Peixe cavalinha frita

Embora a cavalinha seja encontrada em praticamente todo o litoral do país, sua presença na mesa dos brasileiros ainda é relativamente pequena, mas isso está prestes a mudar em sua casa com o preparo do peixe cavalinha frita, vamos experimentar?

Aos poucos as pessoas descobrem novos sabores e peixes que rendem belos acompanhamentos, e por que não petiscos incríveis, certo? Até então, a tilápia era a paixão nacional quando o assunto é peixe frito, mas a cavalinha vem aí.

No conteúdo de hoje, quero compartilhar com você uma receitinha supersimples, mas que dá um baita peixinho frito sensacional. Topa conferir? Vamos lá!

Como fazer peixe cavalinha frita

peixe cavalinha frita

O consumo de peixes no país ainda é muito pequeno, cerca de 9kg ao ano por habitante. A preferência pela carne branca nem sempre se dá pelo fator saúde, mas sim pela redução de gastos com as carnes vermelhas. Se bem também que o peixe subiu muito nos últimos anos.

Nesse cenário, a cavalinha se mostra uma boa alternativa, tanto no bolso quanto no paladar. Com uma carne de sabor suave, teor moderado de oleosidade e versatilidade de preparos, a cavalinha é a aposta certa para um peixe sequinho.

Ingredientes

  • 4 filés de cavalinha (limpo e sem espinhas)
  • 2 dentes de alho bem picadinhos
  • Suco de 1 limão Taiti
  • 1 colher (chá) de sal (ou a gosto)
  • ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • ½ colher (chá) de cominho em pó
  • Azeite a gosto para umedecer o peixe
  • 1 colher (sopa) de salsinha picadinha
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • Óleo suficiente para fritar por imersão

Modo de preparo

  1. Em um recipiente, coloque os filés e adicione alho, limão, sal, pimenta-do-reino, cominho e páprica.
  2. Depois, adicione azeite para criar uma emulsão leve de sabores, misture e reserve entre 20 e 30 minutos.
  3. Na sequência, retire o peixe da marinada, escorra o excesso e passe na farinha de trigo até envolver cada pedaço.
  4. Pode ser interessante reservar mais 5 minutinhos para a crosta do empanamento aderir ao peixe.
  5. Enquanto você empana, aqueça bem o óleo numa panela funda.
  6. Adicione os filés ao óleo quente, mas apenas 2 por vez para não baixar a temperatura do óleo.
  7. O tempo de fritura é rápido e varia de 3 a 4 minutos de cada lado ou até dourar completamente.
  8. Por fim, retire e coloque-os sobre papel-toalha para eliminar o excesso de óleo.
  9. Se você tiver uma grade vazada própria para fritura, coloque os filés para que a circulação de ar deixe mais crocante.

Os segredinhos, portanto, são marinar a carne para absorver os temperos, fritar em óleo bem quente e empanar certinho. O peixe cavalinha frita é incrível e puxa bem os sabores que você coloca no tempero.

Sendo assim, não tenha medo de experimentar temperos diferentes para peixe frito. Para harmonizar, nada melhor do que um bom molho cremoso, talvez um molho tártaro refrescante ou quem sabe algo mais simples, como molho de mostarda.

Agora, se você quer uma refeição completa, vai adorar servir cavalinha frita com arroz branco com alho e uma salada fresca de tomate italiano, pepino caipira e molho balsâmico, apenas experimente!

DICA EXTRA: incremente o empanamento do peixe com fubá mimoso

Olha só, o que eu vou compartilhar com você agora é um macete de família, hein? Sabe aquela técnica que vem lá de antigamente, de uma época em que as cozinheiras tinham conhecimentos à frente do seu tempo?

Pois então, ali no empanamento da cavalinha, eu sugeri apenas farinha de trigo, certo? Porém, a dica é misturar metade da quantidade de farinha de trigo e metade de fubá mimoso.

O fubá ajuda a dar mais estabilidade ao empanamento, além de aumentar a aderência à carne. Em outras palavras, sua cavalinha frita ficará extremamente suculenta por dentro, mas com uma casquinha especial por fora.

Além do mais, é imprescindível temperar a mistura do empanamento com sal, pimenta-do-reino e até uma especiaria mais picante.

2 ideias de temperos para diferenciar o peixe cavalinha frita

como temperar peixe cavalinha frita

Geralmente, quem não sabe como temperar peixe para fritar fica em dúvida sobre o que usar. O que colocar para levantar o sabor suave do peixe? Como evitar exageros? Para responder tudo isso de forma prática, separei apenas as melhores combinações de temperos para cavalinha frita.

1. Marinada básica de ervas e limão siciliano para cavalinha

A melhor maneira de honrar as características naturais de um peixe, é apostar em temperos simples e básicos. E para as receitas do dia a dia isso é muito mais vantajoso. Nesta primeira sugestão extra, uma combinação que é pau para toda obra:

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Raspas e suco de 1 limão siciliano
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (chá) de tomilho fresco debulhado
  • 1 colher (chá) de alecrim fresco debulhado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ao invés de adicionar os temperos à carne, aqui você vai criar um tipo de emulsão antes. Para tanto, misture rapidamente o azeite e o suco de limão até homogeneizar. Em seguida, entre com os temperos, misture novamente e espalhe sobre o peixe. Reserve por 10 minutos antes de fritar.

2. Peixe cavalinha frita com tempero típico indiano

Como a gente nunca sabe quem está aí do outro lado, é essencial considerar diferentes cenários e situações né? A primeira receita de hoje foi um tempero equilibrado, com alguns temperos naturais e especiarias que aparecem no paladar.

Já a segunda acima, é aquela opção mais democrática, onde mais pessoas encontram afinidade. Contudo, esta última sugestão de tempero para peixe cavalinha frita, é algo que vai explodir no seu paladar, pois tem raízes na culinária indiana, que tal?

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 1 colher (chá) de curry em pó
  • 1 colher (chá) de açafrão da terra em pó
  • ½ colher (chá) de pimenta caiena (opcional, agrega boa picância)
  • 1 colher (chá) de coentro fresco picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Sem muito segredo, misture os ingredientes ao iogurte natural e adicione à carne, reserve por 20 minutos. O pulo do gato aqui é grelhar a cavalinha ao invés de empanar, daí você aproveita o iogurte temperado e faz um molho cremoso após grelhar.

O peixe cavalinha frita é ou não a tradução de versatilidade e receita saborosa? Explore mais os preparos, faça no forno ou frite em postas, não há receita ruim, o ruim é deixar de fazer cavalinha. Compartilhe as dicas e até a próxima!