Ovo de codorna em conserva: Como fazer? Como temperar?

O que acha de aprender tudo sobre ovo de codorna em conserva para arrasar naquele aperitivo ou quem sabe até comercializar?

Em conversas com amigos cheguei à conclusão de que as pessoas acreditam ser algo complexo demais, que só as indústrias conseguem fazer. Porém, a verdade é que se trata de um processo relativamente simples, onde o maior desafio não está na conserva de fato.

Surgiu aquela pontinha de curiosidade? Então, acompanhe esse conteúdo riquíssimo em informações, dicas e sugestões para acertar de primeira!

5 passos para fazer o melhor ovo de codorna em conserva

ovo de codorna em conserva

1. Aprenda como cozinhar ovo de codorna para conserva

O primeiro e mais importante passo da conserva é aprender como cozinhar ovo de codorna perfeitamente. Digo isso porque você precisa garantir uma gema cozida corretamente, além da estética do ovo que conta muito.

Se eu disser que há segredos absurdos para isso, estaria mentindo. Afinal, basta seguir alguns passos simples, como:

  1. Lave bem os ovos;
  2. Adicione água numa tigela e coloque os ovos;
  3. Exclua todo ovo que boiar, pois estão estragados;
  4. Ferva uma quantidade de água para cobrir os ovos na panela;
  5. Adicione cuidadosamente os ovos na panela do cozimento;
  6. Agora, coloque a água fervente, ligue em fogo médio e conte 2 minutos;
  7. Em seguida, mexa no sentido horário e anti-horário para centralizar a gema nesse primeiro cozimento;
  8. Quando a água ferver, abaixe o fogo e conte 10 minutos;
  9. Por fim, retire da água e transfira para uma bacia com água gelada para interromper o cozimento do ovo.

Simples demais, não é mesmo? Minha recomendação é ficar de olho no tempo total de 12 minutos depois que ferver a água. Aliás, não esqueça de movimentar nos 2 primeiros minutos, isso facilita nosso próximo passo.

2. O processo de descasque deve ser minucioso

Você realmente acha que se os ovos ficarem “machucados” ou tiverem a gema exposta, o resultado será positivo? De forma alguma, pois a gema acaba soltando resquícios que interferem na ação da conserva.

Por conseguinte, quando amornar os ovos, pressione-os sobre uma bancada com delicadeza até quebrar a casca por completo. Agora, aperte o fundo do ovo para pegar parte da casca e a membrana interna.

Fazendo um movimento como se fosse descascar, vá girando com cuidado e certifique-se de que casca e película saiam juntas. Essa é a melhor técnica para descascar ovos. Por último, lave novamente para retirar sobras de casca e reserve os ovos.

DICA EXTRA: caso tenha dificuldades para tirar a casca, faça o processo debaixo de água corrente. Como resultado, a pressão da água ajuda a descascar!

3. Descubra se existe um vinagre ideal para conserva de ovo de codorna

Outra grande dúvida é sobre qual vinagre utilizar na conserva, pois as opções são muitas. Nesse sentido, saiba que você pode utilizar qualquer vinagre que preferir, sério, todos dão certo.

Só que nem tudo são rosas, já que alguns vinagres têm particularidades. Por exemplo, vamos assumir que você faça uma conserva simples, apenas com ovo e algum tempero.

Dessa forma, tem cabimento ou lógica usar vinagre de vinho tinto? Esse vinagre acaba tingindo os ovos e demais componentes. Agora, se essa for sua intenção, vá em frente, pois fica incrível. Em outras palavras, fique inicialmente no básico, com:

  • Vinagre de álcool
  • Vinagre de arroz
  • Utilize o vinagre branco de cereais.
  • Opte pelo vinagre de maçã.
  • Se quiser um sabor mais sofisticado o vinagre de vinho branco é ideal.

DICA EXTRA: vamos imaginar juntos o resultado de combinar uma conserva de ovo de codorna com cebola roxa. E aí sim usar um bom vinagre de vinho tinto, que delícia que não deve ficar, concorda?

4. Formas de preparar a mistura da conserva

Existem inúmeras formas de fazer conserva de ovo de codorna. Entretanto, separei as duas principais, uma mais simples para o dia a dia. Já a segunda opção traz mais elementos, ingredientes e complexidade de sabor.

Sugestão 1 – Conserva neutra

  • Ovos de codorna cozidos e limpos
  • Água suficiente para equilibrar o vinagre
  • Vinagre branco suficiente para cobrir metade do vidro
  • Sal a gosto

Comece colocando os ovos dentro do vidro esterilizado corretamente. Em seguida, separe vinagre suficiente para preencher metade do vidro e adicione um pouco de sal. Depois, acrescente essa mistura aos ovos e cubra com água.

Simples assim, agora é só fechar, levar à geladeira e consumir depois de 48 horas. Os sabores precisam desse tempo para apurar de verdade. Se preferir pode deixar fora da geladeira, pois o vinagre conserva, mas prefira refrigerar.

Aqui vou deixar um vídeo com dicas bem relevantes para auxiliar você, principalmente se estiver pensando em comercializar:

DICA EXTRA: se você, assim como eu, adora espetinho de ovo de codorna com bacon, vai adorar essa conserva simples, mas que traz riqueza de sabor!

Sugestão 2 – Conserva com muito sabor

  • 30 ovos de codorna cozidos e limpos
  • ½ xícara (chá) de vinagre de maçã
  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 2 dentes de alho inteiros
  • 2 folhas de louro
  • ½ colher (sopa) de pimenta-do-reino em grão
  • ½ colher (sopa) de orégano
  • Sal a gosto

Sem nenhum segredo, coloque os ovos dentro do vidro esterilizado e adicione todos os ingredientes até cobrir por completo. O segredo dessa conserva é misturar bem para pegar todos os sabores. Leve à geladeira e consuma depois de 2 dias.

Se você não sabia como temperar ovo de codorna para petisco, saiba que essa conserva é simplesmente a melhor. Dá uma checada no vídeo do preparo:

5. Entenda o tempo médio de conservação e dicas de segurança

A última pergunta a responder é quanto tempo dura a conserva de ovos de codorna. Logo, se você seguir os passos, respeitar a higienização e as quantidades de água e vinagre, a conservação aumenta.

Aqui estou falando de 1 mês de conservação máxima na geladeira. “Ouvi falar que se usar apenas vinagre o tempo aumenta, é verdade?”. Não necessariamente, porque ainda estamos falando de ovo cozido que é bastante perecível.

O que vai acontecer nesse caso é que os ovos absorverão muito vinagre e o sabor ficará acentuado demais.

16 ingredientes diferentes para inovar na conserva de ovo de codorna!

Gosto de pensar que não há limites na hora de escolher os ingredientes da conserva, e é possível variar bastante mesmo. Vou deixar alguns ingredientes a seguir que agregam mais sabor e aroma à sua conserva:

  1. Cheiro-verde
  2. Pimenta-vermelha
  3. Cebola
  4. Alfavaca
  5. Pimenta branca em grãos
  6. Alho inteiro
  7. Azeite
  8. Orégano
  9. Pimenta calabresa
  10. Brócolis
  11. Repolho-roxo
  12. Pepino
  13. Cenoura
  14. Cebola roxa
  15. Aspargos
  16. Tomate cereja

Experimente combinar diferentes componentes até encontrar o equilíbrio que seu paladar almeja. Aliás, para fazer petisco com ovo de codorna não há nada melhor do que ter ingredientes diferenciados!

Vá além do consumo do ovo de codorna em conserva

Aprender como fazer ovo de codorna em conserva é apenas a porta de entrada de um universo de novos sabores. Seja para você dar aquele “tchan” no cardápio semanal, ou quem sabe vender conserva de ovo de codorna.

De certa forma, o mercado regional carece de produtos nessa linha, ou seja, é uma grande oportunidade para lucrar. Porém, procure os órgãos da sua cidade para se inteirar sobre o processo de legalização, combinado?

Espero muito que tenha gostado dessas super dicas, não deixe de compartilhar para deixar todo mundo com água na boca e até a próxima!