Se o churrasco precisa sair rapidinho, mas ninguém acerta quanto tempo demora para assar linguiça na churrasqueira, saiba que em torno de 40 a 45 minutos a linguiça alcança um ponto de cozimento perfeitamente homogêneo e suculento.
Contudo, nem toda linguiça chega no mesmo tempo, ou seja, cada receita requer um cuidado especial. Mesmo porque ninguém gosta de comer linguiça crua, tampouco esturricada, né? Confira ótimas dicas e prepare o melhor churrasco!
Saiba quanto tempo demora para assar linguiça na churrasqueira
A linguiça costuma ser sempre a primeira a entrar na churrasqueira e a última a sair, pois seu cozimento é longo. Porém, colocar um tempo exato para o cozimento perfeito, é muito subjetivo e varia de contexto para contexto.
Por exemplo, se o churrasqueiro é meio inexperiente, a brasa da churrasqueira pode não atingir a temperatura ideal. Da mesma forma que o braseiro pode ficar incandescente e queimar a linguiça antes de cozinhar a carne por dentro.
Dessa maneira, você deve levar em conta os padrões tradicionais de assamento de linguiça na churrasqueira, que costumam ser:
- Posição da grelha: coloque a grelha entre 15cm e 20cm acima da brasa, assim você garante o cozimento uniforme e suculência da linguiça.
- Temperatura ideal: eu sei como é complexo garantir a estabilidade da temperatura da churrasqueira. Apesar disso, garanta que o braseiro permaneça entre 150°C e 180°C, é o ideal.
- Ponto de virada da linguiça: para alcançar um cozimento uniforme, você deve virar a linguiça a cada 12 minutos. Com isso, o ponto interno da carne atingirá a cocção correta dentro do tempo.
- Tempo médio para cozinhar linguiça: em média, a linguiça não assa antes de 40 minutos. Logo, assim que inteirar 40 minutos, acompanhe a cor, consistência e suculência.
Não sei quanto a você, mas eu prefiro linguiça bem douradinha, então, sempre deixo entre 50 minutos e 1 hora, desde que o braseiro não esteja tão intenso.
Como saber se a linguiça já está pronta?
Tudo bem, você descobriu quanto tempo demora para assar linguiça na churrasqueira e seguiu tudo direitinho, certo? Contudo, o tempo já acabou e você ainda não sabe se a linguiça está boa? “Devo tirar ou deixar mais alguns minutos?”.
Bem, você não precisa se basear no achismo, pois existem pequenos detalhes que, se você observar, é como se a carne “falasse com você”. Eu gostaria de destacar aspectos como:
- A linguiça deve apresentar uniformidade na cor ao longo da superfície.
- Observe áreas queimadas e pontos com tom rosa, indica que está crua.
- Pressionar levemente a linguiça, onde ela precisa de certa firmeza que indica cozimento ideal.
- Na hora de cortar, avalie se o suco interno está claro, como uma gordura, caso esteja rosa ou avermelhado, volte à grelha.
- A forma mais confiável é com um termômetro culinário, a temperatura interna precisa marcar 70°C.
- Conforme o cozimento avança, a linguiça diminui de tamanho, pois perde líquido, o encolhimento mostra o ponto.
Será que pode furar a linguiça no churrasco para adiantar o cozimento?
Durante o preparo de linguiça na churrasqueira, é impossível não notar a formação de líquidos. Nesse momento, a tentação é furar a linguiça para eliminar o excesso, mas também agilizar o cozimento, certo? Não, está completamente errado!
Veja bem, o líquido que junta no cozimento é normal, pois a carne de porco tem uma quantidade elevada de umidade. Quando você fura, automaticamente o líquido escorre e a carne pode ressecar facilmente.
Portanto, deixe que a carne absorva lentamente o excesso de líquido, visto que isso traz mais umidade, suculência e sabor. E outra, a aparência da linguiça estourada não é nada apetitosa, concorda?
BÔNUS: existe diferença no tempo de cozimento das linguiças na churrasqueira?
Sem sombra de dúvidas, cada tipo de linguiça tem uma estrutura única, umidade em níveis distintos e espessura. Desse modo, se você assar tudo no mesmo tempo, é quase 100% de certeza de que algumas ficarão ressecadas ou cruas.
Por exemplo, a linguiça toscana tem quantidade maior de gordura em relação à carne, logo, cozinhe mais tempo. Em contrapartida, o tempo é infinitamente menor na linguiça de cordeiro, pois a carne é magra e não pode ressecar.
Relação de tempo de cozimento de linguiças na churrasqueira
- Linguiça toscana: devido à gordura, o tempo médio é entre 40 e 50 minutos, mas pode passar disso.
- Linguiça cuiabana: geralmente, a linguiça cuiabana leva queijo coalho e outros ingredientes menos tradicionais. Sendo assim, seu tempo na churrasqueira é menor, algo em torno de 25 a 35 minutos.
- Linguiça de frango: linguiça feita de carne magra precisa de menos agressividade na grelha. Então, calcule entre 20 e 25 minutos no máximo, mas acompanhe todo o processo.
- Linguiça de cordeiro: a carne de cordeiro é muito saborosa e potente ao mesmo tempo, além de um teor de gordura moderado. Via de regra, a linguiça é mais fina e fica pronta em torno de 15 a 20 minutos.
- Linguiça de javali: carne de javali na churrasqueira é tradicional? Ainda não, mas espere até experimentar a linguiça de javali, que leva cerca de 30 minutos para ficar sensacional.
Quer um segredo fantástico que se aplica a praticamente toda linguiça? Então, quando a carne atingir o ponto certo, abra a linguiça ao meio com uma faca e sele o interior diretamente na grelha. Além de agregar mais sabor, a cor fica irresistível:
Entender quanto tempo demora para assar linguiça na churrasqueira proporciona o churrasco perfeito
Conforme você prepara repetidas vezes, chega um momento em que você nem se preocupa mais sobre quanto tempo demora para assar linguiça na churrasqueira, pois só de olhar você vai saber se está no ponto que deseja.
Até lá, siga as dicas do conteúdo e fique de olho para não queimar, pois linguiça demora para chegar no ponto, mas quando chega, é um “tapa” para queimar.
Espero muito que tenha gostado das dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!