Provavelmente você já viu alguma feijoada com uma fatia bem generosa de laranja, né? Mas por que colocar laranja na feijoada?
Essa é uma pergunta que rodeia a cabeça de muita gente, principalmente àquelas não familiarizadas com o preparo do prato. Bom, como tudo na culinária, a laranja cumpre papéis fundamentais em diferentes aspectos, quer saber quais são?
Sendo assim, essa leitura é imperdível para você, pois juntei tudo que encontrei sobre essa combinação. Além é claro, de muitas dicas e informações exclusivas. Confira!
Afinal, por que colocar laranja na feijoada? 3 razões para fazer isso sempre!
Nem mesmo a feijoada com mocotó causa tanta estranheza nas pessoas quanto a receita com laranja. Na cabeça da maioria, isso nem faz sentido, pois falamos de um prato pesado e uma fruta consideravelmente ácida.
Entretanto, gosto de pensar que se até hoje a gente encontra essa combinação, certamente tem algo por trás disso, né? Pois saiba que realmente existem três aspectos ou vantagens nisso. Dois são bastante conhecidos, enquanto o último nem eu sabia.
Diante disso, se você já fez feijoada para 20 pessoas, onde o pessoal acabou de estômago pesado, recomendo acompanhar agora.
1. A laranja consegue diminuir a gordura do preparo
Começando por uma afirmação que muitos julgam ser um mito, a laranja consegue deixar a feijoada mais “magrinha”. E isso é ótimo para quem não economiza nas carnes para feijoada, apostando em todos os tipos possíveis, como:
- Carne seca.
- Costelinha suína defumada ou fresca.
- Lombinho de porco salgado.
- Língua, orelha, rabo e pé de porco.
- Joelho de porco.
- Bacon (geralmente gordo).
- Linguiça paio, calabresa ou fresca.
Você consegue imaginar a quantidade de gordura transferida ao molho por cada uma destas carnes gordas? Já pensou não fazer nada a respeito e continuar o preparo, como sua feijoada pode ficar indigesta?
Então, a laranja entra como uma aliada para diminuir o nível de gordura do preparo. E isso só é possível porque a fruta é rica em pectina e fibras. Esses dois elementos são eficientes em ajudar o nosso organismo a absorver menos gordura.
Inclusive, deixam nossa digestão mais fácil e rápida. Além do mais, alguns profissionais da cozinha afirmam que a laranja retém gordura quando feita diretamente na feijoada. É como se fosse uma “esponja” que puxa gordura.
“Pronto, vou cozinhar as carnes para feijoada diretamente no preparo, depois é só servir uma laranja que está tudo bem”. Vale ressaltar que a laranja não é uma fruta mágica.
Logo, você tem que aferventar as carnes para eliminar o excesso de gordura. Afinal, a laranja ajuda, mas não resolve completamente o problema da gordura!
2. Embora ácida, laranja tem propriedades que reduzem a acidez da feijoada
Pode soar até irônico dizer que determinado ingrediente cítrico, é capaz de diminuir a acidez de uma receita, né? A composição da laranja deixa o caldo da feijoada mais equilibrado, ao passo em que transfere suas propriedades.
E uma das grandes vantagens, é que você não fica horas lembrando da feijoada que comeu no almoço. O mesmo acontece com a linguiça frita quando não damos uma boa escaldada nela.
Contudo, para conseguir esse efeito é fundamental adicionar ao preparo, ou seja, servir depois não cumpre a finalidade. Dessa maneira, faça questão de colocar alguns pedaços cortados, que é para ativar essa qualidade da fruta.
DICA EXCLUSIVA PARA USAR A LARANJA: veja a melhor forma de incorporar a fruta
- Mantenha a casca da laranja.
- Agora, corte a fruta em 4 partes iguais.
- Porém, não é preciso descer até o final a ponto de separar.
- Em seguida, junte ao preparo e cozinhe por aproximadamente 30 minutos.
- Por fim, retire e descarte a fruta, pois todas as qualidades foram passadas para o molho.
A proporção ideal para não exagerar no toque cítrico, é colocar cerca de 1 laranja para cada quilo de feijão. Seguindo essa dica, sua feijoada ficará muito mais balanceada, saborosa e menos pesada no estômago.
3. A laranja na feijoada potencializa maior absorção de ferro pelo organismo
Tenho certeza que você sabe que o feijão é um alimento rico em ferro, não é mesmo? Então, você automaticamente pensa nas vantagens de consumir feijão preto, mas você sabia que nosso organismo não aproveita este benefício?
Não é que ele não absorve nada, mas puxa pequenas quantidades. Isso acontece porque, embora o feijão tenha alto nível de ferro, o organismo não absorve o ferro em estado férrico.
Por outro lado, o ácido ascórbico presente na laranja realiza a quebra da molécula do ferro em estado férrico. Por sua vez, o ferro se transforma num elemento ferroso, e aí sim nosso organismo absorve em grandes quantidades.
“Nossa, mas será que compensa colocar laranja no preparo apenas por causa disso?”. Aqui está a maravilha de combinar laranja e feijoada para essa finalidade, pois você não precisa incluir no preparo.
Desse jeito, após comer feijoada você consome uma boa e suculenta fatia suculenta de laranja que dá na mesma. Apesar de que você não aproveitará a redução de gordura que a laranja proporciona, mas fica a seu critério!
DICA EXTRA: conheça outro ingrediente que pode diminuir a gordura da feijoada
O ingrediente a seguir é polêmico, mas acompanha naturalmente a feijoada, não no preparo, mas sim para “abrir o apetite”. Estou falando da cachaça, que é um ingrediente com grande capacidade para diluir a gordura.
E mesmo que você não beba, adicione sem medo, visto que o álcool evapora e não sobra nenhum gosto residual. Para receitas grandes, utilize cerca de 1 + ½ dose, mas também não exagere.
Do contrário, você precisará cozinhar mais tempo para eliminar o álcool.
Aliás, quase ninguém sabe que a cachaça pode se tornar um excelente tempero para feijoada, ainda mais com:
- Cebola cortada ao meio
- Ramo de ervas como tomilho, salsinha e louro fresco
- 1 cabeça de alho com casca
- 1 laranja cortada
Uma ideia bacana de fazer, é cozinhar carnes firmes, como pé, orelha, carne seca e couro do bacon. Daí você coloca todos os ingredientes da lista e cozinha por 70 a 80 minutos, fica maravilhoso.
Pode colocar uma laranja inteira na feijoada?
Como vimos até aqui, você pode colocar da forma como preferir, mas primeiramente avalie seu preparo.
Por exemplo, tem gente que adora fazer a laranja mais picadinha e preparar junto. Enquanto outras sequer colocam a laranja próxima da panela, é tudo questão de gosto.
Eu particularmente adoro, pois acho que dá mais uma camada de sabor, contanto que cumpra o objetivo na receita. Nesse caso, vamos supor que você queira apenas diminuir a gordura.
Então, coloque inteira ou parcialmente cortada, assim a fruta puxa parte do excesso gorduroso. Ah, você prefere servir com a laranja porque entende que agrega mais valor ao prato?
Sendo assim, pique em pedaços menores e prepare junto com os ingredientes para feijoada. E outra, se alguém não gostar da laranja é só retirá-la, colocar de ladinho e apreciar uma refeição divina.
Além do que, podemos contornar esse cenário com um bom acompanhamento para feijoada, não é verdade?
Conseguiu entender bem por que colocar laranja na feijoada?
Olha, a laranja acaba sendo um ingrediente indispensável de qualquer receita de feijoada tradicional. Todavia, quem aprende a usar nas variadas versões de feijoada, dificilmente deixa de usar a laranja.
Afinal de contas, são muitas as vantagens expressivas que contribuem para um prato ultra suculento, cremoso e rico em sabores. E agora você sabe exatamente como usar e a razão disso, né?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as com os amigos nas redes sociais. Dessa maneira você contribui para que mais pessoas façam e se deliciem com feijoadas de respeito. Até a próxima!