Ainda que não seja todo mundo que siga a tradição e devoção religiosa, é importante conhecer boas opções de peixe para semana santa.
E digo isso não apenas porque peixe é saudável e dá para fazer receitas maravilhosas, mas também porque nunca sabemos quando vamos receber visitas. E, como bom anfitrião (ã), você deve contribuir para a tradição da sua família, concorda?
Portanto, resolvi trazer aqui as melhores alternativas de peixes que rendem receitas de dar água na boca. Vamos conferir?
Peixe para semana santa: 14 opções sensacionais para fazer + dicas úteis
É normal ficar se perguntando qual o melhor peixe para fazer na semana santa. Porém, o que não pode acontecer é você deixar tudo para a última hora, pois aí sim os imprevistos e desespero podem atrapalhar o almoço da sexta-feira santa, por exemplo.
Nesse sentido, se você não quer correr riscos desnecessários, recomendo que anote todas as sugestões, pois tenho certeza de que alguma delas vai atender às suas exigências, vamos começar!
1. Tradicional bacalhau para semana santa
É impossível falar de carne branca para semana santa e não trazer o bacalhau como centro das atenções, não é mesmo? Todos sabemos que não é o peixe mais em conta, e que dependendo da quantidade de pessoas pode ficar inviável comprar.
Porém, ainda assim ele segue como número da nossa lista. E tem mais, você não precisa comprar o bacalhau Gadus Morhua (o mais nobre e mais caro), visto que é possível investir em outras qualidades, como: Saithe desfiado e Zarbo desfiado.
Portanto, agora que você sabe como baratear a compra do bacalhau, vamos às melhores sugestões de preparo:
- Bacalhau à portuguesa: leva ovos, cebola, alho, batata palha, azeitona preta e bacalhau graúdo.
- Macarronada com bacalhau: talharim saboroso, com bacalhau desfiado, azeitonas pretas e verdes, tomate seco, manjericão, requeijão, tomate cereja e parmesão ralado.
- Bacalhoada simples e deliciosa: posta de bacalhau, batatas assadas, manteiga, alho em lâminas e brócolis.
DICA EXTRA: você também pode fazer a falsa bacalhoada, para isso utilize filé de merluza, pimentões, cebola, batatas e muito azeite na hora de assar!
2. Tilápia é a escolha barata e de segurança
Resolvi trazer a tilápia, pois é um peixe facilmente encontrado e, em vista do valor do bacalhau, a tilápia pode parecer ainda mais atraente. Além disso, você não precisa se limitar apenas à ideia de fazer coisas extravagantes, como com as sugestões de bacalhau.
Isso porque a tilápia é versátil demais, pode ser usada como filé de peixe para fritar, posta assada no forno com legumes. Por sua vez, é um dos peixes mais indicados para quem quer gastar pouco, mas comer bem.
Inclusive, esse peixe empanado na farinha de trigo pode ser servido e combinado facilmente com molhos especiais, como:
- Molho tártaro cremoso.
- Molho de alcaparras para peixe de sabor suave.
- Sugestão de molho de salsa e limão.
- Sugestão de molho de mostarda com mel.
- Opção de molho de manteiga com pimenta.
- Opção de molho de alho com ervas frescas.
3. Aproveite as vantagens do cação para semana santa
Assim como a tilápia, o cação é responsável por grande porcentagem da venda de peixes na semana santa. Seja pela sua alta disponibilidade, sabor e praticidade para incorporar nas refeições, o cação pode surpreender no almoço da sexta-feira santa, conheça as melhores receitas:
- Posta de cação ao molho de alho e óleo.
- Moqueca simples de cação com pimentões e leite de coco.
- Cação assado no forno com legumes e batatas gratinadas com alecrim.
- Cação frito com molho tártaro e pimenta biquinho.
- Ensopado de cação com tomate, cebola, manjericão, alho e alho-poró.
- Posta de cação ao molho branco com cogumelos salteados.
4. Salmão é que não pode faltar!
Atualmente encontramos diferentes qualidades de salmão no mercado, e não apenas o importado do outro lado do mundo. Isso acaba barateando seu custo final, e nós agradecemos muito, porque não há peixe melhor para fazer na semana santa.
Inclusive, o almoço da sexta-feira santa acontece apenas uma vez ao ano, por que então não gastar um pouquinho a mais para ter uma experiência dos deuses, não é mesmo? E olha, receita diferente e maravilhosa é o que não falta, veja algumas:
- Salmão assado com aspargos e finalizado na crosta de gergelim.
- Salmão rápido no papilote + molho de alcaparras.
- Receita de salmão assado com cenouras e brócolis no vapor.
- Receita de salmão assado com tomates + molho de maracujá.
- Sugestão de risoto impecável de salmão com palmito e alho-poró.
DICA EXTRA: melhores opções de peixe com pouca espinha
Bom, agora que você aprendeu ótimas opções de preparo, que tal conhecer alguns peixes com pouca espinha? Assim, você garante uma refeição maravilhosa e, de quebra, aumenta a segurança no consumo, especialmente por conta das crianças:
- Linguado
- Tambaqui
- Sardinha (quando assada ou frita podemos consumir as espinhas)
- Pescada branca
- Badejo
Portanto, todos esses tipos são excelentes alternativas para variar nas refeições com peixe para semana santa. Não importa qual escolha ou qual tenha à disposição em sua região, o importante é caprichar no almoço para agradar a todos!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Então, se gostou mesmo, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas nesta época maravilhosa. Até a próxima!