Nada representa melhor o churrasco brasileiro do que aquele apetitoso queijo para churrasco, não é mesmo? De todos os acompanhamentos, é o mais consumido.
Entretanto, diante de tantas possibilidades que encontramos em queijos no mercado hoje, qual é o melhor? Qual será que grelha mais facilmente e favorece um tira gosto macio e cremoso? Eu sei bem como é ter essa dúvida, pois já estive no seu lugar.
Considerando isso, criei este conteúdo para mostrar através de dicas incríveis como um churrasco é beneficiado com o ingrediente certo. Acompanhe!
Qual o melhor e mais recomendado queijo para churrasco?
Apontar o melhor queijo assim, sem grandes considerações, é meio arriscado. Na verdade, tudo é questão de perspectiva e de preferência. Por exemplo, há quem ame o queijo muçarela, ao passo que outros não deixam o frescal de fora.
Nesse contexto, existe um tipo de queijo que todos conhecem, já experimentaram ao menos uma vez ou são consumidores assíduos. Se você chutou o queijo coalho, tenho uma boa notícia, acertou em cheio.
Do ponto de vista do preparo e do resultado alcançado, o queijo coalho é considerado o melhor queijo para churrasco. Apesar disso, tem gente que não gosta, que prefere outros tipos, enfim, como mencionei é muito subjetivo.
Eu particularmente gosto bastante, principalmente daquele inconfundível espetinho de queijo coalho, é simplesmente um arraso. Não à toa, as marcas têm investido pesado na personalização deste produto, oferecendo incontáveis versões.
A principal delas é aquela que já vem pronta até com o espeto para levar à grelha. Em vista disso, tem como falar que não é o mais apropriado? Fica meio difícil, não é verdade?
Uma coisa que pouca gente sabe, é a ciência por trás do queijo coalho, e você aprende sobre isso a seguir.
Por que o queijo coalho é o melhor queijo para fazer na churrasqueira?
A gente costuma falar tanto no nome de um produto, que acabamos nem percebendo sua origem, né? Pois bem, o termo coalho do nome está associado a um processo químico que determinado leite passa.
Em outras palavras, o leite recebe adição de uma enzima digestiva própria, que faz o processo de coagulação das proteínas. Por conseguinte, há a formação da coalhada, elemento que realiza a captura e retenção da gordura.
Em seguida, a massa da coalhada é temperada, prensada e reservada pelo tempo determinado de maturação. Devemos graças aos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará, pois são os maiores produtores de coalho do Brasil.
“Tudo bem, é muito interessante saber como é feito, mas por que escolhê-lo para meu churrasco?”. Gosto de pensar que devemos sempre saber como algo é feito, pois isso nos ajuda a ter amplo domínio sobre o alimento.
5 características do queijo coalho que o tornam ideal
Nesse contexto, o queijo coalho é perfeito porque assegura vantagens únicas que praticamente nenhum outro oferece, como:
- Possui uma umidade considerada entre média e alta, o que lhe confere mais cremosidade.
- Sua massa costuma ser branca e proporciona um leve toque de acidez no paladar.
- A maioria das receitas é feita com baixo teor de sal, e isso facilita o consumo “desenfreado” nos churrascos.
- Diferentemente de alguns queijos maturados, sua casca externa apresenta a mesma consistência que o interior.
- Pode ser maturado por mais ou menos tempo, dependendo da finalidade do produto.
A soma de todas estas qualidades, nos entrega um queijo muito estável e resistente às altas temperaturas. Portanto, seu grande diferencial é se manter intacto, mesmo que você o coloque do lado daquela costela minga suculenta.
E dá para perceber isso na prática. Basta assar o queijo por alguns minutos que mesmo assim ele está bem firme e maleável ao mesmo tempo.
DICA EXCLUSIVA: na hora de levar as bandejas de queijo coalho para casa, verifique a qualidade do produto. Desse modo, procure comprar queijos Tipo A, visto que a qualidade é indispensável para conseguir grelhar com facilidade!
4 outras opções de queijos para substituir o queijo de coalho
Se alguém chegar e falar que não dá para substituir o queijo coalho por nenhum outro, duvide da pessoa. Provavelmente ela não quer que você aprecie outras alternativas. Digo isso porque dá sim para grelhar tipos diferentes de queijo.
Por exemplo, sabe aquele queijo mais maturado que você usa para fazer tábua de frios? Então, com um pouco de paciência dá para amolecer na churrasqueira e até mesmo grelhar. Veja algumas ideias que podem agregar ao seu churrasco:
- Queijo muçarela: dependendo da qualidade da muçarela, é possível grelhar de forma suculenta. Prefira cortar pedaços mais robustos que demorem mais para derreter.
- Queijo de Minas: tipo de queijo branco, excelente para grelhar, mas exige cuidado. Por isso, atenção quando grelhar, prefira usar uma frigideira de ferro diretamente na brasa, ajuda muito.
- Opção de queijo da Canastra: esse tipo de queijo é considerado duro, pois passa por maturação longa. A baixa umidade da receita é um atrativo para dar aquela grelhada.
- Provolone nunca desaponta: provolone é grande aliado na cozinha. Já na churrasqueira, tenha atenção apenas para não deixar tempo demais, pois ele tem pouca umidade.
Uma ideia genial que uma vez eu fiz e deu um resultado inacreditável, é preparar molho de queijo. Por conseguinte, você pode fazer diretamente na churrasqueira, usando uma vez mais a frigideira de ferro.
Assim, enquanto sua alcatra com maminha chega no ponto da perfeição, seu creme de queijo encorpado “se desenha”. Logo, use queijos cremosos, inclua pedaços de gorgonzola e um toque de parmesão.
Caso prefira molhos maleáveis para espalhar na costela uruguaia, coloque também um pouco de nata ou creme de leite fresco. Por fim, deixe o fogo cumprir seu papel, ou seja, derreter e agregar todo o sabor que cada queijo oferece.
Queijo coalho para churrasco: 7 ideias de preparo para um acompanhamento versátil
Assar ou grelhar queijo coalho na churrasqueira é o típico preparo que não conseguimos desenvolver demais. Claro, você pode sempre fazer um molho para carne especial e combinar, mas de forma geral, é colocar e assar.
No entanto, recentemente eu fiz alguns testes em casa e cheguei à conclusão de que podemos aprimorar simplesmente com temperos. Isso mesmo, aproveite que você fez uma bela seleção de temperos naturais para carne e use no coalho, assim:
- Queijo de coalho no espeto com toque de páprica picante e orégano.
- Queijo coalho temperado com chimichurri e toque de curry.
- Opção de queijo coalho com tomilho e ervas finas.
- Espetinho de queijo coalho enrolado no bacon.
- Tiras de peito bovino com queijo coalho e bacon no espeto.
- Combinação inusitada de queijo de coalho, bacon e molho de goiabada.
- Sugestão bem diferente de fraldinha de rolo com bacon e queijo coalho.
Antes que eu me esqueça, saiba que existe um segredo para fazer coalho na churrasqueira. Sendo assim, ao assar, retire da geladeira direto para a churrasqueira. Evite deixar em temperatura ambiente antes de assar.
Acontece que fora da geladeira o queijo amolece e quando ganha temperatura, derrete com facilidade. No entanto, acaba não ganhando cor e você perde a oportunidade de degustar um sabor especial de assado, combinado?
Olhando estas sugestões, até que dá para fazer bastante coisa gostosa, né? E você, curtiu alguma? Não se preocupe porque encontrei um vídeo para estimular sua criatividade:
Aprendeu a escolher o queijo para churrasco ideal?
Escolher o queijo para churrasco parece mera besteira, tendo em vista a quantidade de coisas que não podem faltar no churrasco, né? Contudo, o queijo é um atrativo e tanto, serve como tira gosto, petisco e entradinha certeira.
Assim sendo, aproveite que aprendeu uma coisa ou outra sobre queijos e faça a melhor escolha para sua festa.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe todas nas redes sociais. Aposto com você que alguém vai se surpreender com o conteúdo, até a próxima!