Será que ovo é carne branca? Eu já vi muitas pessoas com essa dúvida, seja porque querem iniciar uma dieta balanceada ou que apresentam alguma restrição alimentar.
A verdade é que o ovo é um alimento riquíssimo em nutrientes, sustenta bem e pode acompanhar diversos outros ingredientes. Aliás, é um ingrediente indispensável na cozinha, econômico e super versátil.
Eu resolvi separar para você algumas curiosidades interessantes sobre o ovo e também aproveitei para deixar dicas que vão te ajudar muito nos preparos do dia a dia. Vamos conferir?
Afinal, ovo é carne branca?
A resposta mais curta é: não. O ovo não é considerado uma carne branca, mas possui muitas propriedades nutricionais que são parecidas com a carne. Justamente por isso que a maioria das pessoas prefere substituir a carne por ovo.
O ovo é de origem animal, mas não é considerado uma carne por conta da sua característica. Como sabemos, reconhecemos qualquer tipo de carne que vem de uma parte específica do animal. Além disso, retiramos a carne de um animal abatido. Por outro lado, podemos obter o ovo sem abater o animal.
Sendo assim, os ovos não fazem parte dessa categoria. Mas como eu disse anteriormente, podemos sim comparar as características nutricionais dos ovos com as carnes brancas. Veja baixo quais são as propriedades nutricionais do ovo:
- Minerais: cálcio, ferro, selênio, zinco e potássio.
- Vitaminas: D3, A, E, B8 e B12.
- Gorduras.
- Proteínas.
Então, qual é a categoria do ovo?
Ovo não é um legume e não é carne. É considerado, simplesmente, um produto de origem animal. Se analisarmos pelo ponto de vista biológico, o ovo é uma célula que ainda não se desenvolveu, pode ter sido fecundada ou não.
Na pirâmide alimentar, encontramos o ovo na categoria de carnes e ovos ou na categoria de leite e ovos. São os alimentos que mais trazem proteínas e gorduras boas, essenciais para o nosso metabolismo.
Além disso, o ovo é conhecido como a maior fonte de antioxidantes que garantem o bom funcionamento da tireoide, protegem o nosso sistema imunológico, cuidam da nossa saúde mental e da saúde dos olhos.
O que é considerado carne branca?
Em geral, consideramos carnes brancas: peixes, pato, coelho, ganso e aves em geral. Por ser um tipo de carne magra, são as melhores escolhas para quem está em transição dos hábitos alimentares ou quer economizar um pouco nas receitas diárias.
De modo mais específico, as carnes brancas possuem menos gorduras e calorias. Sem contar que são muito mais leves para a digestão. Justamente por isso, são ideais para o jantar, por exemplo. Combinando com um bom legume ou até mesmo uma saladinha, não tem pra ninguém.
Por tudo isso é que a carne branca é melhor do que as carnes vermelhas. Quando falamos em peixes, podemos encontrar na carne ácidos graxos e ômega 3, que são fundamentais para o bom funcionamento do coração.
E só para complementar, as carnes brancas possuem menos colesterol, o que ajuda pessoas com hipertensão e colesterol alto. Aliás, o consumo excessivo de carne vermelha pode até trazer sérios prejuízos para a saúde e um dos principais agravantes é o acúmulo de gordura nas artérias e no fígado.
“Ah, mas então quer dizer que a carne branca não engorda?” Não necessariamente. Para respondermos com propriedade, é preciso analisar a procedência da carne e também o modo de preparo. Por exemplo, existem certos tipos de frango que são naturalmente mais gordos.
Temos que planejar bem as combinações com carne para não deixar o prato muito calórico. O segredo mesmo é o equilíbrio dos sabores, das texturas, cores e nutrientes.
Eu posso substituir a carne por ovo nas refeições?
Sim. O ovo tem proteína suficiente para ser uma das únicas fontes na sua refeição diária. Aliás, por conta da sua versatilidade, é muito difícil enjoar do ingrediente, mesmo se comermos todos os dias.
Entretanto, para substituir as proteínas de cerca de 100g de carne, é preciso consumir o mínimo de 4 ovos. Isso acaba se tornando simples, se você comer 2 ovos no almoço e 2 no jantar. A sua nutrição diária estará completa.
Para exemplificar melhor, um bife de 100g apresenta 23g de proteínas, enquanto 100g de ovos (3 unidades) apresenta 13g de proteínas.
Vale lembrar que não é só o ovo que possui uma excelente fonte de proteína, podemos complementar um cardápio semanal com os seguintes ingredientes, veja:
- Feijão (principalmente o carioca)
- Lentilhas
- Grão-de-bico
- Tofu
- Quinoa
- Ervilhas
- Vagem
- Nozes
- Chia e soja
- Brócolis
- Espinafre
- Aspargos
Viu só como suas refeições podem ser ainda mais nutritivas? Aproveite para fazer combinações diferentes, utilizar temperos naturais e aproveitar o máximo sabor natural do ovo. Por exemplo, utilize as especiarias para realçar o sabor do ovo cozido ou na hora de fritar em óleo, experimente acrescentar orégano. Fica diferente e maravilhoso!
20 ideias de receitas para não enjoar de ovo todo dia!
- Salada variada com ovos cozidos.
- Ovo frito na própria gordura do bacon.
- Ovo pochê temperado.
- Omelete completo com ervilhas, cheiro verde e azeitonas.
- Receita de ovo no purgatório (Shakshuka) com molho de carne moída.
- Mexidão de ovo com tomate cereja, milho e açafrão.
- Rocambole de omelete com queijo e requeijão.
- Pimentão recheado com ovos.
- Ovos empanados.
- Omeletão de forno com presunto, legumes, espinafre e queijo.
- Farofa de ovos encorpada.
- Ovo cozido simples cortado ao meio com azeite, orégano e pimenta do reino.
- Barquinha de batata com ovos e bacon.
- Moqueca de ovos.
- Sopa de fubá com ovos e couve.
- Ovo de codorna em conserva.
- Tomates recheados com ovos.
- Fritada de chuchu com alho e espinafre.
- Ovos à parmegiana.
- Quiche de ovos com queijo e bacon.
Dentre todas essas receitas, uma eu gostaria muito de colocar um vídeo passo a passo para você tentar fazer em casa porque é tão simples e prática de fazer que serve para qualquer ocasião. Veja abaixo:
Ovo é sinônimo de saúde e de pratos criativos!
Como você pôde perceber, esse é um dos ingredientes indispensáveis na cozinha, principalmente quando a rotina corrida nos impede de preparar pratos mais elaborados.
Agora você já sabe que ovo não é carne branca, mas que apresenta praticamente os mesmos nutrientes e minerais que a carne. A única coisa que você precisa saber daqui pra frente é como identificar se o ovo está podre ou não.
Imagine só preparar todo o passo a passo da receita e notar que colocou ovo estragado. É frustração na certa, não é mesmo?
Eu espero muito que você tenha gostado das minhas dicas e que elas tenham te ajudado de alguma forma. Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais, pois tenho certeza de que muita gente também tem essa mesma dúvida. Até a próxima.