Para quem é super fã de frutos do mar, apreciar ostras é uma experiência incrível. Agora, saber fazer ostra gratinada em casa, não tem comparação. O que acha de aprender?
Esse método de preparo é quase um convite para quem tem receio de degustar ostra in natura, ou seja, crua. Muito porque o molusco passa por algum tipo de cozimento, seja em água fervente ou ao gratinar no forno.
Então, se você sempre quis experimentar, esse é o momento ideal para descobrir em detalhes uma receita pra lá de fácil de fazer. Vamos conferir?
Como fazer ostra gratinada saborosa com uma receita fácil
Se ainda hoje as pessoas não entendem como comer ostras, quem dirá saber gratinar o molusco, concorda? Porém, isso não está relacionado apenas à falta de conhecimento na culinária, mas também a fatores, como:
- Dificuldade para encontrar ostras frescas.
- Quanto mais o alimento se desloca em direção às cidades afastadas do litoral, mais caro chega à mesa do brasileiro.
- Essa “distância” entre a ostra e o nosso dia a dia cria uma barreira na hora de apreciar.
- Por fim, a necessidade de ter cuidados específicos com o preparo.
Considerando todas estas variáveis, montei um pequeno guia com tudo que você precisa saber. Mas antes disso, já vai anotando aí em seu smartphone:
Ingredientes
- 6 ostras;
- 200g de catupiry cremoso de boa qualidade;
- 2 colheres (sopa) de creme de leite;
- 50g de queijo parmesão ou a gosto.
Como pode perceber, essa primeira sugestão é bem simples, que é para facilitar ainda mais sua vida. Contudo, no decorrer do conteúdo você encontrará outras ideias igualmente deliciosas e mais elaboradas.
Afinal, ostra com queijo gratinado merece um requinte especial, não é mesmo?
1. Como abrir ostras sem pano e sem luva?
Antes de preparar ostra, é crucial saber como abri-la. Já vai sabendo que lidar com frutos do mar exige cuidados extras bem pontuais. Não à toa, para fazer ceviche de camarão, por exemplo, há todo um preparo por trás.
No caso da ostra, o primeiro passo é abrir corretamente. E quando falo corretamente, me refiro mais ao perigo de se cortar no processo. Isso porque existem incontáveis relatos de cortes, o que encoraja a desistir de fazer ostra por causa disso.
De maneira resumida, há duas maneiras bem práticas de abrir ostra:
- Cozinhe em panela fechada com água quente por 5 a 7 minutos ou até as ostras se abrirem.
- Abra o molusco ainda fresco com ajuda de uma faca e um técnica mais cuidadosa.
Para cozinhar não tem segredo, basta colocar dois dedos de água, adicionar as conchas, ligar em fogo médio e tampar. Quando passar 5 minutos você confere, se estiverem abertas, está pronto para seguir com a receita.
Essa técnica é recomendada para quem prefere comer o molusco “bem passado”. Além do cozimento na água, há um cozimento no forno de alguns minutos para gratinar. Então, você não corre riscos de deixar crua.
Em contrapartida, se você quer ostra mais “al dente”, a alternativa é abrir com faca e cozinhar apenas no forno.
Como abrir ostra com faca de forma segura?
- Escove as ostras debaixo de água corrente utilizando uma escova até limpar bem.
- Agora, pegue um alicate pequeno e aperte a ponta mais fina até quebrar, abrindo um buraco.
- Em seguida, introduza uma faca pequena na ostra de forma a cortar o músculo superior que prende a concha.
- Um detalhe crucial, passe a faca na base para soltá-la, isso facilita na hora de comer.
- Pronto, simples assim a ostra vai magicamente se abrir.
Vou deixar um vídeo bem bacana para se orientar certinho:
2. Conheça 2 recheios sensacionais para colocar na ostra
Agora que estão abertas e aparentemente apetitosas, é hora do recheio. Como mostrei na lista dos ingredientes, o recheio é muito simples. Por conseguinte, basta misturar catupiry e creme de leite com um fuê até ficar cremoso.
Você ainda pode acrescentar outros ingredientes, como temperos naturais, salsinha, pedacinhos de cebola roxa ou complementar com algumas gotas de limão. Enfim, dê seu toque especial, pois é um recheio curinga, simples ou aprimorado.
Dessa forma, essa é a primeira ideia de recheio. Entretanto, se você é daquelas pessoas que não abrem mão de sabores sofisticados, dá só uma olhada nessa opção.
Recheio alternativo para ostra com queijo gratinado
- 12 ostras frescas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de alho-poró laminado
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- ½ caixinha de creme de leite
- Água das ostras para salgar (não use sal)
- 100g de parmesão ralado
Na realidade, estes ingredientes se tratam de uma outra receita, na qual a finalização é basicamente a mesma. Em outras palavras, você tem liberdade para escolher qualquer recheio, pois o processo de gratinar é o mesmo em ambos.
Contudo, nessa ideia você fará um creme na frigideira. Para isso, derreta manteiga, acrescente o alho-poró e refogue até apurar. Em seguida, acrescente vinho e ferva até evaporar o álcool e reduzir.
Agora, junte o requeijão cremoso e o creme de leite, misturando para ganhar cremosidade e textura. O pulo do gato é temperar com a água da ostra, que contém sal e aromatiza o recheio. Todavia, coe a água antes de adicionar ao molho.
Nessa etapa, você está com o recheio pronto, faltando preencher as ostras e gratinar, então, vamos lá!
3. Saiba o tempo e como gratinar ostra corretamente
A coisa mais importante ao gratinar ostra não é o recheio ou a forma de abrir a concha. Isso porque o que faz diferença é o forno com função “grill”. Esse equipamento conta com uma resistência superior responsável por gratinar.
“Nossa, mas então não vai dar certo a ostra gratinada, pois não tenho forno grill”. Calma, não se desespere, pois eu falei que é algo importante e não obrigatório. Mesmo porque você pode dar um jeitinho nisso.
Diante disso, recomendo a você optar pelo cozimento prévio da ostra em água quente na etapa de abrir. Como consequência, você garante o pré-cozimento da ostra e utiliza a alta temperatura do forno convencional para gratinar, fazendo assim:
- Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 200°.
- Em seguida, coloque uma colher bem cheia do recheio feito com catupiry e creme de leite dentro da ostra.
- Cubra com bastante parmesão ralado e um toque de salsinha por cima.
- Por fim, leve ao forno preaquecido por 10 minutos até dourar e gratinar o queijo.
- Pode ser interessante testar o forno em 210° a 220° nos últimos minutos.
- Com isso você assegura um gratinado bem lindo.
Essa receita entrega um recheio bem cremoso e um queijo irresistivelmente dourado. Olha, posso garantir que é uma explosão de sabor a cada garfada. Confere mais detalhes e dicas através do vídeo da receita:
Gratinando a ostra na função grill usando a segunda opção de recheio
“Ah, felizmente eu tenho a função grill em casa e achei o segundo recheio mais apetitoso”. Nesse contexto, o preparo é o mesmo. Só que a ostra estará in natura, uma vez que foi aberta usando a faca ao invés do pré-cozimento.
Então, você preparou o recheio usando alho-poró, creme de leite, vinho branco reduzido e a água da ostra, certo? O próximo passo é colocar uma colherada generosa da “cobertura” dentro da ostra, queijo por cima e levar ao forno para gratinar.
Como essa receita é de ostra in natura, obviamente a pessoa quer sentir sua textura natural. Logo, deixe a 200° entre 10 e 12 minutos ou até derreter e ficar maravilhosa. Se quiser, não precisa ligar o forno, apenas a função grill é suficiente!
Tem um jeito certo de comer ostra gratinada?
É comum ficar em dúvida na hora de comer ostra. Existe quem ainda pense que é necessário talher específico para isso, mas não. A maneira tradicional é usar um garfo mesmo e pegar uma porção caprichada de ostra com recheio e queijo.
Mesmo porque, a ostra sai praticamente inteira, ou seja, você degusta tudo numa garfada cheia de sabor, originalidade e um toque do mar dentro de casa. O que achou das sugestões de ostra gratinada?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Espero também que elas possam ajudar você a preparar um prato surpreendente, mesmo que nunca tenha feito. Não deixe de compartilhar nas redes sociais para inspirar outras pessoas e até a próxima!