As frituras devem ser administradas com sabedoria por quem está sempre de olho no colesterol. Mas será que ovo frito na banha de porco faz mal?
Por mais que façamos cozido, pochê e frito na água, nada se compara ao ovo frito em gordura de verdade. Porém, alguns cuidados são cruciais para não correr riscos desnecessários e ser capaz de incluir nas refeições diárias com frequência.
Diante disso, o que acha de descobrir se a banha de porco é apropriada para fritar ovo? Olha, o conteúdo está cheio de dicas incríveis, confira!
Será que fazer ovo frito na banha de porco faz mal? Descubra a verdade!
Por acaso você já ouviu falar da carne de porco na lata? Esse método de conservação é utilizado há muitos anos e o grande responsável pela eficiência, é a banha de porco.
Na verdade, todos os cortes de porco são fritos em banha ou em pouco óleo. A partir disso, a fritura tende a soltar ainda mais óleo da carne. Por conseguinte, chega num momento em que a fritura toda é feita na própria banha do porco.
Estou falando sobre isso justamente para você saber como esse tipo de gordura é boa para a saúde. Afinal, quanto mais natural for a gordura animal usada na fritura, há menos prejuízos para o corpo.
Nesse sentido, é normal se perguntar se é saudável fritar com banha de porco. Muito porque hoje em dia encontramos o produto nas prateleiras, ou seja, temos o diferencial da facilidade.
Portanto, posso afirmar que não faz mal fritar ovo na banha de porco. Pelo contrário, substituir o óleo de soja, milho, canola, entre outros, por banha de porco, é a melhor decisão.
“Ah, que ótimo, pois acabei de aprender como fritar ovo e não grudar na panela, vou aproveitar”. Você já ouviu que tudo em exagero faz mal? Então, por mais que a banha não faça mal, se você abusar da quantidade, poderá ter problemas.
Dessa forma, o que você precisa é de uma alimentação controlada e planejada para incluir ovo frito. Porém, apenas algumas vezes na semana e não todos os dias, pois a taxa de colesterol pode subir.
Veja 7 benefícios da banha de porco como óleo da fritura
Devido ao preconceito ou desconhecimento, todo mundo assume que é algo ruim para o corpo. Estudos apontam que a banha de porco é uma das gorduras mais benéficas para nossa saúde, pois oferece:
- Gordura saturada, monoinsaturada e poliinsaturada.
- Carrega grandes quantidades de vitamina A.
- Se você está precisando de vitaminas do complexo B para fortalecer a imunidade, a banha tem em abundância.
- Protege o coração contra doenças cardiovasculares, em vista da presença de Betaína.
- Segundo estudos, a banha de porco é a segunda maior fonte de vitamina D.
- Isso sem contar que a fritura chega mais rapidamente ao ponto de fritura ideal para agilizar o cozimento.
- Possui uma reserva importantíssima de ácidos oleicos, como Ômega 3, impactando assim no combate à depressão.
Mas é aquele negócio, tudo isso só pode ser aproveitado quando você não exagera no consumo. Do contrário, todas estas vantagens se tornam inimigas, assim como óleo de canola, que é péssimo para a saúde.
Então, qual a melhor gordura para fritar ovo?
Se você tiver acesso facilitado à banha de porco, prefira usar apenas essa fonte de gordura. Posso garantir que você terá o maior prazer em fritar ovo com gema mole para acompanhar uma refeição deliciosa.
Contudo, não é em todo lugar que encontramos boas opções. Afinal, assim como as carnes processadas, todo alimento que passa pela industrialização acaba perdendo seu potencial saudável.
DICA EXTRA: outro grande substituto para a banha de porco é o óleo de coco. Antes que possa se assustar, já adianto que se trata de um produto bem mais caro. Mas o valor a mais compensa para deixar a saúde em dia!
Qual o melhor óleo para fritar ovo?
Não é de hoje que as pessoas estão de olho na escolha do óleo utilizado na cozinha. Entretanto, o preço dos produtos saudáveis, como a banha, e óleos orgânicos e naturais, empurra o consumidor às opções baratas.
É aí que mora o perigo, pois os óleos vegetais tradicionais são considerados um veneno pelos especialistas. Nesse contexto, um dos melhores óleos para fritar é o azeite virgem.
“Eu sempre compro o extravirgem, me disseram que é mais saudável”. De fato, o extravirgem mantém suas qualidades, sendo o mais natural e saudável em qualquer cozinha.
No entanto, o azeite virgem é ideal porque suporta consideravelmente melhor as altas temperaturas da fritura. E não vamos nos esquecer da manteiga, fonte saborosa e saudável quando usada na medida.
Vale ressaltar que a manteiga possui taxa de colesterol mais elevada do que a banha. Então, saiba dosar e utilize sempre um fio de azeite junto da manteiga para evitar queimar ou passar do ponto certo. Veja outros exemplos de óleos:
- Óleo de coco.
- Óleo de amendoim.
- Há também o óleo de abacate.
- Experimente o óleo de linhaça.
- Esse você não conhecia, óleo de semente de abóbora.
- Óleo de uva tem bastante procura no mercado.
Você acredita que mesmo diante de todas estas possibilidades, a banha de porco ainda é melhor? Isso porque boa parte destes óleos não aguentam as alterações feitas pela temperatura alta.
Como resultado, você gasta uma “pequena fortuna”, mas acaba com as mesmas desvantagens do óleo de soja, por exemplo. Se você aprende como fritar ovo corretamente, a qualidade do óleo tem que acompanhar o processo, concorda?
Evite a industrialização e faça sua própria banha de porco caseira
Além do alto custo agregado ao produto, a banha de porco industrializada é mais difícil de encontrar. Mas nem por isso você deve abandonar a ideia de utilizar para fritar ovo. O que acha de aprender como fazer?
E antes que pense que é complicado o que exige técnicas avançadas, adianto que é tudo bem simples. Afinal, você precisa de dois ingredientes: toucinho de porco e paciência.
- Utilize em média 1,5kg de toucinho de qualidade (picado e limpo)
Modo de preparo
- Primeiramente, corte o toucinho em tiras pequenas.
- Em seguida, coloque o toucinho picado numa panela.
- Não é necessário adicionar nenhuma fonte de gordura.
- O pulo do gato é manter uma temperatura constante de 175° a 180°.
- Além disso, evite ficar mexendo, ou seja, mexa de vez em quando apenas para estimular a liberação de mais gordura.
- Deixe aproximadamente 90 a 120 minutos e acompanhe o processo de perto.
- Por fim, retire o toucinho frito e deixe a gordura esfriar.
- Assim que perder temperatura, coloque-a em potes plásticos e armazene para usar sempre que quiser.
Esse método é tão bom que você não precisa armazenar na geladeira, pois não estraga. Contudo, alguns pontos importantes:
- Não deixe fritar além do tempo sugerido, pois o toucinho pode se desfazer.
- Evite a todo custo fritar em temperatura alta, porque prejudica o processo e queima o óleo.
- Não mexa muito e deixe a temperatura baixa fazer seu trabalho.
- Reutilize o toucinho para fazer torresmo na panela de pressão.
Tenha banha de porco para todo e qualquer preparo, além do ovo, é claro. Acompanhe os detalhes através do vídeo da receita:
Como fritar ovo com banha de porco de forma fácil e saborosa?
O método de fritura do ovo com banha é o mesmo de qualquer outra gordura. No entanto, tenha em mente que para cada ovo você pode colocar ½ colher (sopa) de banha de porco.
Além do que, temperatura baixa sempre para que o ovo realmente absorva os sabores e suavidade da banha. Um tempero que recomendo a você experimentar com ovo e banha de porco, é o açafrão.
Apesar de ser amplamente utilizado na carne, o açafrão dá um toque especial no ovo frito. Daqui em diante, sempre que alguém vier com essa conversa de que ovo frito na banha de porco faz mal, mostre seus novos conhecimentos.
E outra, implemente as dicas em seu dia a dia, tenha uma refeição balanceada, pois esse é o segredo da vida plena e cheia de sabor.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com mais pessoas, para que os produtos industrializados e óleos vegetais sejam eliminados das refeições. Até a próxima!