Se você tem se perguntado quantos ovos de codorna posso comer por dia, saiba que tem mais gente fazendo a mesma pergunta.
Isso porque o consumo de ovos cresceu muito nestes dois últimos anos e com isso mitos surgiram e grande desinformação. Obviamente o consumo diário é benéfico, mas até que ponto e em qual quantidade é o que levanta as dúvidas.
Isso acontece por conta do tamanho dos ovinhos, mas não se engane, o ovo de codorna é rico em proteínas e não fica atrás do ovo de galinha. Confira tudo agora!
Quantos ovos de codorna posso comer por dia com segurança?
Quando se trata da nossa alimentação, segurança demais ainda é pouco. Afinal, cada pessoa tem uma necessidade nutritiva diária bem específica. E isso torna o consumo ideal de ovo difícil de ser estabelecido, pois a absorção varia bastante.
A gente tem o costume de pensar que por ser um alimento pequeno, o consumo está liberado, não é verdade? Só que a “banda não toca assim” e devemos nos atentar a diferentes fatores antes de exagerar com qualquer alimento.
Eu sempre recomendo que a pessoa procure primeiramente um nutricionista de confiança. Somente o profissional capacitado consegue avaliar suas necessidades e sugerir a melhor alimentação balanceada.
Dito isso, é fundamental entender que o ovo de codorna possui:
- Quantidade elevada de proteínas.
- Teor de colesterol moderado e mais alto do que o ovo de galinha.
- Para se ter uma ideia, o valor nutricional de cada ovo de codorna é até 4 vezes maior do que o ovo de galinha.
- Possui fósforo abundante, ideal para dar aquela “revitalizada” em nosso organismo.
Um fato curioso sobre o ovo de codorna, é que ele não possui características que causam alergia alimentar. Pelo contrário, ele possui uma proteína essencial que atua como um verdadeiro alergênico, chamada de ovomucoide.
E quantos ovos de codorna comer por dia?
Agora que consideramos tudo isso, podemos entrar na questão do consumo. Dessa forma, o consumo de uma pessoa que não possui nenhum tipo de restrição, especialmente restrição proteica, é a seguinte:
- Quantidade de ovos: 5 unidades por dia (procure não passar disso).
- Frequência do consumo: se mantiver essa quantidade, é possível incluir o ovo de codorna em refeições diárias.
- Tipo de preparo: o ideal é aprender exatamente como cozinhar ovo de codorna, pois é o preparo mais indicado.
- Quantidade aproximada de calorias: há divergência nesse aspecto, mas 5 unidades podem conter até 70 kcal, 10 kcal a menos que o ovo de galinha.
Pessoas com restrições devem comer quantos ovos de codorna por dia?
Eu acho extremamente importante falar sobre essa necessidade presente na vida de muitas pessoas. Infelizmente, cada dia mais pessoas são “obrigadas” a aderirem dietas de baixo teor proteico.
Sendo assim, o consumo de ovos de codorna muda um pouco, anote aí:
- Quantidade de ovos: apenas 2 vezes durante a semana ou um total de 10 ovos na semana.
- Frequência do consumo: a pessoa pode planejar incluir 2 ovinhos por dia e repetir isso por 3 vezes na semana.
- Tipo de preparo: o preparo cozido é ainda mais recomendado, pois evita a necessidade de incorporar mais fontes de gordura.
DICA EXTRA: estudos atuais mostram que quando a pessoa respeita a sua “carga diária” recomendada, há muitos benefícios. O principal deles é que o ovo ajuda a manter o equilíbrio da dieta e atua no emagrecimento!
O que acontece se comer muito ovo de codorna?
Quando falamos para não comer muitos ovos diariamente, não é porque há riscos diretos para a saúde, como alguns pensam. Na realidade, o que acontece é que você precisa considerar o teor de colesterol que esse ovo apresenta.
Apesar de o colesterol ser fundamental para a manutenção das células, é o excesso que coloca muito em risco. Por exemplo, o temido entupimento das veias é uma possível consequência de consumos exagerados.
“Ah, mas então é melhor evitar”. Pelo contrário, procure incorporar em suas receitas, contribuindo para uma alimentação saudável. É preferível fazer isso ao invés de basear a alimentação somente no ovo, compreende a diferença?
Veja um comparativo que vai elucidar bem o que estou falando:
- 100g de ovo de codorna cru: apresenta mais calorias, gordura e nível maior de colesterol, mas oferece teores maiores de proteínas, minerais e vitaminas.
- 100g de ovo de galinha cru: é o oposto, onde possui menos gordura, colesterol e calorias. Em contrapartida, apresenta níveis bem reduzidos de vitaminas, proteínas e minerais.
Diante disso, é evidente como deve haver um equilíbrio que nos oferece segurança e manutenção da saúde. Portanto, evite abusos e coma sempre que quiser!
Pode comer ovo de codorna de noite?
Bom, em minhas pesquisas não encontrei nenhuma contraindicação. Por outro lado, nutricionistas sugerem atenção ao cardápio, de modo que não inclua mais fontes calóricas e de colesterol.
Ademais, pode comer seu ovinho de codorna à noite sem problemas e durma de consciência tranquila. “Quanto tempo depois de comer ovo posso dormir?”.
Você também se pergunta isso? É algo que escuto muito e a resposta é bem simples: funciona como todo alimento. Então, aguarde umas duas horas para dar andamento no processo de digestão e tenha uma excelente noite de sono!
6 opções de receitas com ovo de codorna para variar o cardápio
Agora você tem uma base segura para se alimentar melhor e entende que o ovo cozido de codorna é indicado. O que acha de ampliar seu cardápio, a fim de que o ovinho possa entrar em diferentes preparos?
- Refeição rápida de crepioca de ovo de codorna com queijo branco ralado.
- Espetinho de ovo de codorna com tomate e pepino em conserva.
- Espetinho de ovo de codorna com bacon.
- Ovo de codorna empanado na crosta de parmesão feito na airfryer.
- Salada de folhas verdes, tomate mascote, pepino ralado e ovo de codorna com orégano e pimenta-do-reino.
- Salada de batata com maionese, cenoura, ervilha e ovo de codorna.
Experimente fazer conserva de ovo de codorna para controlar seu consumo
Tenho certeza que você já comeu bastante conserva de ovo de codorna, acertei? Mas você sabe como fazer ovo de codorna em conserva? Para quem ama esse ovo e diz que não vive sem, é uma boa alternativa.
Isso porque você consegue se programar, criar um cronograma e consumir exatamente o que necessita. Afinal, basta abrir o pote de conserva e pegar aquele delicioso ovo com sabor divino.
Outra dica é diversificar os ingredientes da conserva para não cair na rotina ou ficar na mesmice.
Agora que você sabe responder quantos ovos de codorna posso comer por dia, não há mais desculpas para tirar a alimentação dos eixos, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e, como é um tema de interesse geral, não deixe de compartilhar com pessoas que vão se beneficiar e até a próxima!