O desafio não é encontrar uma receita de batata para acompanhar peixe frito, difícil é escolher entre inúmeras possibilidades. Qual combina mais e fica melhor?
Depois do ovo, a batata é o ingrediente mais versátil, onde dá para fazer de tudo. De preparos simples às receitas mais complexas dos chefs. Porém, é como acompanhamento de peixe frito que o negócio começa a ficar bom de verdade.
Então, não desgrude o olho do conteúdo nem um segundo sequer. Afinal, trago até você as melhores dicas e sugestões fantásticas para criar obras primas!
Receita de batata para acompanhar peixe frito: descubra sabores incríveis em 5 sugestões deliciosas
Via de regra, o peixinho frito é aquele preparo que você faz justamente para acompanhar uma boa refeição. Mas, quando vamos combinar uma guarnição com peixe, a primeira coisa que pensamos é o acompanhamento para salmão.
Agora, não sei o que acontece com batata e peixe, porque parece que foram feitos um para o outro. Não à toa, existem milhares de versões de peixe servido com batata, consumidas nos cantos mais remotos da terra.
Inclusive, você encontrará uma destas combinações dignas de viagem internacional [risos]!
1. Já comeu batata ao estilo escandinavo? Conheça a batata Hasselback!
O pontapé inicial não poderia ser melhor e mais apetitoso. Essa vai pegar na alma da pessoa que fala que batata é sem graça e insossa. Por acaso você já ouviu falar da batata hasselback?
Ainda que não seja uma receita brasileira, aposto que todo mundo já fez alguma vez, inclusive você. Além disso, há quem diga que é um excelente acompanhamento para filé mignon, vai saber né?
A receita consiste em pegar uma batata grande e cozinhá-la previamente até amaciar. Depois disso, ela é filetada em fatias bem finas, mas sem descer a faca até o fim a ponto de separar.
O objetivo é fazer uma “sanfona” na parte superior. Em seguida, o recheio fica por conta do freguês, pois dá para usar todo tipo de ingrediente.
Você pode usar bacon, cheddar, muçarela, parmesão, cheiro-verde picadinho, calabresa ralada frita e até mesmo cogumelos. Como resultado, fica parecendo uma batata recheada, mas com uma pegada super diferente e deliciosa.
Aliás, uma coisa interessante é usar e abusar dos temperos naturais. Seja com tomilho, alecrim, manjericão, páprica picante e defumada e muitas ervas aromáticas, capriche. Então, fique com um vídeo bacana que pode te orientar melhor:
2. Batata gratinada desse jeito você nunca provou, quer apostar?
Provavelmente você já também já tenha enjoado da batata gratinada, por mais saborosa que fique, é simples. Entretanto, a receita que eu separei é mágica, parece que foi feita pelas mãos de anjos cozinheiros. Então, anote aí os ingredientes:
- 600g de batata Asterix;
- 300ml de creme de leite fresco;
- 200ml de leite;
- 50g de cogumelo funghi secchi;
- 2 dentes de alho picados;
- Cardamomo a gosto;
- Noz-moscada a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Alecrim e tomilho a gosto;
- 1 folha de louro;
- Queijo parmesão ralado a gosto.
Modo de preparo
- O ponto de partida é fazer um molho branco falso, usando creme de leite, leite, manteiga e as especiarias.
- O ponto de molho não precisa ser espesso nem líquido, naquele meio termo é suficiente.
- Na sequência, corte as batatas em lâminas finas, tire a casca antes.
- Feito isso, pegue uma assadeira pequena e forre o fundo com molho.
- Agora o truque é fazer uma camada de batata e adicionar o molho.
- Repita esse procedimento até finalizar batata e molho.
- Na parte superior, rale uma quantidade generosa de parmesão e leve ao forno.
- Por falar nisso, pré-aqueça o forno entre 160° e 170° e asse por aproximadamente 60 a 80 minutos.
O resultado desse prato é um acompanhamento perfeito, robusto, saboroso e muito prático. Aliás, o melhor de tudo é que não disputa atenção com o peixe, pois fica leve e aveludado.
3. Use e abuse da versatilidade do prato Fish ‘n’ Chips
É impossível falar sobre guarnição para peixe e não associar de prontidão o Fish and Chips. Esse termo designa o famoso “peixe e fritas”, que é um prato originário do Reino Unido.
O peixe recebe um empanamento super diferenciado, macio e suculento, enquanto as fritas são bem sequinhas e crocantes. Além disso, o prato acompanha um molho para peixe frito que é um arraso, como molho tártaro ou rosê.
Ah, o bacana dessa receita é a gama de versões existentes. Seja com um tempero mais picante ou uma batata bem douradinha, é um acompanhamento que vai marcar seu paladar.
Quer algo realmente único? Então, faça chips de batata e sirva com um delicioso molho de limão puxado nas especiarias. Não se preocupe com o preparo dessa iguaria, pois encontrei a receita que transformará seu conceito:
4. Apesar da “agressividade” no preparo, batata ao murro é uma delícia!
Alguma vez você já foi num restaurante onde tinha batatas ao murro? Daí você ficou com dó das batatas e não pediu [risos]? Brincadeiras à parte, essa receita é um espetáculo e casa perfeitamente com peixe frito.
Se por um lado temos peixe mais sequinho, por outro, a cremosidade da batata complementa a refeição de forma majestosa. Além disso, o prato corresponde a batatas bem macias e temperadas na medida.
Em seguida, você simplesmente esmurra, com todo carinho, até amassar e romper a casca. É isso, mas com detalhes únicos, como a selagem na frigideira e adição de ingredientes que transformam o preparo simples.
Ingredientes
- 500g de batata bolinha (20 unidades)
- 3 ramos de tomilho debulhado
- 3 ramos de hortelã picado fino
- Raspas de 1 limão
- Suco de ½ limão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ¼ colher (chá) de cúrcuma
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Cozinhe as batatas em água com sal, pimenta-do-reino e ervas, para aromatizar bem.
- O ponto ideal é quando estão bem macias, mas sem desmanchar.
- Na sequência, pressione até romper a casca e ficar com aspecto de “esmurrada” mesmo.
- Para finalizar, leve à frigideira com manteiga e azeite, salteando aos poucos.
- Não esqueça de colocar os temperos e frite até dourar por completo.
- Ah, as raspas de limão e o suco vão quebrar a gordura da manteiga e trazer um sabor cítrico esplendoroso.
Corrija o sal, traga o buquê do tomilho e hortelã e corra para o abraço, fica sensacional.
5. Sugestão simples para combinar com isca de peixe frito
A única razão para você se desesperar à procura da receita de batata para acompanhar peixe frito, são os parentes. Isso porque eles aparecem de surpresa e ainda têm a audácia de dizer: “aê chegamos na hora perfeita hein?”.
Obviamente que ninguém fica esperando isso acontecer, então, o jeito é improvisar como dá, concorda? E olha que receitinha inesperada para complementar a mesa com simplicidade, porém, com sabores profissionais.
Ingredientes
- 50g de manteiga gelada
- Sal defumado a gosto
- Batatas bolinha a gosto
- Tomilho e alecrim frescos
- 1 cabeça de alho
- Papel-alumínio
Apesar de ser um processo razoavelmente simples, deixarei um vídeo completo, recheado de dicas certeiras. Então, pode conferir a receita que você não vai se arrepender, é um verdadeiro curinga na cozinha!
Escolha a sua receita de batata para acompanhar peixe frito e tenha um banquete
Pode falar, eu sei que você não esperava tanta opção de receita de batata para acompanhar peixe frito, né? E essa é a maravilha de fugir do convencional, ou seja, encontrar formas criativas de reinventar algo básico.
Nesse momento você tem mais 5 maneiras excepcionais de transformar aquela receita de tilápia frita, não deixe de diversificar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas não deixe essa preciosidade de conteúdo parado aqui, tudo bem? Para isso, compartilhe com o maior número de pessoas possível nas redes sociais, até a próxima!