanho um açougueiro de carreira pelo YouTube, por coincidência, ele é gaúcho. Através de uma explicação nos mínimos detalhes, ele afirma que a ripa da chuleta é um corte 4 em 1. Desse modo, a peça reúne carnes como:
- Porção da costela bovina: na parte mais fina do corte você aproveita uma deliciosa “fatia” da melhor região da costela bovina.
- Capa de filé: já na outra ponta, temos a capa de filé, que é uma camada generosa de carne, gordura e colágeno.
- Filé de costela (ancho): no centro da ripa da chuleta, vem o famoso filé de costela, também conhecido como ancho, um dos mais saborosos.
- Bananinha: por fim, temos a carne bananinha, pequenas porções de carne suculenta que envolvem os ossos da costela.
Portanto, olha só as 4 razões que confirmam que a ripa da chuleta é macia e tem muito a oferecer. No vídeo abaixo você encontrará o vídeo deste profissional de carreira que eu mencionei, acompanhe porque vale a pena:
BÔNUS: como pedir ripa da chuleta no açougue?
O segredo para encontrar a ripa da chuleta no açougue é através da boa conversa com o açougueiro de confiança. Se deixarmos de lado as casas especializadas em cortes especiais, quase nenhum açougue tradicional trabalha com a ripa.
Isso porque é uma carne única, com alto valor agregado, que fica numa região que exige experiência e conhecimento técnico. Sendo assim, fale com seu açougueiro, explique o que você busca e veja se é possível.
Uma boa referência para comprar com facilidade, é sugerir o bife de tira como base para o profissional trabalhar. Dessa maneira, ele saberá onde e como cortar a região da costela que liga os 8 últimos ossos da região traseira.
E então, ripa da chuleta serve para churrasco?
Sim, ponho minha mão no fogo ao dizer que a ripa da chuleta é um dos melhores cortes para churrascos e ocasiões especiais. Veja bem, um corte que reúne as melhores carnes bovinas, é perfeito para churrasquear.
Contudo, é fundamental comprar uma peça de qualidade, em estabelecimentos confiáveis que garantam procedência. Afinal, mesmo que as regiões do filé de costela e da costela tenham máxima qualidade, a genética do animal conta muito.
Então, se você preza pela experiência perfeita, aposte na carne angus e leve a melhor ripa da chuleta para sua grelha.
Como preparar a melhor ripa da chuleta na churrasqueira?
Há duas maneiras de assar ripa da chuleta na churrasqueira. A primeira é através de bifes mais finos, que contêm partes menores dos ossos da costela e assam rapidamente. Não vou mentir, fica uma maravilha, mas dá para melhorar?
É óbvio que sim, pois quando você assar uma peça inteira da ripa no espeto, se segura, porque o paladar chega a explodir. Conheça um passo a passo rápido sobre como assar ripa da chuleta na churrasqueira:
- A mágica para uma ripa que desmancha é a brasa constante e forte.
- Antes de temperar, retire a pele que recobre os ossos.
- No tempero, apenas sal triturado e pimenta-do-reino moída.
- Em seguida, transpasse o espeto logo abaixo do osso e trave a costela.
- Depois, posicione com os ossos para baixo no alto da churrasqueira.
- O tempo depende do tamanho da peça, mas cerca de 40 minutos de cada lado, mais 20 minutos em cada lateral são suficientes.
Tenho que dizer, esse é o tipo de carne que reúne a família em torno de uma refeição memorável, onde todos apreciam o que a carne bovina tem de melhor. Portanto, não deixe de experimentar a sua versão, você vai amar.
É improvável que agora você não saiba se a ripa da chuleta é macia, uma vez que aprendeu até como assar. Porém, na teoria é uma coisa, quero ver você se aventurar com um assado desafiador, mas que recompensa o paladar como poucos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas para espalhar o quão sensacional é a ripa da chuleta. Até a próxima!