Se você também se pergunta se pode congelar frango temperado, saiba que está no caminho certo, pois o congelamento correto é parte fundamental para uma receita perfeita.
Como há muita informação disponível, as pessoas interpretam de diferentes formas, originando assim certos mitos sobre o armazenamento correto. E olha que para quem trabalha no setor alimentício, o congelamento é uma estratégia indispensável.
Foi pensando nisso que escolhi ótimas dicas para ajudar você a “se encontrar” na hora de congelar corretamente o frango. Confira!
Afinal, pode congelar frango temperado com segurança?
“Ah, já que temperou, agora não pode mais congelar”. “Se congelar com esse monte de tempero, a carne vai estragar”. “O tempero diminui o tempo de conservação do frango e acaba estragando a carne”.
Quantas dessas afirmações você já escutou? Sabia que nenhuma delas faz o menor sentido? Então, sim, é possível congelar carne de frango temperada e ainda assim aproveitar uma carne fresca e ultra saborosa.
Isso porque, diferentemente dos cortes bovinos, onde o manuseio e os temperos influenciam na preservação da carne, devido à composição mais sensível, o frango aceita bem essas condições.
Contudo, isso deve ser feito com todo cuidado desse mundo, com extrema limpeza e com o armazenamento adequado.
Então, aqui estou falando da embalagem utilizada para congelar a carne, ou seja, tem que ser bem fechado e deve suportar baixa temperatura, o que nos leva ao próximo tópico.
Como congelar o frango temperado com segurança?
Existem inúmeras formas de congelar o frango, e cada uma vai de acordo com a sua necessidade.
Há quem utilize potinhos próprios para congelamentos, outros gostam daqueles saquinhos para alimentos, além daqueles que preferem embalagens “zip lock”, embalagens que possuem fechamento hermético e são mais recomendadas.
Desse modo, independentemente do recipiente utilizado para o congelamento, veja o passo a passo:
- Primeiramente, lave e limpe a carne, retirando gordura, excesso de pele e resquícios de cartilagem.
- A limpeza é muito importante, pois estende o congelamento.
- Corte da forma como preferir, podendo ser em cubos, filés ou tiras.
- Prepare a mistura do tempero, que pode ser um mix cítrico.
- A textura ideal para o tempero é formar uma pasta cremosa, de modo a espalhar pela carne.
- Coloque a carne na embalagem, adicione esse tempere, misture bem para incorporar e feche.
- No congelador, planeje a disposição dos saquinhos, a fim de não atrapalhar no dia a dia.
- Uma combinação excelente para congelar com máxima proteção, é colocar plástico-filme entre os filés e levar em saco zip lock.
DICA EXTRA: prefira utilizar líquidos cítricos na temperagem, como o limão ou ácido como vinagre, pois ajuda a manter sabor, preserva melhor a carne e prolonga o congelamento. Aliás, a carne absorve grande parte do sal, logo, não exagere.
Quanto tempo dura o frango temperado congelado?
Se você tomou todos os cuidados ao limpar a carne, temperou com as mãos higienizadas, caprichou no tempero com limão ou vinagre e tem a embalagem certa, o prazo de congelamento seguro é de 30 dias.
Há quem diga que dura até mais do que isso, mas por segurança e, sobretudo, pelo sabor do alimento, não passe desse prazo.
Afinal, o tempero acaba perdendo certas características conforme o tempo passa. Sendo assim, pode ser necessário dar mais uma “demão” de tempero antes do preparo.
DICA EXTRA: muitas pessoas não gostam do cheiro de frango cru, principalmente quando descongelado. Então, coloque 2 litros de água e ½ copo americano de vinagre, deixando a carne crua marinar por 5 minutos. O vinagre elimina o cheiro, resquícios do “grude” e ajuda a preservar.
Qual a melhor forma de congelar frango cozido?
Se alguma vez você já ouviu alguém dizer que deixou o frango congelado por três meses, saiba que essa pessoa não estava louca, mas o frango em questão, certamente estava cozido e isso ninguém comenta.
Assim sendo, ao cozinhar e temperar o frango da forma tradicional, automaticamente você estende o prazo de validade da carne congelada. Isso mesmo, é possível deixar o frango cozido e congelado por até 90 dias.
Embora a maioria acredite que não tem necessidade disso, é possível. Contudo, saiba que o frescor da carne será outro e a textura pode ser levemente alterada.
Portanto, considere todos os aspectos, ainda mais se você trabalha com espetinhos de frango, por exemplo.
O congelamento também é válido para marinada de frango?
Sim, é possível congelar frango temperado em marinadas. Na realidade, é até recomendado para quem vende o tradicional espetinho de frango, pois traz muito mais sabor e garantia de satisfação para o cliente.
O processo é o mesmo, ou seja, você limpa, corta a carne em cubos no tamanho ideal para espeto e prepara a marinada. Depois disso, coloque o frango em saquinhos com fechamento hermético, adicione boa porção da marinada e leve para congelar.
Conheça, a seguir 4 ótimas receitas para marinar frango, dá uma olhada:
- Marinada de mostarda e mel.
- Marinada de vinho branco, extrato de tomate, azeite e especiarias.
- Opção de marinada com vinagre balsâmico e especiarias.
- Limão siciliano para trazer frescor ao espetinho de frango.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar e até a próxima!