Nem só de carne vermelha é feito o churrasco, e descobrir qual o melhor peixe para assar na brasa pode enriquecer a combinação de sabores e agradar mais gente.
Basicamente todo peixe pode ser grelhado ou assado na brasa, mas existem aqueles mais indicados, com menos espinhos e mais saborosos. Portanto, vou mostrar para você exatamente qual o melhor e como preparar com diferentes técnicas. Confira!
Qual o melhor peixe para assar na brasa?
Pergunta difícil de responder, pois questões como o tipo do tempero, quantidade de azeite e o peixe em si, influenciam no resultado.
A traíra, por exemplo, é um peixe muito saboroso e assado na brasa, então, fica ainda melhor. Porém, a quantidade de espinhos presentes na traíra acaba prejudicando a experiência.
Dessa forma, se eu tivesse que escolher apenas um, seria a sardinha ou tainha. Estes 2 peixes são bastante indicados, pois vão muito bem com praticamente todo tempero e têm boa resistência à brasa, entregando uma carne saborosa, suculenta e incrível. Inclusive, é bom seguir alguns cuidados quanto à sardinha e a tainha.
Experimente sardinha simples com sal, limão e especiarias
A sardinha deve ser comprada fresca e limpa, mas não é necessário retirar a pele antes, pois a pele impede o peixe de ressecar. É um peixe barato, fácil de encontrar e agrada a todos.
Além disso, é uma opção bem rápida e prática de fazer, bastando colocar sal, bastante suco de limão e especiarias, como Lemon Pepper, pimenta-do-reino e um toque de açafrão.
Quando direto na brasa, a sardinha leva em torno de 5 a 6 minutos de cada lado, ficando crocante, porém macia e muito saborosa.
DICA EXTRA: na hora de escolher, prefira sardinhas que estejam com os olhos mais brilhosos e guelra mais puxada para a cor vermelha, pois são indicadores de peixe fresco! 😉
Tainha é ideal para rechear
Já a tainha é um dos peixes mais utilizados na brasa, pois tem uma carne com um sabor bastante agradável e na medida. De fácil preparo, você pode fazer em filés ou assar o peixe inteiro, lembrando de comprar já limpo, mas também mantendo a pele, pois ajuda a manter a umidade da carne.
Uma boa sugestão, é comprar a tainha aberta, de modo a recheá-la com bacon, alcaparras e uma mistura de vinagrete. Para o tempero, utilize bastante azeite, pimenta-do-reino, sal e suco de limão para realçar o sabor da carne.
Se quiser variar no tipo de peixe, saiba que o atum e o salmão são duas opções maravilhosas para a brasa ou grelha, mas o cuidado deve ser maior, já que o salmão tem uma carne mais delicada.
Qual o melhor peixe para se fazer assado com poucas espinhas?
O churrasco envolve a presença de crianças? Ou os convidados não curtem muito peixes com espinhas?
Então, a alternativa mais segura é optar por um peixe com poucas espinhas, mas que também não deixem a desejar no sabor, não é verdade? Com isso, você tem uma grande variedade de peixes. Basta escolher um deles abaixo e conhecer os detalhes:
Vale lembrar que esses peixes possuem sabores mais suaves, ou seja, tenha atenção aos temperos e especiarias, pois costumam ser bem presentes na carne assada.
2 dicas rápidas para preparar peixe na churrasqueira
Seja na grelha ou na brasa, quando bem preparado o peixe pode ficar até melhor do que a carne vermelha. E para mostrar que isso é totalmente verdade, separei 2 métodos para fazer receitas incomparáveis de peixe assado.
1. Tambaqui recheado
Também conhecido como pacu-vermelho, o tambaqui é perfeito para grelhar ou assar na brasa, mas para essa sugestão, prefira a grelha. Com o peixe bem limpo, faça uma mistura de alho processado, sal, pimentão amarelo picado, cebola roxa picada, cheiro-verde picado e uma farofa da sua preferência.
Em seguida, coloque essa mistura dentro do peixe e costure. O toque final é besuntar com azeite e levar à grelha por cerca de 30 minutos ou até dourar. Você sabe que está no ponto quando a pele e o couro do peixe estão soltando.
2. Tainha grelhada suculenta com sabor de bacon
Compre a tainha limpa e aberta. Tempere todo o peixe com sal, azeite, molho ou creme de alho e pimenta-do-reino. Agora, faça cortes ao longo de toda a pele para que o sabor do bacon pegue na carne, cubra com tiras de bacon e amarre com barbante.
Por fim, leve à grelha entre 30 a 40 minutos, deixando assar bem para agregar todos os sabores e aromas. Depois é só degustar, essa receita é para tirar elogios dos convidados! 😉
O que fazer para o peixe não grudar na churrasqueira?
Essa é uma pergunta muito pertinente e vai ajudar você a aproveitar melhor seus assados. Portanto, existem inúmeras maneiras de “selar” a grelha da churrasqueira, conheça algumas:
- Fazer a limpeza da grelha com uma escova de aço e detergente neutro, eliminando resíduos e sujeiras.
- Usar azeite ou óleo vegetal para temperar, criando uma camada entre a pele e a grelha.
- Quando a grelha estiver quente, passe uma batata cortada ao meio, pois ela libera o amido e reduz o contato direto da carne ou pele.
E então, qual receita mais chamou sua atenção? A verdade é que todo peixe bem preparado rende deliciosos assados, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas para o preparo de peixes assados, compartilhe para que mais pessoas possam aproveitar uma carne mais saudável e até a próxima!