Para consumir carnes com segurança é indispensável aprender quanto tempo dura carne cozida na geladeira, além de práticas para aumentar a conservação.
Resultado da falta de planejamento no cardápio ou da necessidade de guardar alimentos semiprontos para agilizar o dia a dia, a carne exige muita atenção, pois pode estragar facilmente e muitas vezes acabamos nem percebendo.
Portanto, juntei dicas excelentes para ajudar você a guardar de forma segura, evitar o desperdício e, sobretudo, o consumo de um alimento estragado. Confira!
Afinal, quanto tempo dura carne cozida na geladeira?
Esse é um assunto muito sério, mas que a maioria acaba não dando a devida atenção.
Só para se ter uma ideia, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) uma a cada 10 pessoas no mundo acaba adoecendo por consumir alimentos contaminados.
Não à toa, a carne lidera o ranking de casos de intoxicação alimentar, onde a maioria se relaciona principalmente ao armazenamento indevido, como é o caso da carne cozida.
Diante disso, o prazo limite para armazenar uma carne cozida dentro da geladeira é de no máximo 3 dias, em temperatura entre 1,8 a 4,5 °C.
“Ah, mas eu coloco em uma gaveta no topo do refrigerador, onde é mais frio, não ajuda”? Não, pois como a carne já descongelou, passou pelo processo de cozimento, somente um novo congelamento seria o mais recomendado.
Portanto, programe certinho seu cardápio semanal onde logo após o cozimento, fracione em embalagens herméticas, com etiquetas de validade e tenha certeza de cumprir o prazo, pois passando de 3 dias, o consumo deve ser evitado.
Tenha atenção ao cozimento completo
Inclusive, um outro ponto influencia diretamente na segurança desse consumo, que é o nível de cozimento da carne. Sendo assim, tenha certeza de que cozinhou por completo e de que não há partes cruas no interior.
Digo isso porque se o “miolo” da carne estiver com partes cruas, a deterioração do alimento se dá rapidamente.
Um bom exemplo disso é quando cozinhamos carne para fazer carne de panela. Como a ideia é utilizar toda a carne, nem sempre o cozimento é feito por completo, colocando aquele alimento em pleno risco.
Como amolecer carne cozida dura?
Esse é outro problema, pois algumas carnes mais fibrosas, como é o caso do músculo, se tornam rígidas depois de resfriadas. Antes de mais nada, não se desespere, pois se isso aconteceu com você, tem solução, veja a proporção da mistura:
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre.
O primeiro passo é misturar os dois ingredientes até ficar homogêneo. Em seguida, com um pincel culinário você vai umedecer na solução e passar por cima das carnes, deixando descansar por alguns minutos!
Pode congelar carne cozida? Quanto tempo dura?
O seu planejamento inicial é guardar a carne cozida, pois tem certeza de que vai consumir dentro de 48 horas. Porém, no outro dia percebe que não vai dar tempo de finalizar a carne, a alternativa mais certa é congelar essa carne.
“Ah, mas eu já ouvi dizer que não pode congelar carne que foi cozida e ainda mais temperada, é verdade”? Não, prova disso é a possibilidade de congelar frango temperado, bem como cozido.
Dessa maneira, todo alimento, especialmente as carnes, só podem ser recongelados se passarem do estado de cru para cozido.
Nesses casos, o tempo de congelamento não pode passar de 30 dias. De antemão, mesmo que haja possibilidade de congelamento, todo o processo de cozimento precisa ser cuidado e a carne não pode apresentar partes cruas!
6 dicas para prolongar a conservação com segurança
Existem algumas práticas que podemos implementar em nosso dia a dia que trazem muitos benefícios, sobretudo no consumo de alimentos refrigerados.
Se por um lado a carne possui a estrutura que se deteriora com o passar dos dias, por outro, há cuidados para prolongar sua conservação, tais como:
- Evite colocar a carne cozida quente na geladeira, pois o vapor formado pode agilizar a deterioração de outros alimentos.
- Quanto mais fechada a embalagem de armazenamento, mais fresco ficará o alimento nos dias seguintes, prefira sacos herméticos.
- Divida a carne cozida em pequenas porções, facilitando na hora de incorporar em outras receitas, especialmente se for congelar.
- Depois de pronta a carne, não deixe muito tempo fora da geladeira, já que perde textura, aroma e sabor.
- Se a carne for cozida com caldo, separe o caldo da carne que sobrou para outros preparos, não congele junto.
- Ao descongelar carne cozida, o consumo deve ser imediato, pois esse processo agiliza a deterioração do alimento.
Acredito que agora você tenha tudo que precisa em mãos para gerenciar melhor o preparo, conservação e consumo, não é verdade?
O ideal mesmo é preparar somente o que vai consumir na hora, mas como sabemos que nem sempre funciona assim, é sempre bom ter uma “carta na manga”, e agora você tem!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar nas redes sociais e até a próxima!