Quando você vai ao açougue, fica na dúvida se escolhe pernil ou lombo, pois não sabe o que considerar? Essa é uma dúvida recorrente que pega todos de surpresa.
Se a gente não considerar os mínimos detalhes, pode até parecer que a escolha não faz tanta diferença, não é verdade? Afinal de contas, falamos de dois cortes suínos clássicos, presentes no churrasco, nos petiscos e, sobretudo, nas refeições.
Dessa forma, para “matar dois coelhos numa cajadada”, recomendo que continue a leitura. Neste conteúdo você encontrará tudo o que precisa. Vamos conferir?
Afinal, pernil ou lombo? Veja qual o melhor para fazer em suas receitas!
Se você procura uma carne mais “gorda” e rica em texturas diferentes, escolha o pernil. Agora, se você prefere sabores mais suaves e texturas delicadas, o lombo é sem sombra dúvidas a melhor alternativa.
Escolher entre estes dois cortes só não é mais confuso do que ter de optar pela alcatra ou contrafilé. Digo isso porque se colocarmos literalmente na “ponta do espeto”, ambos são espetaculares, claro, cada um à sua maneira.
Há ainda quem afirme que a escolha é indiferente, uma vez que o resultado é bastante parecido. Já eu posso dar uma discordada disso, pois tenho comigo que cada corte de porco é único. Aliás, é fundamental distinguir os preparos e receitas, vamos lá.
Primeiramente, gosto é muito particular e, nesse contexto específico, tudo vai depender do quanto você gosta daquela gordurinha suína. “Tudo bem, mas qual carne é mais macia lombo ou pernil?”. Isso também depende bastante, veja só.
Diferentemente do lombo, que é menor, o pernil pode chegar a pesar entre 2kg e 12kg. Dessa forma, é uma carne bem robusta que guarda alguns segredos no preparo. Por outro lado, o lombo não passa muito de 2kg.
De maneira prática, se a receita planejada não tem restrições quanto ao nível de gordura, vá de pernil de porco. Em contrapartida, se você quer reduzir o nível de gordura de um prato, o lombo suíno é seu aliado.
Além disso, o método de preparo precisa ser o carro-chefe da decisão, pois ambos têm “pontos de ressecamento” distintos. A escolha errada nos obriga a aprender o que fazer para o pernil assado não ficar ressecado. E nós não queremos isso, né?
Portanto, para que você tenha confiança do que está escolhendo, decidi falar individualmente de cada uma destas carnes de porco.
O que considerar no corte do pernil + 7 ideias de preparo que mostram sua versatilidade
De sabor incrível e de uma riqueza absurda de texturas, o pernil é a carne preferida de muita gente. E aqui não estou apenas falando de como assar pernil no forno, quando podemos reinventar muitas receitas com ele.
Por exemplo, você sabia que no pernil traseiro encontramos cortes como:
- Picanha suína
- Maminha
- Coxão duro
- Coxão mole
- Alcatra
- Lagarto
Daí você pode se questionar: “nossa, mas parece que eu nunca vi maminha ou alcatra suína para vender”. De fato, os açougues separam apenas a picanha suína, e o restante é vendido como a peça de pernil traseiro.
É por isso que vemos tanta qualidade e suculência nesse corte maravilhoso. E olha, dá para fazer um mundaréu de preparo com pernil, como:
- Pernil na pressão com cerveja.
- Pernil em bife grosso assado no forno com batatas e cenouras.
- Sugestão de pernil à pururuca na churrasqueira.
- Tradicional preparo de pernil inteiro assado no forno com cebola e legumes.
- Receita de pernil na airfryer é prática e muito saborosa.
- Está com pouco tempo? Faça pernil picadinho na pressão com molho de tomate.
- Dá até para fazer espetinho de pernil para agradar os amantes do churrasco clássico.
Uma estratégia pouco utilizada, mas que é ultra recomendada para esse corte, é a marinada para pernil. A partir do tempero rico em camadas de sabor, seu pernil fica ainda mais gostoso e macio.
Por conseguinte, você terá prazer em preparar aquele pernil na churrasqueira sem se preocupar em ficar seco ou firme!
O que considerar no corte do lombo suíno antes de escolher?
O lombo, por sua vez, é um dos cortes mais magros do porco. Isso faz dele o menos suculento? De forma alguma, pois sabendo preparar, a pessoa consegue extrair toda a maciez e suculência que o corte guarda.
Composto por uma fina camada de gordura e praticamente nenhuma gordura entremeada, é ideal para qualquer tipo de preparo. “Quer dizer que eu se preferir fazer lombo suíno na churrasqueira, dá certo?
Sim, mas para isso você precisa “ficar em cima” da cocção, pois qualquer descuido acaba ressecando a carne. “Certo, mas eu tenho uma fritadeira elétrica, dá para fazer lombo de porco na airfryer?”.
Nossa vida, fica um espetáculo, mas novamente, a atenção à temperatura e ao tempo são imprescindíveis. Tenho o costume de apontar que o segredo para seu preparo perfeito, é saber como temperar lombo de porco.
Vale salientar que não digo isso por conta das especiarias e condimentos, mas sim da marinada. Ao criar uma mistura de temperos, líquidos cítricos e ácidos e alguma gordura, você dá mais umidade ao lombo.
Não à toa, pessoas que aprendem a marinar carne de porco, em especial o lombo, dominam qualquer receita. Veja algumas das principais características:
- Sabor suave e bastante agradável.
- Maciez além da conta, apesar de conter mais fibras do que o pernil.
- Não possui gordura entre as fibras.
- Pode apresentar fina camada de gordura sobre a peça, que confere mais sabor.
- A soma destes aspectos torna o lombo uma carne para criança mais do que recomendada, pois é realmente saudável.
Se você procura um corte leve, macio e com sabor na medida, o lombo pode ser o que procurava!
DICA EXCLUSIVA: não vá confundir lombo com a copa lombo suíno, hein?
A copa lombo suíno costuma ser uma boa pegadinha para as pessoas, que acreditam estar comprando o lombo de porco. Porém, não se iluda, porque são carnes diferentes, inclusive, suas qualidades e características mudam.
Na realidade, a copa lombo é uma carne localizada na parte superior da paleta. Por conta disso, também é encontrada com o nome de sobrepaleta. O que muda de uma para outra?
Bom, muitas coisas, mas o principal é que é uma carne mais gorda, pois tem gordura entremeada e capa externa. Portanto, vai na contramão do que o lombo representa para o churrasco, concorda?
Devo escolher pernil ou lombo para churrasco ficar perfeito?
Perguntinha complicada de responder, né? Primeiro, se você curte carne de sabor mais “tímido”, o lombo supre bem essa preferência.
Agora, se você não dispensa uma boa carne para churrasco com gordura, feche os olhos e vá de pernil.
No final das contas, embora sejam cortes que têm um lugar especial no coração do brasileiro, são verdadeiros opostos. Tanto é que você não encontra facilmente quem gosta de ambos, pois uma oferece o que a outra não tem. Nesse caso, a gordurinha.
Não importa se você escolhe pernil ou lombo, o importante é dar destaque ao corte!
Em conclusão, faça o que o seu “coração mandar”, sabendo que são carnes maravilhosas, mas que atendem públicos e ocasiões diferentes.
Então, pernil ou lombo devem acompanhar as refeições, seja como carne rápida para o almoço ou naquele churrasco “de lei”. Nesse momento, você conhece tudo que é preciso para tomar a melhor decisão.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso conheça alguém que sempre fica quebrando a cabeça, compartilhe o conteúdo. Se a gente pode ajudar uma pessoa, por que não o fazer, concorda comigo? Até a próxima!