Se você está procurando peixes nobres para fazer em uma ocasião especial ou simplesmente experimentar uma carne diferenciada, chegou ao lugar certo.
Até algum tempo atrás era complicado encontrar certos peixes devido aos custos elevados, a exemplo do atum. Porém, atualmente muitos locais oferecem boas opções, sem contar as importadoras que encurtaram a distância.
Mas antes de pensar em comprar esse ou aquele tipo de carne branca, recomendo a você acompanhar as dicas incríveis sobre os principais peixes nobres. Vamos lá?
6 melhores peixes nobres que você deve conhecer para comer bem
Quando se fala em peixe nobre, você também pensa no salmão ou bacalhau automaticamente? Esses dois peixes estão na “boca do povo”, principalmente quando o assunto é um prato especial.
Limitar a escolha apenas a estas duas belas espécies não é algo muito interessante, sabia disso? Além de encarecer suas compras, pode reduzir a variedade do cardápio.
Foi pensando justamente nisso que selecionei 6 peixes considerados nobres para você anotar e preparar na primeira oportunidade que tiver!
1. Cioba ou peixe vermelho
A cioba possui uma cor avermelhada linda de encher os olhos, tons prateados e listras amareladas discretas. Decidi começar nossa lista pela cioba porque é uma espécie incrível que reúne tudo que buscamos num peixe:
- Peixe com pouca espinha e facilidade de consumo.
- Carne bem branca e apetitosa.
- Vai bem como filés e postas.
- Entrega preparos suculentos e saborosos.
Além disso, é ideal para fazer peixe frito inteiro, já que normalmente é vendido em tamanhos menores. Mas se você ficar sem saber o que fazer com a cioba, vou deixar algumas sugestões de receitas:
- Cioba assada na manteiga de ervas.
- Filé grelhado de cioba ao molho de laranja.
- Posta de cioba assada com legumes na manteiga.
- Cioba recheada com farofa de camarão e tomilho.
2. Salmão
Partindo para um dos peixes nobres mais consumidos em todo o Brasil, temos o famigerado salmão. A cor alaranjada característica é um dos pontos que chama a atenção para um peixe saboroso, suculento e saudável.
O único ponto negativo do salmão é o seu preço, visto que em boa parte das peixarias ele é importado. Uma coisa que talvez você não saiba, é que o salmão é um peixe originalmente de carne branca.
Porém, a partir da sua alimentação, especialmente quando na natureza, o peixe ganha essa cor maravilhosa. Um ponto positivo é que atualmente existem empresas sérias que criam salmão em cativeiro, mas sob condições ideais.
Como resultado, podemos apreciar uma boa carne que entrega grandes benefícios. Um deles é a versatilidade de preparos, contando com receitas como:
- Posta de salmão assado no forno com batatas e ervas para peixe.
- Filé de salmão assado com molho de alcaparras e tomate confit.
- Falsa bacalhoada com salmão, batatas, pimentões e cebola.
- Salmão assado no papilote com molho de especiarias.
3. Bacalhau norueguês
Se você sabe o que é bacalhau, certamente já ouviu falar do bacalhau norueguês? Aqui nós subimos um grande degrau na qualidade e nobreza dos peixes.
Isso porque esse bacalhau, que é conhecido como Gadus morhua, nos oferece uma das melhores carnes. Seu preço elevado tem uma boa justificativa, já que é pescado no Atlântico Norte em águas frias.
Quando você realiza a dessalga adequada, o peixe se desfaz em lascas suculentas, macias e que enchem a boca d’água. Portanto, se a intenção é fazer uma receita sensacional de bacalhau de Páscoa, por que não experimentar o Gadus morhua?
Receita de bacalhoada de Páscoa + ingredientes sugeridos
- 1kg de bacalhau em posta dessalgado
- 4 batatas em rodelas
- 1 pimentão vermelho cortado
- 1 pimentão verde cortado
- 2 cebolas médias cortadas
- 1 tomate cortado em rodelas
- 2 dentes de alho inteiros
- 1 folha de louro
- Alecrim fresco a gosto
- Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
- 2 ovos
Acompanhe o preparo da receita através do vídeo a seguir:
4. Atum
Entre os peixes nobres, o atum é o que oferece a carne com sabor mais acentuado e marcante. Por ter uma cor escura e níveis de gordura ideais, é um peixe que compõe facilmente suas receitas assadas e grelhadas.
Entretanto, vale ressaltar que não é um dos peixes mais baratos, já que o verdadeiro atum fresco é pescado em alto mar. Inclusive, seu valor depende do tamanho, peso e taxa de gordura ao longo da carne.
Para se ter uma ideia, existe um leilão de atum onde recentemente um peixe de 211kg foi vendido por 145 mil dólares. “Ah, mas então é inviável comer esse peixe”.
Não necessariamente, o atum que consumimos vem em grande parte do Ceará e Rio Grande do Norte. Se você nunca comeu atum, essa é a oportunidade para experimentar duas coisas diferentes: o atum como peixe para ceviche!
5. Robalo
O robalo é um peixe encontrado com facilidade na costa leste do Brasil. Então, se você procura os melhores peixes de água doce para comer, o robalo passa longe. Afinal, é um peixe de água salgada.
O robalo é o peixe preferido entre os chefs brasileiros, o que ressalta a sua nobreza. E quando falamos em peixe cozido, o robalo é o melhor candidato e sua carne chega a desmanchar de tão tenra.
Uma dica valiosa dada pelos experts na cozinha é cozinhar o robalo rapidamente. Como resultado, você preserva as fibras e a umidade característica desse peixe sensacional.
DICA EXTRA: se você se interessou pelo robalo, faça uma receita de robalo cozido no vapor com temperos para peixe que valorizam a carne. Além disso, inclua alguns legumes verdes para contrastar com a cor branca e delicada do peixe!
6. Surubim
Se um dia você for a uma peixaria e encontrar os peixes surubim, pintado e cachara com preços que variam demais, desconfie. Isso porque eles são da mesma espécie.
O pintado e a cachara estão inseridos dentro da espécie surubim. Sendo assim, é importante distinguir na hora de comprar:
- Pintado: famoso em todo o Brasil, sua carne é consistente, branca, livre de espinhas e com teor reduzido de gordura.
- Cachara: se alguém tentar vender um pintado, mas com listras, saiba que na verdade é a cachara que você está comprando, mas igualmente saborosa e atrativa.
DICA EXTRA: sabia que a tilápia é considerada um peixe nobre?
Tenho certeza que por essa você não esperava, não é mesmo? A tilápia é considerada um peixe nobre, devido a qualidades como:
- Filé praticamente sem espinhas.
- Filés ou postas de cor branca irresistível.
- Textura mais firme, é ideal para cozidos, ensopados e vai bem demais em receitas de pirão com cabeça de peixe.
- Sabor muito delicado que favorece as receitas.
DICA EXTRA: para você que procura coisas diferentes para fazer na cozinha, aproveite para aprender como fazer ceviche de tilápia. Afinal, além de muito prático, é um preparo que valoriza muito o sabor da tilápia!
Qual o peixe mais caro do mundo?
Voltamos novamente ao atum, pois o peixe mais caro do mundo é o atum-rabilho. Se você achou que pagar 145 mil dólares num atum de 211 quilos era absurdo, é porque não sabe que o atum-rabilho pode ser comercializado por milhões em leilões.
Isso se deve à extrema qualidade, dificuldade de pesca e investimento no processo de captura em alto mar. No entanto, o atum encontrado aqui no Brasil também tem muita qualidade, e o melhor de tudo, cabe em nosso bolso.
O que você achou de conhecer mais sobre os peixes nobres? Alguns tipos são meras curiosidades, como é o caso do atum acima. Porém, outros tipos como o robalo, salmão e cioba, são facilmente encontrados e a com preços bem mais amigáveis.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com todos os seus amigos e familiares para que todos possam comer um bom peixe e ainda economizar no preparo. Até a próxima!