Qual a melhor carne para fazer carne de panela?

Por mais que a pressão amoleça qualquer carne, é interessante descobrir qual a melhor carne para fazer carne de panela.

Não tanto pela maciez e suculência, mas por aquele sabor perfeito, que nos faz fechar os olhos a cada mordida. E nesse momento, você tem uma infinidade de carnes à disposição, mas qual escolher? Qual corte fica melhor cozido? Vamos descobrir?

A partir deste conteúdo cheio de dicas incríveis, você encontrará a carne ideal para sua receita de arrancar suspiros. Vamos logo matar essa curiosidade? Confira!

Afinal, qual a melhor carne para fazer carne de panela?

Apontar num único corte que seja o melhor para pressão é uma missão quase impossível. É o mesmo que fazer alguém sugerir a melhor carne para churrasco, ou seja, fica complicado porque há opções demais.

Porém, como me comprometi a te ajudar com isso, vou fazer uma sugestão pessoal. Com isso, posso afirmar que uma das melhores carnes para carne de panela, é a carne acém. Isso porque, o corte conta com uma série de qualidades notáveis, como:

  • É um corte moderadamente magro.
  • Só que o marmoreio é presente e ideal para o cozimento na pressão.
  • Por conta disso, suculência e maciez são pontos evidentes na receita.
  • Devido ao osso do corte, o sabor é ressaltado e fica especialmente único no cozido.
  • Com uma quantidade considerável de colágeno entremeado, enriquece o caldo da carne com sabor e textura.
  • Preço atrativo em vista de cortes como a alcatra ou contrafilé.

Dentre todas estas qualidades, gostaria de destacar o colágeno. Quando a carne cozinha na pressão, o colágeno chega a derreter. Por conseguinte, sabor, textura e untuosidade, são transferidos ao molho da carne.

Não preciso nem dizer como isso deixa a receita muito, mas muito mais saborosa, marcante e espetacular, né?

Entretanto, não posso deixar de dizer que não é um dos cortes mais baratos, confesso essa desvantagem. Só que como o tema é a melhor carne para pressão, obviamente o preço não deve ser levado em conta.

“Certo, mas e se eu não achar esse corte para fazer acém na panela de pressão, qual seria um bom substituto?”. Separei outras opções a seguir.

5 cortes para variar e diversificar a carne de panela

É super recomendado conhecer os cortes de carne, não somente pelo sabor, mas pelo fator economia e transformação das receitas. E outra, a gente nunca sabe se vai encontrar o acém no açougue, ou seja, temos que ter uma “carta na manga”, sempre.

Nesse sentido, veja uma lista rica em cortes de carne vermelha que ajudam a render saborosas carnes de panela:

  1. Músculo bovino: se você procura preço baixo, qualidade e sabor, o músculo é sua melhor alternativa. Com uma quantidade elevada de colágeno, exige um pouco mais de cozimento para ficar ultra macio.
  2. Fraldinha: se a fraldinha fica maravilhosa na churrasqueira e proporciona receitas como fraldinha na airfryer, quem dirá na pressão. Pode ir sem medo, além de ser mais em conta que o acém.
  3. Paleta: opção pouco aproveitada nas receitas, a paleta bovina tem fibras longas e bastante gordura entremeada. Com isso, o cozimento na pressão é adequado para deixar macia e com um caldo fantástico.
  4. Ponta de peito: o peito do boi não é o corte mais macio. Mas a ponta do peito é muito boa como carne de panela. Com boa reserva de gordura, fibras mais firmes e compridas, chega a desmanchar na panela.
  5. Pescoço bovino: agora, se você procura uma carne mais barata com sabores agradáveis, o pescoço é sua pedida. Constituído de fibras musculares, gordura e tecidos espessos, esse leva tempo na panela.

“Esses dias atrás escutei alguém dizendo que ossobuco também fica bom, é verdade?”. Primeiramente, carne ossobuco é a mesma coisa que músculo, só que com osso. E sim, essa carne fica um espetáculo cozida!

Qual carne é melhor acém ou paleta para fazer na pressão?

qual a melhor carne para fazer carne de panela

Nossa, essa é uma pergunta bem complicada de responder. Primeiro porque a escolha é particular demais, considerando que são carnes diferentes, com preços e resultados distintos.

E outra, entenda que a paleta é composta por outros cortes, uma vez que falamos de uma peça inteira. Já o acém é um corte consolidado e tirado do boi para finalidades específicas, como o cozimento na panela.

Portanto, se eu tivesse que escolher, pagaria uns R$9,00 a mais no acém, pois o resultado é incomparável!

E sobre carne com osso, qual fica melhor e mais saborosa na pressão?

Fiz questão de deixar esse tópico em separado, pois carne com osso é um caso à parte, concorda? Quem nunca se esbaldou naquela costela que desmancha do osso, né?

Contudo, nesse universo entram cortes considerados mais gourmets, como o robusto prime rib, que é contrafilé com osso. Todavia, ninguém em sã consciência paga o “olho da cara” no prime rib para fazer cozido, é um “crime” isso.

Então, fique com a costela bovina, mais especificamente com a costela minga ou agulha. Uma dica pessoal: peça ao açougueiro para cortar para fazer na pressão. Dessa maneira, ele preserva a gordura, colágenos e boa porção de carne macia!

Receita prática de acém na pressão que é uma delícia

Bom, agora que você conhece qual é a melhor carne para cozinhar na panela de pressão, vamos à receita? Então, você achou que eu ficaria fazendo vontade aqui, falando desse e daquele corte suculento, mas não mostraria uma receita?

Se enganou, porque selecionei uma das minhas receitas preferidas e agora você aprende como fazer carne de panela de pressão. O melhor de tudo, de uma maneira diferente que não leva nem água!

Ingredientes

  • 1 kg de acém cortado em cubos médios;
  • 3 cebolas grandes cortadas em rodelas;
  • Azeite e manteiga a gosto;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Páprica doce, açafrão, curry e ervas finas a gosto;
  • 1 tomate grande picado;
  • Cheiro-verde picado a gosto.

Modo de preparo

  1. Besunte o fundo da panela com azeite ou manteiga;
  2. Em seguida, coloque a cebola no fundo, formando uma cama generosa;
  3. Agora, arrume a carne sobre a cebola;
  4. Feito isso, entre com os temperos e azeite para agregar os sabores;
  5. Cubra com o tomate picado e adicione mais azeite para deixar bem úmido;
  6. Nesse momento você vai fechar a panela e levar ao fogo alto até formar pressão;
  7. Assim que o pino começar a chiar, abaixe o fogo e conte entre 30 e 35 minutos;
  8. Por fim, desligue, deixando a pressão sair naturalmente, abra e sirva-se de uma carne muito saborosa.

Por que essa receita funciona sem água?

A panela de pressão é mágica, mas tem um processo por trás dessa “magia”. Em outras palavras, a panela precisa de umidade, não importando a fonte que a gera. Por exemplo, pode ser água, vinho, cerveja, caldo de carne e por aí vai.

Em vista disso, temos os vegetais que liberam água no cozimento, e aqui usamos a cebola e o tomate. Como consequência, os ingredientes liberam líquidos que formam o vapor e umidade ideais para cozinhar sua carne no ponto primoroso.

Bom, se você não acredita em mim, talvez o vídeo a seguir convença você, é só conferir:

Decidir qual a melhor carne para fazer carne de panela deve acompanhar nosso bolso!

Tenho comigo que as nossas receitas precisam casar com a nossa disposição financeira. Se hoje eu posso fazer o acém, perfeito, vamos lá que vai ficar demais. Agora, se o músculo é o que cabe no orçamento, está perfeito da mesma maneira.

O que quero dizer para encerrarmos, é não se ater apenas a um tipo de carne, quando na verdade, podemos economizar e preparar receitas igualmente excepcionais. Afinal, essa é a beleza da carne de panela, um preparo democrático e ultra versátil.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se elas foram válidas para você, por favor, compartilhe com mais pessoas e amigos, mostrando quais as melhores opções. Até a próxima!