Considerando que nem sempre conseguimos fazer churrasco com picanha e costela, será que paleta bovina é dura, dá para usar?
Pessoas curiosas e sem medo de preparar carnes pela primeira vez, são as que mais se beneficiam nos churrascos. Digo isso porque ao conhecer as características dos cortes, você extrai exatamente os sabores e as texturas que mais gosta.
Chegou o momento de saber se paleta de boi serve ou não para o churrasco com a galera. Inclusive, separei ótimas dicas de preparo e informações bem interessantes. Anote aí!
Afinal de contas, a paleta bovina é dura?
Olha, a pergunta mais frequente que eu escuto é se a paleta bovina serve para bife. Agora, para churrasco é uma outra conversa, principalmente porque a cocção é bastante diferente.
Dessa maneira, posso dar uma resposta firme e que não deixa margem para dúvidas. A paleta bovina não é dura, pelo contrário, se o açougueiro souber como trabalhar a peça, oferece cortes realmente fantásticos.
Entretanto, para isso você precisa encontrar um comércio de confiança, onde consiga uma comunicação direta com o profissional. Do contrário, o corte da carne vermelha pode não resultar no melhor que a peça tem a oferecer.
O que você precisa compreender, é que diferentemente da picanha na churrasqueira, a paleta exige um cuidado a mais. Se a picanha você corte, “joga” na grelha e sai um “bifão” maravilhoso, na paleta é crucial atenção aos detalhes.
Tem como fazer churrasco de paleta bovina?
Novamente, sim, paleta é uma carne bastante alternativa para os dias em que o Prime Rib está fora do alcance. Primeiro, porque com a genética atual dos bovinos, não existe mais carne de segunda para churrasco, isso é um mito.
O que conta é a criação, alimentação e cuidados, pois a soma disso tudo, entrega carne de qualidade. Associar a paleta como uma carne dura, geralmente vem da sua localização no boi.
Isso porque falamos de um corte localizado na parte superior do braço, mais especificamente no ombro do animal.
Não à toa, você consegue tirar um corte chamado de “ombro da paleta”, ou para os mais gourmets, “Shoulder Steak”. Dito isso, vamos às características da paleta:
- Corte de fibras consideradas longas e bem definidas.
- Suculência elevada e maciez são qualidades evidentes, desde que bem preparada na churrasqueira.
- Quem gosta de carne para churrasco com gordura, vai adorar saber que a paleta possui boa concentração.
- O sabor é o maior destaque dessa carne incrivelmente versátil.
Costumo dizer que tudo vai do seu preparo. Por exemplo, esquentar a churrasqueira e esquecer a paleta lá, certamente vai ficar dura. Nem adianta saber como cortar carne para não ficar dura se deixar de considerar a direção das fibras.
Justamente por conta disso que as pessoas usam a paleta inteira para fazer carne de panela. Afinal, assim você terá uma carne perfeita para cozinhar rapidamente e ficar bastante macia.
E quando falo usar como carne de panela, é porque ela possui mais de um corte na mesma peça.
É verdade que a paleta de boi é grande e tem diferentes cortes?
Sim, saiba que existem ao menos 3 bons cortes que saem da mesma região. Vale ressaltar, que a paleta também é conhecida por pá bovina, devido ao seu formato. Contudo, conseguimos extrair cortes como:
- Carne peixinho: localizado na parte superior da paleta, é um corte magro que se assemelha muito ao patinho. Em contrapartida, seu sabor é muito mais acentuado, visto que fica próximo do osso do corte.
- Raquete da paleta: a raquete é o famoso shoulder steak e é retirado do miolo da paleta. A gourmetização desse corte tem um bom motivo, já que seu sabor é marcante e sua maciez incomparável.
- Miolo da paleta: apesar de ter pouca gordura, o miolo é macio, suculento e saboroso. Dá para tirar bifes maravilhosos que, selados na grelha, ficam com puro sabor de churrasco.
Portanto, a paleta pode servir churrascos de diferentes maneiras, tudo vai depender de como você gosta de carne assada. Sempre digo: vá ao açougue sabendo o que você quer, assim você leva para casa exatamente a carne que procura.
“Mas vem cá, dá para fazer churrasco da peça inteira da paleta?”. Sim, mas nesse caso em especial, a peça precisa ser muito bem trabalhada. Para não sobrar dúvidas quanto a isso, acompanhe este vídeo completo, da desossa ao preparo:
Como fazer churrasco de paleta bovina?
Para a nossa receita de paleta bovina na churrasqueira, vamos utilizar a raquete da paleta. Mas caso não encontre por aí, utilize um outro corte de qualidade que o resultado será o mesmo.
Além do mais, vou te mostrar como fazer um tomate recheado para acompanhar que é de arrancar suspiro das pessoas.
Ingredientes da churrasqueada
- 1kg de raquete da paleta (peça para retirar o nervo superior)
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta-da-Jamaica a gosto
- Manteiga para besuntar a carne (opcional)
- 5 tomates grandes
- 500g de queijo Minas ou frescal
- Folhas de manjericão a gosto
- 50ml de vinagre balsâmico
- 50ml de azeite
- 20ml de mel
Modo de preparo
- Para o tempero da carne não tem segredo, basta espalhar sal e as demais especiarias, que também são opcionais.
- Leve à churrasqueira em braseiro médio, 15 minutos de cada lado ou até dourar.
- Para os tomates, faça de 3 a 4 cortes sem atravessar, colocando fatias de queijo e manjericão nos vãos.
- Em seguida, misture vinagre balsâmico, azeite, mel, sal e pimenta, mexendo até ficar homogêneo.
- Na sequência, passe essa mistura nos tomates e leve à grelha até grelhar rapidamente.
- Depois é só servir uma carne extremamente suculenta e um tomate que enche a casa de perfume.
DICA EXTRA: não importa o corte utilizado, tenha certeza de não assar demais, pois toda carne endurece quando passada, combinado? Se tiver dificuldade com a maciez da carne, talvez seja o momento de aprender sobre os pontos das carnes.
Não há mentira maior do que falar que paleta bovina é dura, e agora você já sabe!
E então, sabendo que é mentira que a paleta bovina é dura, que tal planejar um churrasco com os amigos? Tenho certeza que nem todos os parceiros de churrasqueada sabem a verdade sobre a pá bovina, não é mesmo?
Além disso, é uma excelente oportunidade para praticar seus novos conhecimentos, a fim de preparar os cortes mais sensacionais.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com mais pessoas e até a próxima!