Pele de frango na airfryer: Receita para ficar crocante

Se a sua receita não leva pele de frango ou se você não gosta da textura, não descarte, porque após aprender a fazer pele de frango na airfryer, você terá um ótimo petisco para acompanhar a cerveja ou uma guarnição criativa para as refeições.

Quem olha apenas para a textura molenga e a oleosidade desagradável da pele de frango, não consegue acreditar que é possível fazer torresmo de frango. Porém, a fritura em óleo pode deixar a pele encharcada, mas isso não acontece na airfryer.

Portanto, veja o jeito certo de pururucar pele de frango, além de dicas para reaproveitar a gordura, confira!

A melhor receita de pele de frango na airfryer que você verá hoje

Toda vez que fazemos frango assado em casa, eu corro logo pegar a pele, porque fica crocante e retém sabor. Contudo, depois que aprendi o preparo na airfryer, geralmente eu separo parte da pele para fritar exclusivamente na fritadeira elétrica.

Dessa forma, nunca mais descartei pele, e tenho que dizer, é cada receitinha bacana que dá para fazer. Considerando que as pessoas têm receio, e até mesmo aversão à pele de frango, eu selecionei uma receita prática de sabor incrível.

Ingredientes

  • 600g de pele de frango limpa e lavada (ou a quantidade que preferir)
  • 1 colher (sopa) de azeite para temperar
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (chá) de alho em pó
  • 1 colher (chá) de cebola em pó
  • Páprica defumada, colorau, ervas finas e tomilho a gosto

Modo de preparo rápido

  1. Lave muito bem a pele de frango em água corrente.
  2. Em seguida, coloque num recipiente com água e acrescente 2 colheres de vinagre, reserve por 5 minutos.
  3. Torne a lavar para tirar o vinagre e seque tudo com papel-toalha.
  4. Quanto mais secas estiverem as peles, mais crocantes ficarão.
  5. Depois disso, adicione temperos, azeite, misture e reserve por 10 minutos para puxar os sabores.
  6. Enquanto isso, aqueça a airfryer a 200° para fritar imediatamente.
  7. Então, disponha a pele dentro do cesto e programe entre 20 e 30 minutos, conforme a potência da sua airfryer.
  8. Após esse tempo, retire o excesso de óleo e mexa para a pele fritar uniformemente.
  9. Por último, volte pelo mesmo tempo até ficar super crocante.

Talvez seja necessário remover o excesso de gordura novamente durante a segunda etapa. Assim como na pururuca de porco, quanto mais você desidratar a gordura da pele, mais crocante fica, pois a umidade se reduz por completo.

O ponto certo é quando a pele parece estar à pururuca, dourada e quebradiça. Agora, disponha em uma travessa e aguarde esfriar levemente para ganhar mais crocância.

Olha que interessante, você pode consumir a pele de frango na airfryer como uma porção, entradinha no churrasco ou como guarnição nas refeições.

DICA EXTRA: como armazenar pele de frango para fritar na airfryer

Acredito ser uma missão quase impossível encontrar pele de frango fresca para comprar. Então, a alternativa é juntar uma boa quantidade sempre que você preparar receitas com frango.

No entanto, lidar com o armazenamento do frango é uma tarefa que requer máxima atenção e cuidado.

Isso porque é crucial considerar os perigos da carne de frango, claro, quando crua. Veja algumas dicas para ampliar a segurança:

  • Remova cuidadosamente as peles para não rasgarem.
  • Lave as peles em água corrente e deixe de molho no vinagre e limão.
  • Seque tudo com eficiência para diminuir cristais de gelo na conservação.
  • Congele em pequenas porções em embalagens apropriadas e vedadas.
  • Leve ao congelador por até 3 meses e evite a perda das qualidades.
  • Ao juntar a quantidade necessária, descongele dentro do refrigerador.

Como resultado, você terá peles de frango bastante frescas, seguras para consumo e o melhor de tudo, com máximo sabor!

Dá para reaproveitar a gordura da fritura da pele de frango?

como fazer pele de frango na airfryer

Durante o cozimento/fritura da pele de frango na airfryer, é normal juntar uma quantidade considerável de gordura. Pode não parecer, mas essa parte do frango é rica em gordura e no dia a dia a gente quase não vê isso.

O instinto natural pode levar você a descartar imediatamente a gordura, mas tenha calma, dá para reaproveitar na cozinha cotidiana.

Base para refogados

Na hora de refogar vegetais e legumes, como alho, cebola, cenoura, brócolis e abobrinha, troque o óleo vegetal pela gordura. Assim você agrega profundidade ao sabor e enriquece as receitas.

Preparo de arroz

Você utiliza óleo vegetal ou azeite para refogar o arroz? Sabia que apenas 1 colher de gordura da pele de frango é suficiente para deixar o arroz com gosto de galinhada?

Sopas e ensopados com sabor rico

Não existe receita mais saborosa em termos de temperos do que as sopas e ensopados, né? Então, você pode se surpreender ao adicionar gordura de frango, que deixa o caldo mais robusto e complexo.

Polenta cremosa

Já que uma boa polenta cremosa é o casamento perfeito com frango cozido, que tal reforçar os sabores com a gordura? Com a adição de apenas 1 ou 2 colheres você atinge uma textura mais cremosa e um sabor incomparável.

Tempero do feijão

Aqui em casa, pelo menos, nós usamos bacon e toucinho para dar mais sabor ao preparo do feijão. Só que uma vez trocamos por gordura de frango, posso dizer? O resultado se transformou e o feijão acabou num instante.

Utilize como gordura em marinadas

Se você sabe marinar carne, então entende que sua base envolve gordura e componente ácido, correto? E se ao invés do tradicional azeite, você usasse a gordura de frango?

Aprender a fazer pele de frango na airfryer enriquece suas receitas

Para quem queria aprender como fazer pele de frango na airfryer, você ganhou um manual completo sobre essa parte indispensável do frango, não é? O que você pretende fazer com seu novo conhecimento?

Compreender formas de reaproveitar os alimentos é o tipo de alicerce que todo cozinheiro e cozinheira deveriam buscar na cozinha. Afinal, além do torresmo de frango, você pode aperfeiçoar e trazer sofisticação ao sabor de inúmeras receitas e preparos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!