Picanha com sal grosso: Receita para fazer no forno

Preparar picanha com sal grosso não é nenhuma novidade que muda a vida das pessoas, mas quando você descobre que a receita é feita no forno e leva uma camada generosa de sal grosso, dá até para se questionar se isso realmente funciona.

Resolvi falar sobre isso porque eu sinto que muita gente não sabe como salgar picanha com sal grosso. Porém, sempre que eu toco no assunto da crosta de sal, muitos arregalam os olhos e afirmam que isso tem tudo para dar errado.

Acompanhe neste conteúdo, uma receita sensacional de picanha com crosta de sal grosso no forno. É diferente e vai surpreender seu paladar, eu não perderia as dicas!

Entenda como fazer picanha com sal grosso de um jeito surpreendente

picanha com sal grosso

Essa é uma daquelas receitas que você tem que fazer para crer, porque só na teoria não entra na cabeça. Inclusive, eu tive que reproduzir em casa, pois achei que já tinha visto de tudo. E eu na minha inocência de achar que a receita mais estranha tinha sido a da picanha enterrada, essa você conhece?

Ingredientes

  • Peça de picanha com 1,2kg no máximo
  • Cerca de 1,5kg de sal grosso
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Primeiro, pré-aqueça o forno a 250° por 10 minutos.
  2. Enquanto isso, pegue uma assadeira média que caiba a carne.
  3. Em seguida, espalhe uma camada de sal grosso no fundo da assadeira.
  4. Certifique-se de colocar 1 dedo de sal grosso na base na forma.
  5. Agora, coloque a picanha sobre o sal grosso com a gordura para cima.
  6. Depois disso, cubra a carne com mais sal grosso.
  7. É fundamental envolver completamente a carne no sal.
  8. Por fim, leve ao forno quente entre 40 e 45 minutos.
  9. Após retirar do forno, deixe descansar por 10 minutos antes de cortar.

Antes que você me pergunte, não é necessário cobrir com papel-alumínio, tampouco temperar a carne, o sal faz todo o trabalho.

DICA VALIOSA: você cortou e a picanha ficou malpassada? Veja como resolver!

Vamos supor que 45 minutos não foram suficientes e o miolo da peça está malpassado demais para o seu gosto. E agora, voltar ao forno? Bem, existem duas maneiras de contornar isso.

A primeira seria cortar bifes de dois dedos, besuntar manteiga e voltar ao forno em 200° por mais alguns minutos. Ou então, você corta steaks com dois dedos e faz a selagem da carne numa frigideira quente com manteiga e azeite.

A segunda técnica é mais simples porque você consegue ver o ponto enquanto grelha. Sem falar que é possível utilizar o fundo da frigideira para deglaçar e preparar um molho ferrugem, olha que ideia bacana, não?

Por que a picanha com sal grosso no forno não fica salgada? 3 razões para este truque culinário

picanha com sal grosso não fica salgada

Provavelmente, você se perguntou algumas vezes e matutou se a receita realmente funciona. Afinal, entupir a picanha de sal grosso e assar sem alumínio pode parecer loucura do ponto de vista lógico, certo? Errado, abaixo eu aponto 3 razões pelas quais a receita de picanha com sal grosso fica um espetáculo.

1. Crosta de sal

Quando você incrusta a carne com uma quantidade excessiva de sal, você na verdade cria uma espécie de barreira protetora. É por isso que não se utiliza papel-alumínio.

Apesar de parecer óbvio, o sal não penetra na carne, ou seja, a proteína absorve apenas a quantidade ideal para salgar. Dessa maneira, o ambiente isolado prende a umidade, suculência e os sucos naturais da carne, é impressionante né?

2. Umidade e suculência

Como a barreira de sal atua como um impermeabilizante, os sucos naturais da picanha não se perdem durante a cocção. E isso é muito normal quando você assa picanha no forno tradicionalmente, isto é, junta líquido no fundo da assadeira.

Consequentemente, o calor do forno faz com que os sucos circulem por toda a peça, o que umedece e desenvolve a suculência máxima.

3. Proteção térmica

Por último, o isolamento térmico faz com que a temperatura atinja a carne de maneira totalmente uniforme. Sabe quando você prepara uma picanha e percebe que um ponto da carne está mais cozido do que o outro? Então, isso não acontece aqui.

Afinal, a proteção térmica distribui melhor o calor, o que evita o ressecamento de partes da peça.

Pode fazer sua picanha com sal grosso sem receio porque fica sensacional

Após descobrir que a picanha com sal grosso funciona e fica incrível, é a sua vez de colocar o conhecimento à prova. Então, compre uma peça lindona de picanha e tire proveito desse preparo que poucos conhecem, mas muitos querem aprender.

Se por acaso a picanha estiver cara demais na sua região, talvez tenha chegado o momento de você conhecer a carne que parece picanha, essa sim é de admirar.

Se você gostou do conteúdo e o achou divertido e útil, compartilhe com mais pessoas, até a próxima!