Considerando como é raro encontrar boas peixarias nas cidades, nos resta congelar, mas quanto tempo o camarão pode ficar congelado? Existe margem segura?
Os cuidados envolvendo o congelamento das carnes são indispensáveis, mas quando lidamos com frutos do mar, a conversa fica séria. Nesse contexto, você tem que saber exatamente quais processos e precauções garantem frescor e durabilidade.
Se você cansou de procurar respostas, mas sem êxito, talvez seja seu dia de sorte. Puxe uma banqueta aí e acompanhe o conteúdo, está de arrasar hoje!
No fim das contas, quanto tempo o camarão pode ficar congelado?
Não importa se sabe como fritar camarão com e sem casca, pois sem o congelamento adequado, a carne é prejudicada. Imagine que judiação fazer uma deliciosa moqueca, mas o camarão arruinar a textura, né?
Isso quando você não dedica um tempão na criação dos melhores petiscos gourmet, mas o bendito fica borrachudo ou molenga. De certa forma, toda receita de sucesso com camarão depende exclusivamente do manuseio cuidadoso.
De maneira resumida, o tempo estimado para manter o camarão congelado pode ser de até 6 meses. Só que isso depende de incontáveis fatores que devem ser administrados desde o momento que você o compra.
Para dizer a verdade, todo fruto do mar exige precauções bem específicas. Mas o sabor e aquela consistência apetitosa fazem tudo valer a pena. Se você pensa como eu, saiba que aprenderá tudo sobre o assunto, começando pelo congelamento do camarão fresco!
Sugestão de tempo de congelamento para preservar o camarão fresco
Posso falar por experiência própria, aqui na cidade é impossível achar camarão fresco. Salvaguarda as vezes que o peixeiro vem de outra cidade, mas nem sempre tem disponível. E o ceviche de camarão que tanto amo, fica só na memória.
Entretanto, quando ele traz eu faço questão de comprar o equivalente para pelo menos 4 pratos diferentes. Obviamente que a minha preocupação principal é a conservação. Afinal, não vou querer desperdiçar tamanha qualidade e sabor.
A principal recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz primeiramente sobre o estado da carne. Por exemplo, não adianta comprar a carne mais fresca, deixar dois dias na geladeira e congelar depois disso.
Se não houver consumo imediato, o camarão fresco deve ser imediatamente congelado, seguindo as diretrizes:
- Camarão em excelente estado de conservação: consideramos carnes super frescas, com pouco tempo de pesca ou cativeiro. Coloração, aroma e consistência aparentando um crustáceo recém-saído da água.
- Tempo estimado de congelamento: o tempo seguro de armazenamento é de até 6 meses. Claro, é imprescindível relevar também as condições desse armazenamento.
- Temperatura ideal de congelamento: a temperatura perfeita é -18°. Porém, sabemos que nem todos têm freezer, logo, procure deixar no mínimo possível em seu congelador.
Sendo assim, se o camarão ficou dando bobeira algumas horas no refrigerador, o tempo é encurtado. É complexo apontar o impacto, mas considere cerca de 90 dias no máximo.
Após 24 horas, o camarão provavelmente está descongelado. Por conseguinte, a Anvisa recomenda que carne resfriada não deve ser recongelada. Acontece que o descongelamento altera a sua estrutura e frescor.
Como resultado, a proliferação bacteriana é iniciada e o congelamento já não é tão seguro!
Comprou camarão congelado? Descubra qual o tempo sugerido pela Anvisa!
Já o camarão congelado é encontrado com mais facilidade. Na realidade, todo supermercado grande oferece inúmeras opções e marcas.
Então, lá estava você, procurando para fazer aquela inconfundível moqueca de camarão. De repente você se depara com uma marca nova no mercado, com camarões importados e o melhor, na promoção.
Sem pestanejar você pega logo 3 bandejas, que é para fazer o esforço valer a pena. Chegando em casa, o que era para ser uma refeição afetiva e deliciosa, se transforma, os amigos estão lá. E o pior, trouxeram ingredientes para outro preparo.
Só que de imediato você lembra de colocar o camarão para congelar, já que não terá tempo nos próximos dias. Sábia decisão, mas por quanto tempo o camarão já congelado permanece preservado com segurança?
Novamente, avalie os impactos do descongelamento desde que o tirou do freezer do supermercado. Se o dia estava relativamente frio e a carne perdeu pouco gelo, a Anvisa tem uma bela recomendação para isso:
- Camarão congelado preservado: assuma a carne ainda bem congelada e o alimento fresco. A tonalidade da cor do crustáceo é um excelente indicativo de que tudo está dentro dos conformes.
- Tempo estimado de congelamento: segundo as recomendações da Anvisa, o tempo máximo é de 6 meses dentro do freezer e sem alterações na temperatura.
- Temperatura ideal de congelamento: se você conseguir diminuir mais do que -10° é o ideal. O importante é a constância da temperatura. E outra, ninguém fica abrindo o congelador apenas por diversão.
DICA EXCLUSIVA: você já ouviu falar que o “seguro morreu de velho”?
Por melhores e mais bem-intencionadas que sejam as recomendações da Anvisa, eu tenho ainda mais cautela, especialmente com camarão congelado. Isso porque nós vemos que ele está congelado ali, naquele momento, né?
Mas e quanto ao processo de transporte, distribuição e organização nas gôndolas do mercado? Será que em algum momento aquele crustáceo não foi descongelado por completo? Não sei você, mas isso é algo que eu levo a sério.
Tanto é que quando eu compro peixes ou outros frutos do mar congelados, mantenho no congelador por apenas 30 dias.
Como resultado, garante mais segurança e dou menos sopa para o azar. Você poderia fazer a mesma coisa e experimentar o impacto disso.
3 dicas para fortalecer a conservação do camarão congelado por mais tempo
Para quem comprou aquelas bandejas de camarão congelado, onde já vem tudo organizado, o trabalho é bem menor. Em contrapartida, a versão fresca tem um processo de congelamento um pouco diferente.
Você não pode simplesmente colocar os camarões tudo “pinhocados”, pois eles grudam. E depois para tirar é uma batalha que você não vai querer travar. Mas antes disso, veja algumas dicas rápidas que podem salvar o dia.
1. Como armazenar corretamente os camarões no congelador?
Tem gente que simplesmente não liga para nada, e acaba jogando os camarões em tupperwares convencionais, tudo amontoado. O primeiro passo para estender a preservação, é realizar um procedimento ligeiramente trabalhoso, assim:
- Pegue uma assadeira e coloque os camarões frescos já lavados, deixando pequenos espaços entre eles.
- Em seguida, leve ao congelador por 15 a 20 minutos para um pré-congelamento inicial.
- Depois, retire da assadeira e reserve, repita o processo até pré-congelar todo seu camarão.
- Na sequência, armazene tudo em separado, usando saquinhos próprios.
Nesse momento, o camarão está numa textura de semicongelado, mas não espere muito para armazenar no congelador em definitivo.
2. Combine potes herméticos + saquinhos apropriados
Aqui em casa nós fazemos uma combinação de várias técnicas que asseguram carnes sempre frescas. Há quem diga que frescos mesmo somos nós, mas eu não ligo, pois sei como isso influencia no sabor das receitas.
Dessa maneira, a sugestão é usar saquinhos próprios, colocando pequenas quantidades para não “empaçocar” tudo. Se tiver como fazer à vácuo, prefira. Depois eu pego os saquinhos e coloco em potes com fechamento hermético.
Seguindo os direcionamentos sobre o frescor do camarão, mais os cuidados citados, sei que posso armazenar facilmente por 6 meses. É óbvio que não dura 15 dias [risos], mas a consciência tranquila é algo impagável.
3. Evite deixar os crustáceos próximos da porta do congelador + dica útil
Essa sugestão é para as pessoas que consomem muito camarão. Digo isso porque a última recomendação é organizar o congelador.
O camarão deve ficar especificamente na parte de trás do congelador. Lá a temperatura é bem mais estável e sofre menos interferência daqueles enxeridos que ficam abrindo a porta por puro esporte.
É o mesmo caso de quem tem dúvida sobre quanto tempo dura ovo na geladeira. Afinal, deixar na porta é a pior estratégia, já que a cada abertura, a refrigeração do ovo desaparece. O mesmo acontece com o camarão.
Aliás, faça questão de etiquetar as porções congeladas, assim você não se perde e acaba desperdiçando comida.
DICA EXCLUSIVA: por mais que as embalagens originais do congelado aparentam estar bem seladas, transfira-os. Isso mesmo, repita o processo acima também para o camarão congelado, vai que existem furos ou aberturas, né?
Entender quanto tempo o camarão pode ficar congelado é mais que necessário
Antes de eu aprender quanto tempo o camarão pode ficar congelado, “tomei muito na cabeça” e perdi muita carne. Não havia ninguém que me dissesse a verdade, por isso eu deixava congelado até perder todas as características naturais.
Contudo, mesmo depois que aprendi sobre esse minucioso processo, ainda tenho um pé atrás e tomo cuidado. Em outras palavras, o menor tempo de congelamento é sempre o melhor. Leve isso com você e não erre nunca.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos compartilhar nas redes sociais. Afinal, esse tipo de informação que impacta até na saúde das pessoas, é algo que precisa ser reforçado, concorda? Até a próxima!