Rabada na churrasqueira: Aprenda como preparar

Quando você ouviu falar em rabada na churrasqueira pela primeira vez, achou diferente e improvável de fazer? Já adianto que é uma receita incrível e fácil de fazer.

Dessa forma, sabendo fazer direitinho dá para criar um belo assado, suculento e cheio de sabor. Por outro lado, não é um preparo rápido, pois esse corte precisa ser cozido lentamente com todo o carinho. Aliás, é bem parecido com a costela bovina.

Nesse cenário, se você busca aprender preparos diferenciados para impressionar no próximo churrascão, esse conteúdo é seu. Confira as ótimas dicas!

Aprenda agora como preparar rabada na churrasqueira da forma correta

rabada na churrasqueira

A preparação mais tradicional ainda é rabada na panela de pressão, pois o corte tem todas as características perfeitas. No entanto, com o fim de semana ensolarado se aproximando, a vontade de acender a churrasqueira só aumenta, né?

E por mais que costela na churrasqueira seja uma escolha fantástica, de vez em quando é bom dar uma diferenciada. Logo, a rabada surge como uma opção ainda mais econômica, mas com tanto potencial quanto a costela, acredita nisso?

Contudo, se você entende de qual parte do boi é a rabada, provavelmente sabe que possui colágeno, gordura e osso, certo? Por conseguinte, levar diretamente à grelha não é a melhor escolha, já que vai endurecer e arruinar a carne. Veja como fazer certo.

Ingredientes

  • 1 kg de rabo de boi;
  • Sal de parrilla a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Açafrão, páprica picante e pimenta calabresa a gosto;
  • 1 cebola grande cortada em pétalas;
  • 2 tomates grandes cortados grosseiros ou tomate cereja a gosto;
  • 1 cenoura média cortada grosseira;
  • Papel celofane suficiente para enrolar (plástico para assar).

Modo de preparo caprichado

  1. Antes de mais nada, abra um pedaço considerável de celofane.
  2. Agora, coloque o rabo bovino bem no centro e tudo juntinho.
  3. Em seguida, tempere a carne com o sal e as especiarias escolhidas.
  4. Coloque também cebola, tomate e cenoura sobre a carne.
  5. O truque para dar certo é enrolar bem apertado de um lado.
  6. Depois disso, vire o embrulho e enrole mais na lateral.
  7. O ideal é enrolar 7 vezes para garantir um cozimento uniforme.
  8. Na sequência, leve à grelha numa distância de 45cm em fogo brando.
  9. Conte cerca de 90 minutos de um lado, vire e conte mais 90 minutos.
  10. É fundamental acompanhar o cozimento, pois pode levar até 4 horas.
  11. Por fim, retire do embrulho e aprecie um churrasco bem diferente e com um sabor único.

Viu só como é simples fazer rabo de boi na churrasqueira? Vale ressaltar que esse é o preparo mais simples, que é para todo mundo acertar em cheio. Porém, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar a degustação ainda mais incrível.

Por exemplo, se você sabe como selar a carne, entende que isso ajuda a deixar a carne mais macia. Desse modo, leve os pedaços da rabada por alguns minutos à grelha em fogo alto, selando completamente. Depois é só seguir com a receita.

Outra coisa, adicione também algum líquido se quiser, pode ser cerveja, vinho, caldo de caldo, enfim, o sabor que preferir. Como resultado, a carne ganha uma suculência extrema e aquele sabor de assado que amamos, veja o vídeo da receita:

DICA EXCLUSIVA: dê um “Up” na receita usando cerveja preta de qualidade

Vamos supor que você decidiu assar somente a carne e não colocará legumes na churrasqueira. Nesse caso, pode ser interessante criar um ambiente mais úmido para a carne não perder maciez.

Pessoalmente, eu uso cerveja preta sempre que possível, porque além do sabor, a cerveja deixa a carne úmida de desmanchar. Utilizando a mesma base da receita, vamos mudar apenas uma coisinha, a embalagem.

Sendo assim, embrulhe a carne já temperada e selada, mas amarre uma das pontas com barbante, amarre bem mesmo. O embrulho fica parecendo um bombom, daí é só você despejar entre 400ml e 600ml de uma cerveja preta de qualidade.

Por último, amarre a outra ponta para não vazar e siga com o mesmo processo, isto é, assando lentamente. Uma boa dica que ninguém compartilha, é como tirar a gordura da rabada, uma vez que é bem gordurosa.

A escalda é um processo simples, basta colocar a rabada numa panela com água e uma dose generosa de cachaça. O tempo médio é de apenas 10 minutos fervendo. A cachaça agrega sabor e maximiza a liberação de gordura e sebo, escorra e siga o preparo.

Sugestão “diferentona” de rabada defumada na churrasqueira para impressionar todo mundo

Bom, agora que você sabe como fazer rabada assada na churrasqueira com dicas básicas, é hora de escalar a dificuldade. Eu não diria complexidade, mas o preparo a seguir é ainda mais diferente e entrega um resultado sensacional.

Se você gosta de sabores marcantes e fortes, certamente vai amar essa sugestão. Dá só uma olhada nesta sequência e me diz se não é a perdição do churrasqueiro:

  • Rabada de qualidade temperada com temperos naturais, como pimenta branca, alho desidratado, cebola em pó e sal.
  • Agora entra uma leve pitada de pimenta preta e pimenta caiena.
  • Besunta tudo com azeite e leva ao defumador numa temperatura entre 100° e 110°.
  • Nessa etapa, adicione lenha para churrasco para trazer uma camada extra de sabor à defumação.
  • O tempo inicial é de 50 minutos, apenas para dar cor e sabor à carne.
  • Em seguida, retire e coloque numa assadeira grande de alumínio descartável.
  • Acrescente 1lt de vinho tinto seco, 700g de molho de tomate e 100ml de água.
  • Para finalizar, corrija o tempero, coloque tomilho, cheiro-verde e cubra com alumínio.
  • Leve novamente ao defumador, mas agora a 200°, por 2 horas e meia, virando a carne na metade do caminho.

Harmonize essa carne dos deuses com creme de mandioquinha e uma porção do molho do preparo por cima. É de lamber os dedos e de comer rezando de verdade. Como é uma receitinha bem única, vou deixar um vídeo completinho para lhe ajudar:

Rabada na churrasqueira é garantia de sucesso, mas com excelente economia!

Quando o assunto é rabada na churrasqueira, saiba que sempre tem espaço para incrementar o preparo, certo? E aqui me refiro ao tempero da rabada, com legumes, cervejas, vinhos e especiarias, essa é uma carne excepcional.

Se eu fosse você, correria agora mesmo. Afinal, seu preço ainda é consideravelmente baixo, o que dá para recriar diversas vezes.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite e compartilhe o conteúdo nas redes sociais e mostre a todos como é simples fazer diferente. Até a próxima!