Assar picanha na churrasqueira é bom, mas a receita de picanha no forno consegue trazer ainda mais sabor, pois abre o leque de ideias para novos ingredientes.
Quem nunca viu alguém falando que comeu aquela picanha na mostarda de derreter na boca, ou aquele assado de picanha com crosta de manteiga e alho que faz qualquer carnívoro salivar, não é mesmo?
Pensando nisso, fiz a melhor seleção que você poderia encontrar, pois procurei variar bastante, tanto nos temperos quanto nos acompanhamentos. Confira!
5 receitas de picanha no forno para mais suculência e sabor
1. Preparo simples de picanha assada no forno
Decidi focar em um preparo simples inicialmente, pois acredito que pode servir como base para as próximas receitas, então, você precisará:
- 1 picanha de 1kg;
- 4 claras;
- 1 kg de sal grosso;
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
- 6 ramos de tomilho fresco a gosto.
O ponto central dessa receita está em preparar uma crosta de sal grosso para vedar completamente a picanha, evitando a perda de líquidos e maciez.
- Coloque todo o sal grosso em uma tigela, adicione as claras de ovos e a farinha de trigo.
- Em seguida, misture muito bem com uma colher até ficar homogêneo, formando uma “argamassa”.
- Agora, coloque 1/3 dessa mistura na forma, servindo de cama para a carne.
- Acrescente os ramos de tomilho sobre essa base.
- Na sequência, seque a picanha com um pano para reduzir a umidade.
- Posicione a picanha sobre a base e acrescente o restante da mistura com sal.
- Vá moldando o sal em torno da picanha, formando assim um casulo.
- Por fim, leve em forno preaquecido a 200° por 40 minutos para uma carne ao ponto.
- Retire do forno, deixe descansar, quebre a capa de sal e está pronto para servir.
Apesar de a picanha não ficar com aspecto de tão assado, o sabor fica magnífico. Além do mais, sempre é possível preparar um molho para carne que dê mais sabor e cor, não é mesmo? Confira a receita na íntegra:
2. Receita de picanha de forno com tempero de sal e ervas
Você sabia que com uma picanha de 1kg, alecrim, pimenta-do-reino e sal grosso, é possível fazer um assado incrível?
Pois bem, faça cortes sobre a gordura em formato de quadriculado para a carne absorver os temperos. Depois disso, aqueça azeite na frigideira para selar a peça, colocando a gordura para baixo até dourar.
Faça o mesmo com o outro lado, lembrando que a frigideira precisa estar bem quente, reserve a carne na forma que vai assar.
Enquanto a carne descansa, triture sal grosso, alecrim e pimenta-do-reino. Por fim, envolva a carne com sal temperado e asse a 200° por 20 a 25 minutos. Retire, cubra com papel-alumínio e deixe descansar por 15 minutos.
3. Picanha de forno assada no saco
O papel-alumínio acabou, mas tem saquinho de assar sobrando? Sem problemas, pois dá certo também. Os ingredientes para temperar a carne ficam a seu critério, mas aqui está uma sugestão:
- 1 peça de picanha
- 1 cebola grande ralada
- 5 dentes de alho
- Sal, pimenta-do-reino, alecrim e manjericão a gosto
A primeira coisa é fazer cortes ao longo da capa de gordura, para facilitar a entrada de temperos. Depois é só “esfregar” o restante dos temperos, regar com bastante azeite e colocar no saquinho próprio para assar.
O ideal é usar aqueles que vêm com o lacre para fechar. Então, coloque a carne temperada e deixe descansando 1 hora na geladeira. Agora, retire do refrigerador, espere chegar em temperatura ambiente e vamos assar.
Em forno preaquecido a 200°, deixe assar por 50 a 60 minutos. Retire do saquinho, transfira para uma assadeira e leve ao forno por mais alguns minutos para dourar. Assim que tirar do forno, deixe descansar por 10 a 15 minutos e sirva-se.
4. Picanha de forno com shoyu e cebolas assadas
Essa sugestão parece muito com outras receitas de carne assada com molho, sabe quando colocamos batatas, cenouras e cebolas para assar junto? Então, só que a ideia é assar a cebola com a carne apenas.
O tempero fica bem a seu gosto, mas utilize bastante alho, cebola picada, pimenta-do-reino, azeite e um toque de shoyu. Se preferir, dê uma selada na carne para trazer mais suculência e leve para assar até dourar e ficar com um aroma irresistível.
5. Picanha assada no forno com manteiga de alho
Essa receita é para quem sempre ouviu falar daquela famosa pasta de manteiga com alho, mas nunca soube fazer, anote tudo:
- Sal grosso, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
- 4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 10 dentes de alho processados
Antes de mais nada, faça cortes sobre a gordura, mas diferentemente de outras receitas, aqui você entra fundo com a faca até chegar na carne. Isso porque é importante que a manteiga alcance toda a extensão da peça.
Em seguida, tempere a picanha com sal, pimenta-do-reino e açafrão. Feito isso, coloque a manteiga em uma tigela, adicione o alho processado e uma pitada de pimenta calabresa, misturando até homogeneizar.
Por último, coloque a manteiga sobre a gordura e espalhe por todos os vãos da picanha. O trabalhão agora é assar em forno preaquecido a 200° por 30 minutos. Depois aumente para 250° e finalize por mais 10 a 15 minutos para dourar.
O toque de mestre pode ser um molho madeira, uma redução de vinho tinto juntamente com o molho da assadeira e, claro, uma salada bem refrescante com rúcula e acelga.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe nas redes sociais. Até a próxima!