Sempre que surge aquela festa de final de semana, é comum a dúvida: quanto carvão para 1kg de carne é necessário para fazer o churrasco durar mais tempo?
Item indispensável para assar boas carnes e espetinhos, o carvão deve ser tratado com muito cuidado e seu cálculo pode ser o responsável pelo sucesso do evento.
Então, vou mostrar para você como calcular corretamente e trouxe dicas incríveis para fazer o carvão durar mais. Vamos conferir?
Como saber quanto carvão para 1kg de carne utilizar?
Somente os churrasqueiros mais experientes conseguem dizer com exatidão a quantidade de carvão ideal para manter a brasa quente. Porém, existem alguns macetes e truques que podem ajudar você a acertar nessa etapa.
Geralmente, os experts em churrasco sugerem o cálculo de 1kg a 1,5kg de carvão por quilo de carne.
Dessa forma, vamos supor que você planeje assar 4kg de carne, por exemplo, então a quantidade de carvão ficará entre o mínimo de 4kg de carvão e máximo de 6kg de carvão.
Contudo, alguns fatores podem influenciar diretamente, como é o caso de dias com temperaturas mais baixas. Isso porque o tempo frio exige mais carvão para manter a brasa ideal para assar carnes.
Além disso, avalie o tipo de carne e os acompanhamentos assados. Normalmente preparamos linguiças, queijos grelhados, legumes grelhados, pão de alho, entre outros.
Se você fizer espetinhos tradicionais de carne bovina, a quantidade de carvão será bastante diferente de assar a costela bovina, que é uma carne que exige mais tempo no fogo e, como consequência, mais carvão.
Outra forma de calcular o carvão é pela quantidade de pessoas presentes. Com isso calcule aproximadamente 6kg de carvão para cada 10 pessoas presentes no churrasco. Isso dá cerca de 2 sacos de carvão de 3kg cada.
Como fazer o carvão durar mais tempo?
Mesmo que seja essencial para um bom churrasco, é bom economizar sempre que possível. Para isso, a saída é fazer com que cada lasca de carvão adicionada à brasa seja preservada para durar por mais tempo, mas como fazer isso com eficiência?
Tudo se resume à quantidade de oxigênio entrando em contato com o carvão. Quanto maior o fluxo de ar direto na brasa, mais rapidamente ela queima.
Portanto, a alternativa certeira é regular principalmente a entrada lateral de ar. Procure regulá-las de modo que metade das saídas estejam fechadas, fazendo com que o carvão queime por mais tempo.
Por outro lado, não pense que não será preciso adicionar briquetes de carvão, ou seja, de hora em hora você precisa avaliar a temperatura e queima do braseiro.
Uma boa forma de fazer isso é determinar se as carnes estão demorando muito para assar.
Então, caso isso esteja acontecendo, certamente está precisando colocar mais lascas de carvão para queimar. Inclusive, siga os passos a seguir para mais resultados:
- Limpe as cinzas e sujeiras da churrasqueira para maior rendimento do calor.
- Crie uma pirâmide com lascas de carvão no centro da churrasqueira.
- Procure fazer ao menos 2 pontos de acendimento.
- Não esqueça de deixar espaços vazios para a circulação de ar.
Comprei carvão demais? Quanto rende um saco de carvão?
Se comprar carvão demais pode representar gastos desnecessários, deixar faltar também é tão ruim quanto, visto que pode arruinar a comemoração. Então, entender quanto rende um saco de carvão ajuda e muito a comprar a quantidade certa.
Atualmente você encontra sacos de carvão de diferentes pesos, ou seja, existem opções de 2kg, 4kg, 8kg, 10kg e até 20kg. Desse modo, cada opção pode render mais ou menos, especialmente a depender de sua qualidade.
A grosso modo, um saco de 4 kg pode suprir um churrasco com até 10 pessoas mais ou menos. Já o saco com 8kg atende facilmente comemorações com 15 a 20 pessoas e por aí vai.
E como já mencionei, considere sempre as carnes e acompanhamentos. Vai assar um cupim na brasa? Tenha sempre uma reserva de carvão para assegurar a carne no ponto certo. 😉
Qual o melhor tipo de carvão e dicas para escolher
É um erro muito comum achar que todo carvão é igual, e que comprar o mais barato é a melhor escolha. Porém, tenho que te dizer que não é bem assim. Basicamente você encontra 2 tipos de carvão: carvão vegetal e carvão briquete.
Carvão vegetal
O tipo vegetal é o mais comum e tradicional utilizado. Resultado direto da queima da lenha ou madeira, é mais barato e de alta disponibilidade no mercado. Entre suas principais características estão:
- Acendimento simplificado
- Quantidade necessária de calor gerado
- Braseiro de boa durabilidade
A escolha de uma marca de qualidade contribui até para o meio ambiente, pois são produtos de procedência e advindas de reflorestamento.
Carvão briquete
Já o carvão briquete é aquele com formato cilíndrico, composto em sua maioria por carvão, pó de serra e resíduos de madeira. Bastante ecológico, apresenta algumas características que deve considerar:
- Alta densidade.
- Exige mais tempo para formação de brasa.
- Acendimento demorado.
- Apresenta pouca fumaça.
- Depois de aceso sua queima é mais lenta e duradoura.
Viu só como é simples utilizar a quantidade adequada de carvão para seu churrasco? Para mais dicas importantes como essas, recomendo muito que você confira o Curso Mestre do Churrasco, pois traz dicas relevantes para seu aprendizado!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de hoje, não deixe de compartilhar e até a próxima!