O cozimento de um peixe é o único preparo que consegue extrair todo seu sabor e textura, mas é fundamental saber escolher o peixe para cozinhar.
A escolha influencia tanto no sabor quanto na cremosidade do ensopado. Por exemplo, se você utiliza um peixe com pouca gordura, o caldo fica saboroso, mas não tão encorpado quanto um peixe mais gorduroso. Sem contar que devemos nos atentar às espinhas e cuidados específicos.
Sendo assim, eu separei uma lista de opções de peixes maravilhosos e diferentes, além de uma dica surpresa especialmente para você. Confira só!
5 melhores opções de peixe para cozinhar que você deve usar
Eu prefiro me perguntar qual é o melhor peixe para cozinhar do que ficar preso à ideia de escolher qual o peixe mais gostoso cozido. Isso porque quando você acerta na seleção, a combinação dos temperos para peixe funciona que é uma beleza.
Além disso, você não precisa ficar quebrando a cabeça sobre como limpar ou mesmo cortar. Afinal, as postas saem prontas e direto à panela. Sem mais demora, vamos começar logo com isso!
1. A tilápia é a rainha dos peixes cozidos
A primeira coisa que todo mundo pensa é usar apenas peixes de carne branca, mas esse pensamento pode limitar nossas escolhas. Logo mais à frente você verá uma opção de carne mais escura que é sensacional.
Mas por hora, vamos de carne branca atrativa e levemente avermelhada no centro, que é a tilápia. Inclusive, é um peixe com pouca espinha e quando encontramos, normalmente são grandes e fáceis de tirar.
Por ser um peixe barato é ainda mais indicado para fazer grandes ensopados. Prefira comprar em postas, pois garante máxima suculência e sabor. Ah, você sabia que a tilápia é um peixe para ceviche que cai como uma luva nas diferentes receitas? Anote aí algumas receitas de cozido com tilápia:
- Tilápia cozida ao molho vermelho + legumes frescos.
- Tilápia cozida com leite de coco + mix ideal de especiarias simples.
- Filé de tilápia ensopado.
- Sugestão de filé de tilápia cozida rapidamente + molho de alcaparras.
2. Abuse da versatilidade do bacalhau
E por falar em melhores opções de peixe cozido, como deixar o bacalhau de fora, concorda? Um dos peixes mais nobres, de sabor suave e com textura ideal para cozinhar, o bacalhau é a pedida certa como peixe para semana santa.
Porém, é uma carne mais macia e tenra, o que acaba exigindo mais atenção no preparo. Quando em posta ou lombo deve ter uma boa altura, a pele deve ser mantida e as espinhas também.
Tudo isso dará a sustentação necessária para a integridade do peixe. Portanto, se o bolso estiver amigável na ocasião, não deixe de experimentar. A única ressalva, na verdade, é quanto ao tempero para bacalhau.
Afinal de contas, o ideal é sentir a suavidade natural e não abusar de temperos fortes que sobressaiam. Conheça sugestões deliciosas de receita:
- Bacalhau cozido no leite de coco com palmito e alho-poró.
- Bacalhau cozido no azeite + toque de ervas frescas para realçar o frescor.
- Sugestão de cozido de bacalhau com batatas e ovos.
- Sugestão de bacalhau cozido com toque de azeite de dendê + batatas ao murro gratinadas.
3. Aposte na corvina para sabor e economia
A corvina é a bola da vez, pois sua procura nunca foi tão grande quanto nos últimos meses. Como resultado, tivemos um aumento significativo no preço, mas nada que atrapalhe preparar um belo cozido com corvina.
Todos sabemos como os peixes possuem diferentes sabores. Uns oferecem sabor acentuado e outros passam despercebidos. Dessa forma, algumas espécies podem não agradar todo mundo. Já a corvina é a escolha de segurança.
Por ser um peixe de água salgada, pode ajudar a espantar a ideia de que possui “gosto de barro”. Enfim, é um dos peixes mais saborosos para ensopados e cozidos.
DICA EXTRA: se porventura na hora de preparar você mudar de ideia, a corvina pode ser facilmente recheada, visto que puxa bem os temperos. Para isso peça ao peixeiro para abrir por trás, ou seja, pelas costas, fica incrível!
4. Prepare o xaréu como uma opção diferente
O pessoal fica desesperado à toa, pois todo mundo fica atrás apenas de peixes grandes. Enquanto os peixes pequenos dão excelentes postas na medida para aquele cozido de respeito.
E a estrela da vez pode ser desconhecida para a maioria, que é o xaréu, ou como é conhecido, o xerelete. Pequeno, saboroso e de carne mais escura, não perde em nada para as outras sugestões.
DICA EXTRA: tenha cuidado no manuseio em casa para eliminar as espinhas que são pequenas. Aliás, o xaréu rende uma deliciosa moqueca de peixe, acompanhe o vídeo da receita:
5. Tainha oferece a gordura necessária para o caldo
Sempre que penso em fazer cozido ou ensopado de peixe, a primeira coisa que considero é a gordura do peixe. Quanto mais gordura tiver, mais saboroso e denso pode se tornar o cozido.
E em quinto lugar na lista, temos a tainha, que oferece quantidades mais que ideais para deixar a receita fantástica. Muitas pessoas deixam de comprar por causa da carne ser mais escurinha, mas não deixe isso te enganar.
A tainha é de uma suculência difícil de ser batida, e outra, não tem como errar, é sucesso na certa. Portanto, descubra algumas sugestões que podem abrir sua mente:
- Cozido de posta de tainha com molho temperado + farofa de camarão.
- Cozido de tainha + molho de camarão grosso e toque cítrico.
- Tainha cozida com leite de coco + frutos do mar.
- Ensopado de tainha com molho de tomates orgânicos.
DICA EXTRA: escolha o robalo para cozinhar e ostente na cozinha
Lembra que eu havia prometido uma dica surpresa de peixe magnífico para cozinhar?
Então, lhe trago a sugestão do robalo, que é um peixe bastante exclusivo de valor mais elevado, mas que rende receitas dignas dos melhores restaurantes. Entre suas principais características, temos:
- Peixe nobre.
- Pouquíssimas espinhas.
- Ultra saboroso.
- Carne muito branca, que realmente indica a nobreza do peixe.
- Facilita as pessoas entenderem como limpar peixe, pois basta tirar sua espinha.
- Utilize sua posta para ensopados e cozidos.
Qual das opções de peixe para cozinhar aflorou a sua vontade de fazer ainda hoje um belo cozido? Acredito que agora você tenha sugestões para variar semana após semana sem repetir, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a criarem receitas incríveis com peixe cozido para qualquer ocasião. Até a próxima!