Acertar na quantidade de sal por kg de carne pode ser um fator determinante para o sucesso e o bom aproveitamento em churrascos.
Isso porque degustar carnes com pouco sal é até tranquilo e dá para passar despercebido. Agora, errar ao temperar e deixar a carne super salgada é um caminho sem volta. Afinal, é quase impossível tirar o excesso de sal depois de assar.
Então, o ideal é procurar uma base para se apoiar sempre que for preparar um maravilhoso churrasco para família ou amigos. Pensando nisso, eu separei dicas sensacionais e sugestões exclusivas. Veja só!
Quantidade de sal por kg de carne: como calcular para 4 tipos de carnes diferentes
Quando o tema é tempero para churrasco, não há ingrediente mais utilizado do que o sal grosso. Entretanto, o ponto mais importante vai além do principal ingrediente no tempero.
Isso porque você tem que compreender que a quantidade de sal possui uma variação gigantesca. Por exemplo, quando você aprende como temperar picanha para churrasco, não usa a mesma quantidade de sal no frango.
O mesmo vale para carne de porco e peixe. Por conseguinte, cada tipo de carne tem um equilíbrio único na proporção de sal.
Portanto, fiz questão de separar as sugestões de quantidades de forma individual. Assim, os preparos em seu churrasco ou nas carnes para o dia a dia, ficam com o sal perfeito.
1. Quantidade de sal por quilo de carne vermelha
Começando pela queridinha dos churrascos, temos a carne vermelha como protagonista dos melhores churrascos. Seja com aqueles cortes dignos de churrascarias de primeira, como o Prime Rib, ou cortes econômicos, como a fraldinha.
Nesse contexto, temos duas formas de medir o sal equivalente a uma carne saborosa na medida:
- Medindo em gramas: a medida em gramas é de aproximadamente 18g de sal por quilo de carne vermelha.
- Medindo em colher: já na colher, você pode medir 1 colher (sopa) de sal por quilo da carne.
Entretanto, essas regras não se aplicam a todos os cenários. Por exemplo, vamos dizer que você optou pelo tempero lemon pepper. Geralmente, esse tempero industrializado carrega sal na composição.
Por consequência, a quantidade sugerida acima pode ser reduzida, de modo a contrabalancear o sal total da mistura. E isso vale para todos os temperos, inclusive os temperos naturais para carne.
Afinal, mesmo que não tenham sal, a exemplo do alecrim, tomilho e pimentas, seus sabores carregam nuances acentuadas. “E para mim que estou pensando em fazer costela, qual a quantidade de sal por quilo de costela?”. Excelente pergunta, vamos lá.
Por ser um corte com ossos e que tem composição mais robusta, utilize uma média de 30g de sal por quilo. E se eu te falasse que existe um preparo que leva 200g a 300g de sal na peça de costela?
Isso mesmo, apelidada de costela salina, é feita uma crosta com o sal grosso, não se preocupe, acompanhe os detalhes no vídeo abaixo:
2. Quantidade de sal por quilo de frango
Por incrível que pareça, a carne de frango pede mais sal que a vermelha. Dessa forma, se você está pensando em usar frango para churrasco, saiba que a média é de 20g de sal por quilo.
Mas lembrando, considere os outros ingredientes que possam prejudicar essa proporção. E no caso do frango, costumamos usar muitos componentes cítricos, especiarias marcantes como curry, cominho e açafrão.
Uma dica valiosa é preparar temperos líquidos e cremosos para frango, pois assim fica mais simples controlar o sal. “Então, já até comprei coxa e sobrecoxa, existe um bom tempero para essa carne que eu sei que é macia?”.
Sim, um tempero para coxa e sobrecoxa campeão, leva os seguintes ingredientes:
- 2 cebolas grandes picadas
- 5 dentes de alho processados
- Ervas finas, curry, açafrão e pimenta-do-reino
- 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco (ou vinho branco seco)
- Azeite suficiente para criar um mix de sabores
- Cheiro-verde a gosto
- 15g de sal (o restante dos ingredientes possui muito sabor)
Coloque tudo em uma vasilha grande e misture até incorporar os ingredientes. Como resultado, você terá um tempero cremoso, de muito sabor e com sal na medida. O suco de limão também favorece essa combinação, caso você prefira!
3. Quantidade de sal por quilo de carne de porco
Já para a de carne de porco para churrasco, muita gente recomenda colocar 18g de sal por quilo. Contudo, eu aconselho diminuir um pouco essa quantidade, por um bom motivo. Pensa comigo, dificilmente você tempera a carne de porco e assa.
Pelo contrário, o ideal é fazer uma daquelas marinadas de programas culinários. Com isso, a carne fica em contato com o tempero por muito mais tempo. Quanto mais sal, maior será a absorção da carne, por que correr esse risco?
Além do mais, utilize temperos mais naturais, sabores cítricos e ácidos. O sal entra como mero coadjuvante, pois descobrir como marinar carne de porco é estratégico e todo churrasqueiro deveria saber. Confira essa sugestão para um quilo:
- 1 colher (chá) de pimenta da Jamaica
- 2 ramos de alecrim
- 3 folhas de louro
- 5 dentes de alho inteiros ou amassados
- 200ml de vinho branco seco
- 250ml de água
- 1 colher (sopa) de sal (colher rasa)
- Suco de 1 laranja grande
Posso dizer com toda certeza que essa mistura é capaz de temperar qualquer corte suíno, do menor ao maior. Entretanto, o pernil na churrasqueira fica incrivelmente diferenciado, saboroso, suculento e irresistível com essa marinada.
DICA EXTRA: prefira usar o bife de pernil, que é aquele corte que pega da parte do osso e ainda tem uma camada de couro para pururucar!
4. Quantidade de sal por quilo de peixe
Por fim, chegamos na carne que representa a leveza e o sabor delicado no mundo churrasqueiro, o peixe. Pessoalmente, eu gosto apenas de dar uma espalhada de sal na carne, pois acredito que há ingredientes melhores para isso.
Não à toa, temos entre os melhores temperos para peixe:
- Lemon pepper.
- Limão siciliano.
- Suco de limão Taiti.
- Alecrim.
- Tomilho.
- Pimentas moídas em geral.
- Sálvia.
- Manjerona.
- Manjericão fresco.
- Manteiga de ervas.
Porém, caso você sinta necessidade de pesar o sal, saiba que algo entre 12g e 14g é suficiente para um quilo de peixe. Outro fator que deve levar em consideração, é que a maioria dos peixes assados ganham novos contornos com vegetais e legumes.
Inclusive, normalmente preparamos molhos, usamos cogumelos, brócolis, espinafre, entre tantas outras possibilidades saborosas.
Como fazer sal de ervas caseiro para mais sabor natural?
Deixei essa sugestão por último porque acho válido optar por temperos diferentes, ao invés do sal grosso e refinado apenas.
Que tal aprender a fazer um maravilhoso sal de ervas único? Que possa trazer tudo que busca num só lugar? Anote os ingredientes que precisaremos:
- 3 colheres (sopa) de ervas finas (coloque alecrim, orégano, tomilho, manjericão, manjerona e salsinha, tudo desidratado).
- 1 colher (chá) de sal marinho ou sal rosa do Himalaia (10g)
Tudo que precisa fazer é levar ao liquidificador ou processador até triturar bem estes ingredientes. Além destas opções, você ainda pode adicionar especiarias como, açafrão, pimenta-do-reino, noz moscada em pó, entre outras.
A partir desse sal de ervas você pode temperar todo tipo de carne para qualquer churrasco, demais não é mesmo? E outra, é viável fazer opções diferentes de sal de ervas, uma para cada tipo de carne, por exemplo.
Já anotou aí a quantidade de sal por kg de carne que você deve usar? Agora não tem mais erro, é só fazer aquele churrasco com os amigos e apresentar seus novos conhecimentos, boa churrasqueada!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se ajudaram você de alguma forma, compartilhe com outras pessoas, tem sempre alguém salgando demais as carnes por aí não é mesmo? Até a próxima!