Que costela na pressão fica uma delícia ninguém duvida, mas para isso você tem que aprender quanto tempo demora para cozinhar costela de boi na pressão.
Acertar no tempo de cozimento não só evita que a carne fique dura ou desmanche demais, como também é o fator que mais influencia no sabor. Afinal, as fibras da costela ficam no ponto certo, entregando a suculência que todos procuram.
Portanto, trouxe ótimas dicas para acabar com todas as suas dúvidas sobre o processo de cozimento na pressão. Vamos lá?
Afinal, quanto tempo demora para cozinhar costela de boi na pressão?
O tempo de cozimento correto da costela de boi na pressão não é uma ciência exata. Isso porque o tempo fica dependente de uma série de variáveis que agilizam ou atrasam a cocção ideal da costela, variáveis como:
- Tamanho, corte, quantidade e tipo da costela.
- Utilização de muitos ingredientes juntamente da carne.
- Presença de líquidos que formam a umidade para cozinhar.
- Qualidade e preservação da panela usada.
Considerando isso, há certas suposições sobre o tempo que se aproximam muito da preparação. De forma a ilustrar bem isso, montei algumas opções para você:
Opção 1
- Cebola em rodelas
- 1,3kg de costela cortada em tiras pequenas e individuais
- Alho picado grosseiro
- Linguiça em rodelas
Nesse exemplo, não utilizamos água, pois a cebola, a gordura da carne e da calabresa, formam o ambiente ideal para pegar pressão e cozinhar. Nesse cenário, o tempo de preparo é de cerca de 40 minutos depois que a panela pegou pressão.
Opção 2
- Cebola em cubos
- 1kg de costela cortada em pedaço
- Alho picado grosseiro
- Pimentão
- Sal, pimenta-do-reino e colorau
- Água suficiente para formar molho
Bom, já nessa sugestão reduzimos o tamanho da cebola, retiramos a linguiça calabresa e adicionamos água para formar o molho. Entretanto, o tempo de cozimento é de apenas 15 a 20 minutos na pressão, pois a água agiliza bastante o cozimento.
A partir dessas duas opções é possível compreender melhor a dinâmica do cozimento da costela, não é mesmo?
Leve sempre com você: se não tiver água, precisa ter componentes que soltam líquido e o tempo é maior, enquanto com água o tempo cai drasticamente!
Sugestão de receita de costela de boi sem água na pressão
A receita com água praticamente todo mundo sabe fazer, concorda? Pensando nisso, minha sugestão de receita na prática será de uma costela sem água. Você nunca experimentou costela macia e que derrete na boca como essa, anote os ingredientes:
- 2kg de costela bovina
- 4 cebolas cortadas em rodelas
- 2 linguiças calabresas defumadas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Na panela de pressão, coloque parte das cebolas cortadas no fundo com um pouco de azeite. Tempere a carne com sal, pimenta-do-reino e um toque de alho processado, colocando sobre a cebola.
Agora, acrescente a calabresa defumada em rodelas sobre a carne porque nós queremos que a carne absorva o sabor de defumado da calabresa.
Por último, feche a panela e leve ao fogo até pegar pressão, depois abaixe o fogo e deixe por 40 a 45 minutos. Ao abrir, se tiver muita água, o ideal é deixar cozinhar com a tampa aberta até apurar. Não entendeu algum detalhe? Veja o vídeo da receita:
Qual costela tem mais carne e é ideal para cozinhar na pressão?
Se você perguntar para qualquer pessoa mais antiga, que carrega uma boa carga de experiência, você certamente escutará que qualquer tipo de costela dá certo e fica macia na pressão.
No entanto, eu e você sabemos que sempre tem aquele corte mais fácil de fazer, mais rápido e com mais maciez, não é verdade?
Geralmente, temos dois tipos de costela de boi que ficam excelentes em churrascos, no forno e também na pressão, são eles:
- Costela ponta de agulha ou minga: essa é a costela com maior quantidade de carne e gordura, por essas características, é a mais indicada.
- Costela de ripa ou em ripa: a costela ripada possui ossos mais largos, menos carne e gordura, o que exige um tempo maior de preparo, mesmo que a carne esteja em pedaços menores.
Portanto, temos a costela minga como a mais procurada e preparada na pressão, afinal, é aquela carne que desmancha ao puxar.
DICA EXTRA: se você quiser um corte apropriado para a panela de pressão, peça ao seu açougueiro para cortar a costela minga em formato de “assado de tira” em pedaço, corte muito consumido no Uruguai, fica incrível e super macio na pressão!
5 ideias de costela na pressão para diferenciar o sabor
Agora que você já sabe o tempo de preparo e tem uma receita curinga na manga, o que acha de ir além e conhecer outras receitas com acompanhamentos para diversificar sua costela na pressão?
- Costela com molho de barbecue na pressão + batata e cenoura.
- Costela na pressão com cebola roxa + mandioca.
- Receita de costela na pressão com arroz e ervas frescas.
- Receita de costela de boi na pressão com tomate sem pele e molho de mostarda.
- Sugestão de costela na pressão com cebola e calabresa + polenta frita
Da receita mais completa ao preparo da costela com sal, essa é uma paixão nacional e agora você domina o preparo na panela de pressão. Se eu fosse você não esperaria mais para colocar tudo isso em prática, me conta depois!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!