Quando a gente pensa que já viu de tudo nessa vida surge o preparo do peixe na telha, que fica saboroso e suculento, vamos aprender a fazer?
Peixe na folha de bananeira eu já tinha visto, mas na telha tenho que confessar que me pegou de surpresa. Mas estou falando de uma surpresa agradável e que certamente vai encantar o seu paladar, pois não há peixe mais macio.
Então, já vai pegando algo para anotar a forma de fazer e quais os principais ingredientes. Além é claro, de muitas dicas incríveis para facilitar sua vida. Confira agora!
Como fazer peixe na telha: 3 dicas de preparo fácil + ingredientes
A primeira coisa que eu pensei foi justamente qual a origem do peixe na telha, porque é algo diferente do cotidiano. Por fim, descobri se tratar de uma receita goiana criada em 1978. Até hoje é servida, especialmente com um molho incrível.
Vale ressaltar antes de mais nada, que se trata de uma receita grande, robusta e que leva muitos ingredientes. Mesmo porque a sugestão de consumo é de 6 a 8 pessoas em média.
Nesse contexto, caso tenha dado um nó na cabeça só de pensar como tirar a receita do papel, montei um passo a passo prático. Embora não seja um prato tradicional que vemos por aí todos os dias, o peixe feito na telha pode ser uma excelente opção para surpreender todo mundo!
1. Conheça os ingredientes da nossa receita
A lista de ingredientes é original, mas caso você queira substituir algum componente, fica a seu critério. Lembrando que você pode perder a verdadeira experiência da receita raiz, anote aí:
- 2,5kg de pintado em postas médias;
- Sal e limão como únicos temperos do peixe;
- 2kg de cebola picada;
- 1 lata de molho de tomate;
- 2kg de tomate italiano picado maduro;
- 2 colheres (sopa) de molho shoyu;
- Orégano, açafrão, pimenta de cheiro e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 pimentão verde picado;
- 1 vidro de leite de coco;
- Cheiro-verde e coentro a gosto;
- 1 pimentão vermelho picado;
- 1 lata de creme de leite;
- 10 dentes de alho processados;
- 1 envelope de creme de cebola (para engrossar o caldo);
- Água suficiente para formar o molho.
DICA EXTRA: a receita não sugere, mas é possível fazer uma marinada para peixe, de modo que o pintado fique mais saboroso. Entretanto, se preferir seguir a receita, basta temperar o peixe apenas com sal, limão e pimenta-do-reino!
2. Faça o primeiro refogado da receita
Esse é um passo muito importante, já que é a base de toda a receita. Afinal, nós não queremos comer 2,5kg de cebola e tomate cru, não é verdade? Nesse sentido, coloque uma boa quantidade de azeite ou manteiga numa panela grande e siga:
- Adicione e refogue bem a cebola e o alho.
- Acrescente o tomate, misture e deixe murchar.
- Em seguida, adicione pimenta, molho de tomate, temperos, creme de cebola, shoyu, leite de coco e a água.
- Agora, misture e deixe refogar por alguns minutos.
- Na sequência, posicione e acomode as postas do peixe de modo que fiquem cobertas de molho.
- Junte também os pimentões, se você colocar antes pode amargar o molho.
- O tempo de cozimento do peixe é de cerca de 15 minutos, mas confira sempre a consistência para não desmanchar.
- Depois é hora de salpicar cheiro-verde e coentro, dar uma leve mistura e desligar.
- Por último, coloque o creme de leite e mexa para incorporar.
Percebe como o preparo em si é feito inteiramente na panela? A telha foi um método encontrado para preservar a temperatura do prato quando fosse servido na mesa do cliente.
O que acontece é que a telha possui uma excelente condução de calor, retendo a caloria por mais tempo. Como resultado, o aquecimento do peixe e do molho perdura mais tempo. Isso sem contar a finalização que você acompanha a seguir!
3. Finalize o preparo diretamente na telha
Uma vez que o molho está pronto e o peixe no ponto ideal, é hora de montar na telha.
Para isso, coloque uma pequena camada de molho na telha e espalhe por todo o fundo. Depois disso, acomode as postas de peixe sobre o molho e cubra com o restante do molho cozido.
Nesse meio tempo, pré-aqueça o forno a 220°C, pois vamos gratinar o peixe com a telha e tudo mais. Um detalhe importante é salpicar farinha de rosca e levar ao forno.
O tempo pode variar, mas cerca de 30 a 40 minutos são suficientes para finalizar o cozimento. Por ser uma receita “complexa” já que leva bastante ingrediente, fiz questão de escolher o vídeo de uma receita tradicional bem bacana para ajudar você:
DICA EXTRA: ao invés de colocar farinha você pode trazer a cremosidade e sabor do queijo parmesão ralado fresco. Além disso, o requeijão em barra também agrega sabor e textura!
Como variar a receita de peixe na telha?
Eu gosto de pensar que sempre é bom ter uma carta na manga. Seja para diversificar a receita ou nos momentos em que estamos sem alguns ingredientes, é fundamental ter como modificar as receitas.
Diante disso, a receita ainda é de peixe preparado na telha, mas com um preparo e ingredientes diferentes.
Aqui nós vamos utilizar um dos peixes nobres mais deliciosos que existe, que é o lombo de robalo. Além disso, incluiremos camarão e azeite de dendê. O processo é basicamente o mesmo, porém, faremos da seguinte maneira:
- Prepare um purê com 800g de batata: o purê cremoso formará a “cama” dentro da telha.
- Bata os ingredientes no liquidificador: bata cebola, tomate, pimentões, pimenta, leite de coco e cheiro-verde no liquidificador.
- Sele o peixe e camarão numa frigideira com azeite: o robalo possui uma carne macia e tenra, bastando apenas uma breve selada na frigideira, bem como com o camarão.
- Faça a montagem na telha: espalhe bastante purê de batata, coloque o peixe até cobrir, adicione requeijão em barra cortado, junte o camarão, cubra com molho, salpique queijo parmesão e gratine no forno.
Apesar de ser bem diferente da receita tradicional, não deixa de representar o peixe feito na telha, não é mesmo? De toda forma, disponibilizo a receita para acompanhar e reproduzir fielmente em sua casa:
5 cuidados ao preparar um peixe delicioso na telha
Como você pôde ver, não há dificuldade alguma na receita, tudo é muito simples e rápido. Entretanto, alguns cuidados favorecem a receita mais próxima do preparo original:
- Adquira telha de barro de locais apropriados e, se possível, diga o motivo da compra, assim eles ajudam você a escolher a ideal.
- Higienize bem a telha antes de usar.
- Caso seja possível, realize a cura da telha de barro, tornando-a mais propícia ao uso culinário.
- Não cozinhe demais o peixe para manter sua estrutura.
- Use ingredientes frescos e aprenda como saber se o peixe está fresco ou estragado para consumir peixe com segurança.
Qual o melhor peixe para fazer na telha?
A consistência firme é a principal qualidade num peixe que indica que ele é bom para a receita. Dê preferência a peixes de carne branca, além de escolher peixe com pouca espinha, evitando problemas.
Contudo, se tivesse que escolher apenas um, seria o robalo ou o badejo. Isso porque são peixes de carne incrível, deliciosos e ideais para cozidos. Mas siga o que o seu bolso manda e use o peixe que tiver à disposição.
Gostou de aprender como fazer peixe na telha? Talvez a maior complexidade da receita seja encontrar a telha certa, mas nada que uma boa pesquisa na cidade não resolva.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e dessa receita diferente. Não deixe de compartilhar com mais pessoas, vamos espalhar essa iguaria goiana, o que acha? Até a próxima!