Se você é daquelas pessoas que sempre esquecem que a picanha suína é maravilhosa e rende receitas incríveis, vai se impressionar com as dicas aqui.
Todo mundo só sabe falar da picanha bovina, da maciez e capinha da gordura, mas é o corte suíno que oferece ainda mais vantagens, como assar na grelha, preparar com suculência no forno ou quem sabe fazer na churrasqueira elétrica, que delícia.
Pensando nisso, selecionei receitas saborosas e dicas ótimas que você só encontra aqui. Confira!
5 receitas de picanha suína para destacar o corte
É comum a pessoa desistir da picanha de porco logo na primeira vez de preparo, mas não por falta de sabor e maciez, mas sim porque essa é uma carne que pede um preparo bem à risca, pois resseca facilmente e pode acabar sem sabor.
1. Picanha de porco simples
Nessa primeira receita, a ideia é fazer uma picanha na frigideira e finalizada no forno. Faça riscas com a faca ao longo da gordura, de leve para não rasgar, repita o processo dos dois lados da gordura.
Em uma frigideira em fogo médio, coloque a peça com a gordura para baixo. Depois de 5 minutos e com a gordura dourada, adicione 4 dentes de alho com casca quebrados com a mão e 2 ramos de tomilho.
Em seguida, vá regando a carne com a gordura, assim que ficar com aspecto esbranquiçado e cozido, vire e deixe fritar. Ah, continue regando a gordura com o óleo sem parar. A intenção é dourar completamente as laterais.
Por fim, finalize no forno a 200° por 10 minutos para uma carne bem passada ou 6 minutos para uma picanha ao ponto. Corte, tempere com sal, pimenta-do-reino e está pronto! Veja o vídeo da receita:
DICA EXTRA: para saber se a picanha está no ponto, introduza uma faca fina na lateral até chegar ao meio e deixe 3 segundos. Retire e coloque sobre o lábio, se estiver quente chegou no ponto, morno precisa de mais tempo e frio está crua!
2. Receita de picanha assada com molho tradicional de laranja
É muito provável que você já tenha comido pernil na laranja, mas essa sugestão de picanha marinada no molho de laranja é uma coisa especial, anote os ingredientes:
- 1 picanha suína;
- 200ml de suco de laranja;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 3 colheres (sopa) de mostarda.
Com a picanha em temperatura ambiente, faça furos na peça e reserve. No liquidificador, coloque o suco de laranja, cebola, alho, sal, mostarda e pimenta-do-reino, bata até homogeneizar.
Em seguida, coloque a carne em um saco para alimentos e despeje a mistura do molho, feche e deixe marinando na geladeira por 3 horas.
Agora, forre uma forma com papel-alumínio, coloque a carne, despeje o molho da marinada, feche com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180° por 2 horas. Por fim, retire o papel-alumínio e volte ao forno até dourar!
DICA EXTRA: pegue o caldo que sobrou do cozimento, leva em uma panela, adicione 1 colher (sopa) de farinha de trigo, mexa até engrossar e espalhe sobre a carne, fica incrível!
3. Receita de picanha com batata grelhada na mostarda
Agora que você tem a base da receita de picanha, é hora de conhecer essa sugestão fantástica. Com isso, tempere a peça com bastante azeite, sal, alho e manteiga, levando na grelha até ficar no ponto.
O pulo do gato dessa receita, está em grelhar mini batatas até dourar. Em seguida, transfira para uma tigela, adicione sal, pimenta-do-reino, mostarda, alho picadinho, azeite, uma colher de vinagre e cheiro-verde picado a gosto. Tenho que dizer, esse acompanhamento para churrasco é um dos melhores.
4. Receita de picanha suína com manteiga temperada
Quer uma receita que lembra bastante a picanha bovina assada? Então, você precisa aprender essa sugestão de manteiga temperada.
Para a picanha não há segredo, basta cortar em bifes médios, temperar com sal grosso e levar à churrasqueira por 15 minutos de cada lado. Entretanto, para a manteiga será necessário:
- 1 barra de manteiga em temperatura ambiente
- 4 dentes de alho picados
- 1 pimenta dedo-de-moça picada (sem semente)
- Salsinha, azeite, pimenta-do-reino e manjericão a gosto
Em uma tigela, coloque os ingredientes sobre a manteiga e misture muito bem. Por fim, sirva sobre a picanha suína. Essa combinação vai se tornar a estrela do seu churrasco!
5. Picanha de porco assada no espeto à pururuca
Sem muito segredo aqui, espete sua picanha de porco, tempere com um mix de sal e pimenta-do-reino triturado, colocando boa quantidade, pois perde-se bastante na churrasqueira.
Em seguida, coloque a uma altura de 40cm da brasa com a carne virada para baixo. Asse por aproximadamente 25 minutos e vire para pururucar o couro. A parte do couro deve ficar crocante e cheia de bolhas.
Dependendo da temperatura da brasa pode levar mais ou menos tempo, mas algo em torno de 20 minutos devem ser suficientes. Retire, dê 2 minutos de descanso e pode cortar para servir, confira o vídeo:
DICA EXTRA: corte um limão Taiti ou siciliano e esprema com a carne ainda quente, fica incrível!
O que comer com picanha suína?
Qualquer uma destas receitas que mostrei dispensa acompanhamentos, porém, um sabor extra é sempre bem-vindo, não é verdade? Sendo assim, veja alguns complementos para servir com a picanha:
- Mandioca assada com ervas.
- Batatas assadas com tomilho e manjericão.
- Legumes grelhados na churrasqueira ou assados no forno.
- Recheio de bacon, queijo e requeijão para picanha de porco recheada.
- Molho de abacaxi.
- Molho de vinho cremoso para picanha de porco.
- Vinagrete de azeitonas pretas e verdes.
- Purê de batata com bacon defumado e cebola roxa.
Tenho certeza de que agora seus assados de picanha suína nunca mais serão os mesmos. Então, experimente cada uma das sugestões, faça substituições, coloque seu tempero pessoal ou adicione temperos naturais para carne. Enfim, não há limites!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas não esqueça de compartilhar nas redes sociais, combinado? Até a próxima!