Pescoço de peru combina com o que? 5 acompanhamentos para servir + dicas

Você escolheu os melhores temperos e caprichou na carne cozida. Só que na hora de montar a mesa bateu a dúvida: pescoço de peru combina com o que?

Desesperadamente você fica sem saber como harmonizar essa carne diferente com a melhor guarnição. Será que uma salada cairia bem? Ou quem sabe apostar na escolha segura do arroz branco? Devo escolher legumes cozidos, e agora?

Muita gente fica presa nesse dilema, quando tudo que precisa fazer, é considerar quais pratos combinam satisfatoriamente com o preparo. Vamos descobrir?

Pescoço de peru combina com o que: 5 acompanhamentos para refeições criativas

Inicialmente, todo mundo se pergunta quanto tempo na pressão para cozinhar pescoço de peru. E como se não bastasse o desafio de acertar no ponto da carne cozida, surge a necessidade de decidir as combinações.

Obviamente você pode aprender como fazer pescoço de peru apenas para servir uma carne saborosa no almoço. Porém, quando você cria um mix de sabores que valoriza a suavidade da carne, não há experiência melhor.

Com isso em mente, montei uma boa seleção de ideias de acompanhamento. Minha intenção foi mostrar desde a guarnição simples até preparos mais elaborados.

1. Priorize acompanhamentos “massudos” com estas 4 ideias maravilhosas

Em boa parte das receitas de carne na pressão, a cremosidade do molho e suculência são os principais destaques. Não à toa, carne de panela com batata e cenouras é uma maravilha de sabor e um arraso de consistência.

Curiosamente, o pescoço de peru cozido mantém estas características. Logo, os melhores e mais favoráveis acompanhamentos, são os preparos “massudos”. E aqui não me refiro ao macarrão, mas sim a receitas, como:

  1. Purês: do tradicional purê de batatas às opções “aprimoradas”, como purê de maçã, ervilha, batata doce, mandioquinha, abóbora e mandioca. São preparos que combinam muito com pescoço cozido.
  2. Escondidinho: da mesma forma, o escondidinho é feito com massa, mas o recheio é que dá cara nova à combinação com pescoço. Experimente rechear com bacon, brócolis de rama e legumes cozidos.
  3. Polenta: seja sua versão mais consistente ou cremosa, a polenta é um prato cheio para quem busca a melhor combinação. Uma dica de ouro é servir polenta por baixo e carne cozida por cima, pode confiar.
  4. Angu: muito parecido com a polenta, o angu possui sabor mais acentuado e acompanha bem as receitas de pescoço de peru na pressão com pimentas e ingredientes marcantes, como açafrão.

Sugestão de receita completa com vídeo de purê diferente de abóbora

  • ½ abóbora cabotiá (500g)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 + ½ colheres (sopa) de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Se você não dispensa preparos versáteis, vai guardar essa sugestão a sete chaves. Não tem segredo, cozinhe a abóbora descascada, amasse e finalize na panela com os demais ingredientes até um ponto cremoso. Na dúvida, veja um vídeo rápido:

2. Faça o melhor macarrão alho e óleo, mas com um toque especial!

A base da refeição brasileira é o casamento perfeito entre feijão fresco cremoso e arroz branco soltinho. Entretanto, quando se prepara pescoço de peru cozido, por que não escolher um acompanhamento diferente do convencional arroz com feijão?

Em vista disso, minha sugestão é uma receita igualmente simples de executar, mas o resultado, tenho que confessar, é divino. Pensa num macarrão gostoso, al dente, suave, mas ao mesmo tempo rico em sabor e aroma. É isso que você aprende agora.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho sem casca
  • Água para ferver
  • 30ml de água para emulsão
  • 60ml de azeite
  • Sal, pimenta-do-reino, salsinha e pimenta caiena a gosto

Modo de preparo detalhado

  1. Adicione um pouco de água numa panela.
  2. Coloque o alho e cozinhe entre 4 a 5 minutos.
  3. Esse processo suaviza o sabor forte do alho e equilibra o preparo.
  4. Nesse meio tempo, coloque água para cozinhar o macarrão com um pouco de sal.
  5. Em seguida, transfira o alho cozido para um mixer ou liquidificador.
  6. Agora, acrescente 30ml de água, 60ml de azeite, sal e pimenta-do-reino e bata até formar um caldo homogêneo.
  7. Passe por uma peneira e leve o caldo à frigideira.
  8. Na sequência, acrescente salsinha picada e mexa até dar uma encorpada.
  9. Por fim, escorra levemente o macarrão e coloque na frigideira com o molho.
  10. O segredo é mexer para fixar o molho na massa, salpicando pimenta-do-reino por último.
  11. Por fim, enrole o macarrão com a ajuda de uma concha, coloque no prato e polvilhe pimenta caiena a gosto.
  12. O toque de mestre é espalhar o molho de alho sobre o macarrão.

Sério, se você gosta de macarrão alho e óleo para acompanhar almoço de domingo, vai amar com pescoço de peru.

3. Combine a intensidade do pescoço de peru com a suavidade do risoto de palmito

Saindo de uma opção simples e caindo num preparo prático, temos o risoto de palmito. “Ah, porque risoto é simples demais, será que combina com pescoço de peru na pressão?”.

Pensa comigo, essa carne pega bem os temperos naturais que você coloca. Além do que, todo ingrediente, como tomate, cebola, alho, pimentão, batatas e cenouras, deixa o molho encorpado.

Logo, é fundamental balancear isso com um acompanhamento mais suave, mas que ofereça presença no sabor. E outra, estou falando de um risoto que leva:

  • Bacon
  • Cebola
  • Limão siciliano
  • Bastante manteiga
  • Caldo de legumes caseiro
  • 150g de palmito tipo Açaí

Nessa receita descomplicada, frite o bacon, junte o arroz, regue com caldo de legumes e finalize com palmito. Por outro lado, o resultado é maravilhoso e combina muito com pescoço de peru bem-feito na pressão. Confira o passo a passo pela receita:

4. Receita de abobrinha especial gratinada

Essa quarta sugestão é um prato cheio para quem não gosta de ficar muito tempo na cozinha, literalmente. Primeiro porque é a verdadeira receita “mamão com açúcar”. E outra, prato cheio porque o resultado é muito satisfatório e saboroso, anote:

  • 2 abobrinhas fatiadas
  • 2 tomates sem sementes picados
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Folhas de manjericão fresco a gosto
  • ½ pão amanhecido rasgado em pedaços
  • ½ colher (chá) de orégano
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 150g de parmesão ralado

Para começar, descasque e fatie a abobrinha, corte o tomate e coloque-os num recipiente. Em seguida, acrescente alho amassado, folha de manjericão, orégano, sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto. Misture para incorporar os temperos.

Na sequência, junte o pão e volte a misturar. Por último, unte uma travessa, transfira os ingredientes e cubra com parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 200° por 30 minutos. Delicie-se com um acompanhamento incrível para pescoço!

5. Mantenha a simplicidade com o chuchu recheado com carne moída

Verdade seja dita, muita gente não sabe o que fazer com carne moída, não é verdade? Às vezes você está lá olhando para a carne pronta e temperada parada na geladeira, mas as ideias não surgem.

Somado a isso, o cozimento da carne está chegando ao fim e o desespero começa a bater, tenha calma. Afinal, se a gente consegue fazer até mesmo bife de carne moída, será moleza essa última sugestão.

Tudo que precisa é de chuchu sem casca cozido em água com sal e carne moída, pronta ou refogada fresca. Além disso, você pode incluir ervilha, cenoura em cubos, salsinha picada, enfim, muitas coisas, mas todas opcionais.

Em seguida, faça uma cavidade no chuchu, coloque uma porção de carne, cubra com queijo e leve para gratinar. Simples assim, você terá um dos melhores acompanhamentos para pescoço de peru.

DICA EXTRA: pode ser interessante adicionar um pouco de requeijão, catupiry ou investir num queijo de maior qualidade. Tudo que puder acrescentar cremosidade nesse preparo é bem-vindo e faz diferença!

Pescoço de peru combina com o que você achar melhor!

Isso mesmo, pescoço de peru combina com o que você entende que seja uma boa combinação. É arroz à grega que você gosta? Então, faça a melhor receita. Ou quem sabe prefere com aquele feijão tropeiro? Sem problemas, não há limites aqui!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas não esqueça de compartilhar nas redes sociais para transformar o cardápio de mais pessoas e amigos, até a próxima!