Existem tantas opções de petiscos para ceia de Natal, que o desafio é escolher apenas as melhores. Aliás, se tiver como economizar tempo e dinheiro, os aperitivos parecem que ganham até novos sabores.
Algumas das ideias mais simples envolvem lanchinhos no palito, bruschettas, tortas frias e variações de molhos. Porém, a minha proposta hoje é mostrar a você como manter o requinte da sua mesa de petiscos, sem perder os gastos de vista.
Sendo assim, acompanhe e veja o que fazer para comer antes da ceia de Natal!
Não sabe o que servir de petiscos para ceia de Natal? Lista com 6 aperitivos baratos e simples
Os amigos, familiares e convidados querem saber mesmo é dos pratos principais, como aquele chester suculento. Por outro lado, conforme o pessoal se reúne, a fome começa a bater cedo.
Nesse momento, o anfitrião precisa caprichar nos aperitivos mais criativos para uma “boquinha” antes da ceia. Com isso, o mais comum é considerar petiscos simples para receber os amigos, é a partir daí que começamos.
1. Palitos de vegetais com molho simples de iogurte
A economia no fim de ano é um fator determinante para você escolher ou descartar uma ideia? Então, saiba que os palitos de vegetais são a melhor escolha, porque custam pouco, rendem muito e agradam a todos.
Além disso, você ganha pontos até na decoração da ceia, já que os palitinhos trazem cor e combinações chamativas. Quer inspirações para visualizar o petisco?
- Prato decorativo fundo para petisco com múltiplos espaços.
- De maneira uniforme, corte palitos dos vegetais que mais gosta.
- Pode ser cenoura, pepino japonês, salsão, beterraba, pimentão amarelo, pequenos rabanetes, entre outros.
- No centro da petisqueira, um molho de iogurte com tempero de limão, ervas frescas, alho e toque de pimenta.
Só como curiosidade, na França esse prato recebe o nome de Crudités. Então, além de economizar e servir algo saudável, você vai de receita francesa, quer mais vantagem diante dos amigos?
2. Surpresa de Natal com catupiry e tomate confit
Eu ia deixar essa sugestão por último, mas decidi antecipar porque sei que você vai adorar. A surpresa de Natal com catupiry e tomate confit é uma bomba de sabor, uma riqueza absoluta no paladar. O preparo do petisco gourmet consiste em “refogar”:
- 300g de tomate cereja
- 100ml de azeite
- ½ maço de salsinha picada
- 2 a 3 dentes de alho picadinhos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Eu não diria que é bem uma refoga, na verdade, a técnica se chama confitar. Por conseguinte, você cozinha os ingredientes da lista em uma gordura, no caso, em azeite, mas em temperatura baixa.
O resultado são tomates macios, suculentos que derretem na boca, mas tudo parece simples demais, né? Bem, o melhor está por vir, pois você deve transferir o tomate confit da panela diretamente para uma tigela com 410g de catupiry cremoso.
A partir daí, a alta temperatura do tomate se funde ao catupiry, que fica ainda mais cremoso. Por fim, sirva com torradinhas com azeite e orégano, um espetáculo.
3. Cestinha simples com recheio de maionese caseira e decoração natalina
Esse petisco para ceia de Natal parece que saiu diretamente do supermercado para sua mesa. Uma cestinha crocante feita com massa de pastel e assada em forma de empadinha.
Dentro da cestinha, uma maionese caseira supersimples que você faz diretamente no liquidificador. A decoração, por sua vez, fica por conta da pimenta biquinho e dos raminhos verdes de salsa, bem intuitivo para o Natal, né?
Como eu sei que a maioria das pessoas têm receio de fazer maionese caseira, eu separei um vídeo para você acertar nos detalhes:
4. Guirlanda de espetinhos supersimples
Quer exercitar seu lado criativo com um petisco que mais parece uma decoração de tanta delicadeza e detalhes? Pois então, a guirlanda de espetinhos tem tudo para conquistar a mesa da ceia.
Ingredientes da guirlanda
- Salame hamburguês em fatias finas
- Tomate cereja fresco
- Azeitonas pretas e verdes sem caroço
- Muçarela tradicional ou de búfala (se achar na promoção)
- Substitua a muçarela pelo ovo de codorna para petisco
- Ramos de alecrim fresco para formar a base da guirlanda
Para montar, espete os ingredientes de forma intercalada, monte uma cama de alecrim e disponha os espetinhos por cima. Chique, barato e com uma sofisticação que valoriza a mesa.
5. Guacamole com salgado de tortilla vai acabar rapidinho
Outra receitinha que faz o maior sucesso no Natal é o guacamole que, além de refrescante, tem sabor agradável. Apesar de não ser tão tradicional em época natalina, certamente é um dos petiscos para ceia de Natal mais simples.
Ingredientes
- 1 abacate grande
- 2 tomates italiano grandes picados e sem sementes
- 1 cebola roxa pequena picada
- 2 dentes de alho amassados
- Suco de 1 limão Taiti
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite a gosto
- Coentro picado a gosto
- Salgadinho de tortilla com ou sem pimenta
O preparo nem precisa de passo a passo, basta processar tudo e servir fartas porções individuais com ou sem a tortilla. Aliás, o guacamole combina muito bem com torradas e saladas crocantes.
6. Mini batata recheada com queijo no forno
Eu desconheço ingrediente mais versátil e barato que a batata. Só de cabeça eu lembro daquela porção de batata filetada no forno com carne moída cremosa e parmesão derretido por cima.
No entanto, para sua ceia de Natal a proposta é mais simples que isso: mini batatas recheadas. Para o recheio você pode preparar um mix de queijos cremosos, apostar no cheddar e até mesmo fritar bacon e misturar com requeijão.
O segredo, porém, é acertar no ponto da batata, ou seja, não pode desmanchar. Essa é a ideia perfeita para compartilhar porções que satisfazem o apetite até você servir a ave de Natal.
Me arrisco a dizer abertamente que as sugestões de petiscos para ceia de Natal da lista de hoje, são tão baratas e simples, que dá para você escolher mais de uma. Veja qual combina bem com a proposta da ceia e bom apetite.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite o momento para compartilhar e até a próxima!