Peru na airfryer: Dá certo assar?

Quando consideramos tudo que dá para fazer na airfryer, a tendência é exagerar e pensar em receitas mais complexas. Será que dá para fazer peru na airfryer?

Todo mundo sabe que peru, mesmo industrializado, é naturalmente grande e uma das poucas aves que exige mais cuidados. Porém, quando chega o momento de fazer o peru de Natal, tudo que mais queremos é facilidade e praticidade, né?

Com isso em mente, hoje vamos desvendar os mitos e as verdades por trás desse preparo. Quer testar sua airfryer com outras receitas? Saiba como proceder!

E então, dá certo assar peru na airfryer? Tudo que você deve saber antes!

peru na airfryer

Olha, gostaria de ter uma resposta mais favorável ou mesmo direta para essa grande dúvida. Contudo, tenho que dizer que dá mais ou menos certo fazer o bendito peru na airfryer. Não se preocupe, explicarei tudo no decorrer do conteúdo.

Por mais que a pessoa goste do franguinho tradicional ou daquele tender macio, o peru de Natal ainda reina. E o mais interessante é que essa nem é uma receita brasileira. “Nossa, como assim, minha família faz o peru natalino há décadas”.

De fato, muitas famílias têm o peru como o centro da mesa da ceia, mas essa é uma tradição americana. Mesmo que isso seja verdade, temos o peru como uma das aves de Natal mais consumidas.

Nesse sentido, era questão de tempo até alguém olhar para a airfryer e para o peru, pensando: será que dá? Afinal, se dá para fazer costela de boi na airfryer, por que não daria certo o peru, faz sentido, concorda?

Entretanto, os obstáculos começam quando passamos a ver que o peru é grande, pesado e exige uma cocção perfeita. Desse modo, se pensarmos pela lógica, é improvável você conseguir assar um peru inteiro na airfryer, infelizmente.

Já imaginou pegar um peru de 4kg, gigantesco, com coxas que mais parecem outra ave de tão grandes? Daí você esmaga a pobre ave naquele cestinho pequeno e torce para dar certo, dificilmente sai coisa boa daí.

Certo, mas qual a forma correta de fazer peru assado na airfryer?

Alguns conhecidos costumam me confrontar sobre isso, dizendo que já viram pessoas que sabem como assar frango na airfryer. Porém, mal sabem eles que o frango utilizado é pequeno, às vezes picado e a receita “quebrada” em partes.

À luz disso, saiba que dá para fazer peru na airfryer, desde que você escolha:

  1. Assar apenas o peito do peru.
  2. Fatiar a ave inteira e assar em pedaços menores.
  3. Preparar coxa sobrecoxa e asas em separado.

É simples assim, da mesma maneira que assamos frango em pedaços rápidos, devemos fazer com o peru. “O que acontece se fizer o peru inteiro na airfryer?”.

Primeiro que dificilmente a ave vai caber, mesmo que você consiga, a circulação do ar quente fica comprometida. E outra, suponhamos que consiga ajustar o peru no cesto, isso não garante que o centro da carne cozinhe corretamente.

A não ser que você queira trocar o inconfundível peru pelo galeto, daí você pode aproveitar as vantagens da airfryer.

DICA EXTRA: se você curtiu a ideia de desmembrar o peru para fazer na airfryer, não sinta culpa. Isso porque todos queremos apresentar aquela maravilhosa ave douradinha na mesa, né? Para isso, opte pelo frango tradicional, menor e mais fácil de manusear na airfryer. Inclusive, dá para fazer frango recheado para o Natal, que tal?

2 maneiras de preparar corretamente o peru na airfryer

Se por um lado desanima saber que peru e airfryer não são o par perfeito, por outro, tenho a solução. Que tal aprender o preparo de forma individual?

Em outras palavras, mostrarei como fazer duas receitas de peru na fritadeira, mas de uma forma que dá certo. O primeiro passo é abrir a mente para preparos únicos, sabendo que você ainda aproveitará toda a praticidade que procura.

Além do mais, para nossos preparos a seguir, você precisará seguir alguns passos:

  1. Aprender os macetes de como temperar peru.
  2. Separar as coxas e sobrecoxas e asas, deixando apenas o torso.
  3. Realizar preparos individuais que podem atender a mesma ceia ou abrir suas possibilidades para novas refeições.

Uma dica de ouro: procure fazer uma marinada incrível para temperar o peru por algumas horas. Somente depois disso você deve cortar as coxas e tudo mais. Dessa forma, você garante maciez, suculência e sabor em todas as partes da ave!

1. Como fazer peito de peru + dicas para deixar ultra suculento

Para fazer o peito de peru você tem duas escolhas: usar o peito da ave comprada inteira. Claro, apenas depois de temperar na marinada sugerida acima. Ou então, buscar nos supermercados o peito de peru vendido separadamente.

Atente-se apenas ao produto vendido separado porque ele costuma vir temperado. Desse jeito, se você abusar do tempero, “pode dar ruim”, combinado? No entanto, se você não quer marinar e pretende dar um up na receita, combine:

  • 1 + ½ colher (sopa) de manteiga
  • 6 dentes de alho amassados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Colorífico, açafrão, tomilho, alecrim e ervas finas a gosto

O preparo desse tempero é bem simples, basta misturar tudo à manteiga. Mas é importante que a manteiga esteja em ponto de pomada. Por isso, tire da geladeira pelo menos 20 minutos antes.

Assim que espalhar esse tempero no peito do peru, pré-aqueça a airfryer por 5 minutos 200°. Para finalizar, coloque o peito de peru no cesto e programe 200° entre 20 e 25 minutos.

Quando terminar, abra, verifique o ponto, a cor e a maciez, se for preciso, volte mais alguns minutos.

DICA EXTRA: faça pequenos furos no peito para penetrar melhor os temperos. Afinal, ao invés da tradicional marinada para frango a que estamos acostumados, aqui usamos tempero seco!

2. Preparando coxa e sobrecoxa e asas de peru na airfryer

Já nesse segundo preparo, minha recomendação é usar coxas e sobrecoxas, juntamente com as asinhas. Embora pareça simples, o capricho de verdade está nos temperos naturais para carne que você pode usar.

Dá para colocar mostarda, tem gente que usa maionese, páprica, chimichurri, açafrão, curry, manjericão, manjerona desidratada e pimentas usuais. Além do mais, capriche na porção de gordura, seja com azeite ou manteiga para unir os sabores.

O tempo médio das sobrecoxas é de 20 a 25 a 200°, muito parecido com o peito do peru. O interessante, porém, é virar na metade do tempo e conferir o resultado antes de servir. Dessa maneira, você garante que o interior não esteja cru.

DICA BÔNUS: utilize os miúdos para fazer uma farofa de miúdos de peru

Praticamente todo peru comprado congelado acaba vindo com os miúdos bem embaladinhos, não é mesmo? E se você, ao invés de descartar como a maioria, fizesse uma farofa de miúdos de peru?

Isso mesmo, por conta dos miúdos a receita tende a ficar com uma umidade bem apetitosa e com um sabor marcante. Porém, o segredo está nos cuidados com os miúdos, pois é fundamental lavar bem e, em alguns casos, escaldar brevemente.

Inclusive, se for preparar o peito de peru assado na airfryer, que tal usar a farofa como recheio para peru? Não esqueça de adicionar azeitonas, ovos cozidos, pedacinhos de bacon e, quem sabe, a carne de linguiça toscana, simplesmente excepcional!

Até que dá certo fazer peru na airfryer, mas não da forma convencional!

É uma pena que não caiba perfeitamente o peru na airfryer e, por isso, devemos usar a imaginação. Isso porque daria um maravilhoso assado para fim de ano, concorda? Por outro lado, você aprendeu algumas dicas rápidas para contornar a situação.

Agora, basta colocar a cuca para esquentar, de modo a encontrar ainda mais possibilidades de combinar airfryer e peru. O importante mesmo é seguir em frente com a sua receita, nem que tenha que transformar a execução.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite e compartilhe com aquela pessoa que já tinha encomendado a airfryer para fazer o peru, combinado? Até a próxima!