Por mais que a costela bovina domine o churrascão da galera, muita gente ainda não sabe qual a diferença entre costela janela e minga. A única verdade absoluta é que ambas são deliciosas e suculentas, mas cada uma a seu método de preparo.
Dentre as principais diferenças, destaco a camada de gordura e a distribuição de carne e ossos, que as tornam únicas e especiais. Se você chega no açougue e congela na hora de escolher, confira as dicas e aprenda tudo sobre costela bovina!
Saiba qual a diferença entre costela janela e minga
Antes de entrarmos nos detalhes, é importante destacar que não há somente uma diferença entre as costelas. Pelo contrário, embora elas saiam de alguma porção da costela do boi, tanto textura e gordura quanto estrutura da carne, mudam bastante.
De modo geral, a costela minga possui maior cobertura de carne em relação à janela. A minga fica localizada na parte inferior da caixa torácica do animal e, geralmente, sua porção mais nobre envolve as 5 últimas costelas do traseiro do boi.
Além disso, a minga também é composta por um colágeno mais flexível, que derrete com certa facilidade no assamento. E como você bem sabe, toda costela depende de cocção lenta, ou seja, quebra-se o colágeno e a costela fica de desmanchar.
Outro aspecto que ajuda na identificação da minga, são os ossos mais largos e chatos, justamente pela sua posição na ponta da caixa torácica. Com isso, os ossos ficam no centro do corte e, por vezes, saltam para fora da extremidade da carne.
A costela janela, por sua vez, é igualmente saborosa e oferece qualidade no churrasco. Com isso, a janela é a parte central da ponta de agulha, geralmente rende assados maiores, tanto é que o pessoal faz no fogo de chão ou churrasqueira aberta.
Diferentemente da minga, a janela tem uma quantidade maior de gordura que envolve a carne, além de alto marmoreio. Por conta disso, seu sabor é uma verdadeira explosão no paladar.
Porém, é fundamental comprar costela janela de animais de qualidade, como a carne angus. Isso porque suas fibras tendem a ser ligeiramente mais firmes do que a minga. Então, um animal melhor manejado oferece carnes mais macias.
Vantagens da costela minga no churrasco + preparo ideal
Quando se trata de escolher diferentes cortes, costumeiramente eu pulo fora. Veja bem, no mundo do churrasco não deveria existir essa coisa de apontar um corte melhor do que o outro.
Mesmo porque toda carne tem uma combinação de vantagens que enriquecem as preparações. O mais importante é compreender estas vantagens, de modo a escolher o preparo correto. Confira tudo que a minga oferece:
- Camada mais alta de carne em relação à gordura.
- Você aproveita um marmoreio sensacional em bons animais.
- Considera-se a minga como uma carne gorda, perfeita para assados suculentos.
- Suas cartilagens são macias e o colágeno derrete com facilidade.
- O sabor é rico e distinto, principalmente com uma cocção lenta.
- Corte ideal para longas churrascadas e para quem ama costela bovina.
O preparo ideal da costela minga envolve um tempero simples, cocção branda e longa, papel-alumínio e paciência para que a carne derreta. Diante disso, prepare um mix de sal triturado, pimenta-do-reino e toque de chimichurri seco.
Espalhe o tempero por toda a peça e enrole-a várias vezes em papel-alumínio. Por fim, leve à parte mais alta da churrasqueira e acompanhe o cozimento.
BÔNUS: vale ressaltar, a minga possui uma cobertura conhecida como carne matambre, que é uma cobertura natural. Porém, o matambre exige cuidado extra, então, você deve quadricular antes de assar ou retirar e preparar separadamente:
Vantagens da costela janela no churrasco + preparo ideal
Já a costela janela é a escolha ideal para quem ama bom equilíbrio de carne, gordura e colágeno.
Isso porque a janela possui carne que envolve os ossos, gordura intramuscular, uma vantajosa camada de carne central e, sobretudo, aquela capa de gordura. Olha a quantidade de informação que ajuda você a comprar a melhor costela janela:
- Prefira a costela janela com 8 ossos, pois é onde está sua qualidade.
- A divisão entre gordura e carne é visível, logo, todos podem aproveitar a parte preferida.
- A cocção é longa, em alguns casos a janela assa por 8 horas.
- Quanto mais finos os ossos, maior qualidade tem a peça.
- A carne bananinha aparece na janela e deve ter uma porção de gordura entremeada.
O jeito certo de preparar costela janela é no espeto, com sal grosso e pimenta-do-reino moída e brasa constante. Aqui você pode fazer no fogo de chão ou diretamente no espeto, mas a brasa precisa ser branda e o tempo varia conforme o tamanho da peça.
Afinal, qual costela é mais saborosa? Janela ou minga?
Depois de mostrar qual a diferença entre costela janela e minga, não tenho pretensão alguma de dizer a você qual comprar. Pelo contrário, a graça da coisa é justamente explorar os cortes e preparar da sua forma.
Acredito que através das diferenças que eu apresentei fique mais fácil encontrar a opção certa para seu paladar. Lembre-se: quer comer mais carne e menos gordura? Então, vá de minga porque não tem erro.
Por outro lado, se assim como os gaúchos você gosta de “engraxar o bigode” com uma carne mais gorda, a costela janela é a pedida certa para um assado inesquecível, aproveite. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!