Acertar na quantidade de camarão por pessoa é fundamental para garantir que todos consumam igualmente, mas também para economizar na compra.
O preço do camarão fresco tende a ser alto, exigindo um planejamento bem construído para evitar prejuízos. Isso é ainda mais importante quando a pessoa trabalha com frutos do mar e depende do cálculo preciso para atender seus clientes.
Porém, não se preocupe, pois montei o guia que ajudará você a entender quais fatores considerar ao calcular, além de dicas maravilhosas para ter melhor rendimento. Veja só!
Como calcular a quantidade de camarão por pessoa?
Do tradicional bobó de camarão ao risoto cremoso, do gratinado com legumes ao camarão frito na manteiga e alho. Sem contar a possibilidade de servir camarão inteiro, que é onde o prato esbanja sabor e criatividade.
Verdade seja dita, é possível ser um chef bem criativo e diferenciado ao incorporar o camarão nos preparos, não é mesmo? Contudo, uma coisa é comum até mesmo entre profissionais, que é acertar na quantidade por pessoa.
Essa tarefa pode parecer complexa a princípio, mas você pode começar a desvendar ao responder algumas perguntas, como:
- Qual prato será preparado?
- Qual a quantidade de camarão por receita?
- Terá acompanhamento para camarão?
- Já definiu o tipo de camarão a ser comprado?
- Serão descartados o rabo e a cabeça?
O tipo de camarão e a escolha do acompanhamento certamente são os fatores que mais influenciam no cálculo. Por exemplo, se você comprar um camarão maior o consumo será diferente de preparos com espécies menores.
O mesmo vale para cenários em que há acompanhamentos diversos, pois, a pessoa tende a diminuir o consumo específico do crustáceo. De todo modo, o ideal é considerar a seguinte relação:
- 1 camarão médio pesa em torno de 60g a 70g.
- Quando retiramos a cabeça, o rabo e a casca, esse peso cai para 40g.
- Para ter como base, o camarão pistola (tamanho grande) pesa cerca de 100g, mas é também um dos mais caros.
Então como calcular exatamente o consumo individual?
Dito isso, existe uma estimativa de que o adulto consuma em média 80g a 100g de camarão, especialmente quando é servido inteiro. No entanto, esse consumo pode diminuir quando há mais pratos servidos simultaneamente.
Nessa conta maluca, seria necessário oferecer em torno de 2 a 3 camarões médios por pessoa. Em contrapartida, caso trabalhe com camarões maiores calcule cerca de 1 camarão a 1 + ½ camarão por pessoa. Claro, assumindo também os pratos adicionais!
1kg de camarão serve quantas pessoas?
Agora que sabemos o consumo médio de uma pessoa, podemos elevar o grau de dificuldade. Isso porque quem trabalha com camarão geralmente faz a compra por quilo, não é mesmo? Além de render mais, costuma sair mais em conta.
Dessa forma, vamos manter o consumo médio em 90g por pessoa. Por consequência, 10 pessoas consomem cerca de 900g de camarão. Nesse sentido, 1 quilo de camarão atende aproximadamente 11 pessoas adultas.
DICA EXTRA: uma estratégia valiosa é ter uma margem extra de segurança. Assim, você resolve imprevistos que possam surgir, o ideal é trabalhar com 30% a mais, nesse caso, compre 1,3kg de camarão.
Quantos quilos de camarão para 20 pessoas?
Normalmente aqui estamos falando de uma festa ou buffet, onde o cozinheiro profissional fica responsável pela refeição de 20 pessoas. Podemos pegar o gancho do cálculo anterior, ou seja, sobre 1kg de camarão atender em média 11 pessoas.
Dessa maneira, a conta mais lógica é comprar 2 quilos de camarão para atender 20 pessoas. Entretanto, a margem de segurança de 30% se torna ainda mais importante quando falamos num número maior de pessoas.
Diante disso, não tenha medo de gastar um pouco mais, comprando cerca de 2,6 quilos de camarão. Você pode até mesmo pensar em fazer petiscos, a exemplo do espetinho de camarão, caso note que realmente sobrará camarão.
Como fazer o camarão render mais: 2 técnicas relevantes
“Ah, mas o camarão está caro demais, preciso dele para trabalhar e ainda assim garantir uma margem de lucro, o que fazer?”.
Empreendedores (as) que dependem de produtos com preço elevado, como é o caso das carnes vermelhas mais nobres, por exemplo, podem enfrentar desafios maiores.
O grande desafio está em assegurar a qualidade das receitas, com insumos caros e margem de lucratividade menor. É isso ou repassar os aumentos diretamente aos clientes, não é verdade?
E se eu te dissesse que é possível fazer o camarão render mais? Com isso você fortalece ganhos, a fim de planejar as estratégias de crescimento.
Mas se o objetivo é atender um almoço em família, por que não aproveitar para economizar também, não é mesmo? Para isso separei 2 sugestões!
1. Esticando o camarão
Essa é uma técnica interessante para quem trabalha com camarão em seu cardápio. Por exemplo, quando limpamos o crustáceo, retiramos pele, cabeça, rabo e vísceras, normalmente fazemos o camarão dobrado, correto?
Só que isso acaba exigindo mais unidades num mesmo preparo, em especial quando é enrolado para fritar. Em contrapartida, o que você pode fazer é o seguinte:
- Depois de limpo, posicione o camarão com a parte inferior apoiada numa bancada.
- Em seguida, comece a pressionar com cuidado cada “junta” ao longo do dorso.
- Esse movimento vai quebrar a estrutura que faz o camarão ficar enrolado.
- Como resultado, você terá camarões esticados e que podem ser preparados sem enrolar, reduzindo a quantidade por preparo.
Você sabe que funcionou quando ouve um estalo ao apertar, vou deixar um vídeo explicativo abaixo:
2. Utilizando o camarão por completo
Algumas receitas com camarão ficam melhores com partes como o rabo e a cabeça. Um bom exemplo é o camarão com molho branco cremoso com suco de limão, onde a apresentação sugere manter a cabeça.
Além disso, há também o camarão pequeno frito em que a parte do rabo fica muito saborosa, crocante e traz uma nova textura. Contudo, minha última sugestão é para que você aproveite as cascas e a cabeça para preparar um caldo ultra saboroso.
Aqui você pode utilizar também alho-poró e outros vegetais para extrair todo o sabor do camarão. O caldo pode ser usado em outras receitas, como na hidratação do risoto para a consistência ideal, mas com aquele saborzinho fantástico de camarão.
O importante mesmo é reduzir o desperdício e aumentar o rendimento dos alimentos.
E agora que você já aprendeu como calcular a quantidade de camarão por pessoa, é hora de diversificar nas receitas e oferecer as melhores experiências gastronômicas.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Como é um tema de muita procura, muitas pessoas têm dúvidas. Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para auxiliar outras pessoas e até a próxima!