Se você também se pergunta se pode assar frango em travessa de vidro, saiba que encontrou o lugar certo para esclarecer essa e outras dúvidas pertinentes.
O refratário é indispensável na cozinha, já que agiliza muito na hora de preparar deliciosas receitas. Porém, como tudo na cozinha, é um utensílio que merece certa atenção, pois o uso indevido pode ocasionar grandes problemas.
Confira ótimas dicas separadas com exclusividade para ajudar você a tirar o máximo proveito das facilidades do dia a dia. Acompanhe!
Pode assar frango em travessa de vidro?
Sim, você pode utilizar a travessa de vidro para assar as mais variadas receitas de frango. No entanto, nem tudo é tão simples assim, pois existem muitas qualidades de travessas, diferentes composições, e nem todas “interagem” tão bem no forno.
Na realidade, grande parte das travessas encontradas no mercado são desenvolvidas com o único objetivo de suportar temperaturas altas, como no forno, mas também variações negativas, como quando levamos no freezer.
Então, como saber se a minha travessa pode ser levada no forno? Simples, ao comprar uma travessa, certifique-se de estar comprando uma travessa refratária, pois essa é própria para aguentar o impacto da alta temperatura.
Sempre que você aprecia um bom fricassé, um petisco assado, uma lasanha deliciosa ou até mesmo um escondidinho cremoso e suculento, saiba que certamente aquela refeição foi feita em uma travessa como essa.
Mas por que utilizar a travessa de vidro ao invés da antiaderente de teflon?
Essa é uma pergunta bem complicada de ser respondida. Digo isso porque cada pessoa tem uma forma de cozinhar. Há quem não troque por nada a assadeira de teflon, enquanto outras só fazem na de vidro.
Entretanto, temos que considerar o seguinte: quando uma lasanha de frango é feita no refratário de vidro, vai dizer que ao tirar do forno, sua boca não começa a salivar de imediato?
Pois então, o objetivo do vidro aqui é instigar a vontade de apreciar mesmo antes de ser servido à mesa. Isso sem contar que é muito mais prático para lavar, mesmo riscado não impacta no desempenho e tem alta durabilidade.
Como assar frango utilizando travessa de vidro: 14 receitas que dão super certo
Então, não existe um jeito certo de utilizar a travessa de vidro, pois o modo de preparo dos pratos se assemelha muito às outras formas no mercado. Com isso, tudo que você imaginar é possível fazer.
Para ilustrar bem essa afirmação, separei algumas ideias de receitas com frango que ficam até melhor na travessa de vidro:
- Frango gratinado com molho de azeitona e queijo parmesão ralado.
- Frango inteiro na cerveja assado com batata e cenoura.
- Petisco de frango assado com cogumelos frescos e bacon.
- Coxa e sobrecoxa assado com molho de cogumelos e tomate seco.
- Coxa de frango assada com molho de mostarda e mel.
- Frango à parmegiana gratinado com queijo artesanal.
- Escondidinho de frango desfiado com purê de mandioquinha.
- Frango cremoso com batata rústica gratinada e farofa de bacon.
- Peito de frango suculento assado com legumes grelhados.
- Assado de frango em tiras com brócolis na manteiga e alho-poró.
- Filé de frango no forno com crosta de Panko temperada com ervas.
- Espetinho de frango ao forno com molho de ervas e batata ao murro.
- Asinha de frango assada com molho barbecue.
- Asinha de frango assada com molho de laranja agridoce.
Uma dica de ouro que lhe dou por experiência própria, é ter atenção à cremosidade da receita. Grande parte das pessoas reclama, dizendo que preferem teflon porque não gruda e não queima.
Sempre que for utilizar a travessa de vidro, tenha certeza de que há algum tipo de molho ou algum líquido que se formará no cozimento. Isso é fundamental para que não grude e queime.
Aliás, isso também pode acontecer em outras formas, basta fazer uma lasanha de frango mais seca, ou seja, o fundo certamente vai dar aquela “grudadinha”, é normal e acaba formando ainda mais sabor no prato.
4 cuidados com a travessa de vidro para mais segurança
Rachaduras e trincas são problemas comuns entre as travessas de vidro. Porém, tais problemas não significam necessariamente que é um material de baixa qualidade.
Isso porque muitas vezes estão associados ao descuido e falta de atenção no manuseio.
Um bom exemplo disso é quando a forma de vidro trinca quando a pessoa tira da geladeira e já coloca no forno, não há material que suporte o choque térmico, não concorda? Diante disso, separei 4 dicas bem práticas de conservação e segurança:
- Tenha cuidado ao levar no forno, evitando tirar da geladeira e colocar para esquentar.
- O mesmo vale para superfícies frias ao retirar do forno enquanto ainda está muito quente, o choque térmico faz trincas e inutiliza a travessa.
- Na hora da lavagem, deixe de molho antes e certifique-se de não utilizar nada abrasivo, pois com o passar do tempo isso enfraquece o vidro.
- Prefira investir alguns reais a mais por uma travessa de qualidade, pois aí sim você tem utensílio por muitos anos.
O que vale mesmo é experimentar sempre receitas diferentes, pois a diversidade de receitas com frango aliada à praticidade da travessa de vidro é o que realmente facilita o dia a dia.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas. Até a próxima!