Muitas vezes temos na cabeça o prato principal com peixe, mas as dúvidas aparecem mesmo quando o assunto é o que servir de sobremesa depois de peixe.
Encontrar a opção certa para oferecer depois daquela bacalhoada ou do peixe assado com legumes pode parecer impossível. Mas saiba que é muito simples e você vai se surpreender com as muitas possibilidades de estender a experiência gastronômica.
Então, tudo que você precisa fazer é pegar seu caderninho de anotações deliciosas e marcar cada uma das sugestões, pois é uma melhor que a outra, eu garanto!
O que servir de sobremesa depois de peixe: 4 ideias que combinam bem
Sempre que tiver dúvidas sobre qual sobremesa fazer, saiba que praticamente tudo combina. Existe uma ideia errada de que sobremesa depois do peixe tem que ser isso ou aquilo.
Porém, vou tentar “escapar” ao máximo dos clichês como gelatinas e sobremesas feitas com doces prontos. Nada disso, meu objetivo é trazer sugestões realmente diferentes e que agregam ao seu cardápio de iguarias.
Uma dica valiosa que dou é para pensar primeiramente em sobremesas mais cremosas, leves e com certa textura. Afinal, o próprio peixe já é suave por natureza e balancear essa harmonização é ideal, vamos lá!
1. O creme chinês reúne tudo de melhor
Para mim não há sobremesa melhor para servir depois de peixe do que a tradicional receita de creme chinês. Apesar de sua origem ser desconhecida, seu sabor é inconfundível e fica marcado em nossa memória.
“Nunca ouvi falar, mas deve ir um monte de coisa na receita e ser difícil de fazer”. Pelo contrário, é tudo muito simples e não dá para acreditar no resultado, anote aí:
Ingredientes do creme
- 1 caixa de leite condensado
- 600ml de leite
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 3 gemas
Ingredientes da gelatina
- 2 pacotes de gelatina de morango
- 400ml de água
- 3 claras
- 6 colheres (sopa) de açúcar
A receita se divide em três partes: preparar o creme, a gelatina e montar na ordem certa para firmar na geladeira. Coloque todos os ingredientes do creme numa panela e leve em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
Em seguida, dissolva a gelatina na água em fogo médio. Depois bata as claras com o açúcar até obter ponto de bico.
Por último, junte a gelatina morna sobre essa mistura e despeje sobre o creme. Leve na geladeira até esfriar e firmar as camadas. Acompanhe os detalhes pelo vídeo:
Sugestão de combinação
Recomendo essa sobremesa caso você tenha escolhido um peixe para cozinhar, pois é um doce suave que combina bem com um cozido de peixe!
2. Gelado super cremoso de pêssego
Acredito que nenhuma outra fruta representa tão bem a sobremesa depois de peixe do que o pêssego. Devido à consistência aveludada e sabor suave do pêssego, pode se tornar uma sobremesa que vai bem com qualquer tipo de prato com peixe.
Dessa forma, o preparo consiste em fazer um creme grosso, onde você monta uma camada de creme, “recheia” com pêssegos em calda cortados em cubos e finaliza com mais creme. É na verdade uma sobremesa tradicional.
Contudo, sugiro que você faça uma redução de pêssegos frescos para diferenciar a receita. Para isso você precisa de 1lt de água, 500g de açúcar, 1 baunilha em fava e 8 pêssegos.
Coloque tudo numa panela, leve ao fogo médio e deixe cozinhar até amolecer os pêssegos. Por fim, retire a casca, a semente e pode usar no doce. O sabor mais natural é maravilhoso e destaca o pêssego.
Sugestão de combinação
Eu recomendo essa sobremesa para servir depois de um prato mais encorpado, como uma moqueca de peixe. Afinal, depois de um sabor marcante como o da moqueca, nada melhor do que algo para atenuar o paladar e trazer suavidade!
3. Sugestão de sobremesa econômica e fácil
Vamos dizer que você não tenha poupado esforços e decidiu fazer o tradicional bacalhau de Páscoa. Como bem sabemos, o bacalhau possui um valor mais elevado e que pode facilmente encarecer o almoço.
Dito isso, o que acha de preparar uma sobremesa que leva apenas 3 ingredientes e é facílima de fazer? Afinal, é fundamental equilibrar os gastos para podermos repetir sempre as receitas preferidas, não é verdade? Então, anote aí:
- 1 caixa de creme de leite
- 150ml de água
- 2 + ½ xícaras (chá) de leite em pó
- 1 envelope de suco (sabor da sua preferência)
- Gotas de chocolate (opcional)
Passo a passo da receita
- Acrescente a água no liquidificador.
- Adicione o sachê de suco, o creme de leite e o leite em pó.
- Porém, vá adicionando o leite em pó aos poucos e batendo.
- Quando estiver encorpado e homogêneo, junte as gotas de chocolate, mas é opcional.
- Despeje tudo numa travessa de vidro e leve à geladeira por 90 minutos ou até firmar.
Essa sobremesa também fica divina com frutas em pedaços, como morango e pêssego fresco. Me diz se não é barata, rápida e agrada a todos?
Sugestão de combinação
Essa sobremesa é perfeita para dias quentes em que você usou a churrasqueira para fazer peixe. Sabe quando você aprende como assar peixe na grelha e não grudar? Então, pode ser o par perfeito!
4. Sobremesa gelada com frutas muito prática e fácil
Geralmente a receita principal com peixe já ocupa nossa mente e exige todos os esforços, não é mesmo? Nesse caso, a alternativa é apelar para uma sobremesa prática, mas que tenha um sabor marcante. E a sugestão gelada é ideal:
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 700 ml de leite integral
- 1 caixa de creme de leite
- 1 + ½ caixa de leite condensado
- 3 gemas de ovos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 100g de chocolate branco nobre picado
Em uma panela, dissolva o amido numa quantidade pequena de leite. Em seguida despeje o leite restante e misture até incorporar. Agora, coloque os demais ingredientes, menos o chocolate e leve ao fogo, mexa para não grudar e queimar.
O ponto certo é quando a mistura ganha consistência cremosa e forma bolhas. Continue mexendo e deixe mais um minuto. Por fim, desligue o fogo e junte o chocolate para derreter no calor residual do creme.
Despeje num recipiente, cubra com plástico-filme e deixe esfriar. Para finalizar, coloque uma camada generosa de creme, adicione as frutas picadas da sua preferência, cubra com creme e espalhe geleia de maracujá, fica incrível!
Não perca nenhum detalhe no vídeo a seguir:
Sugestão de combinação
Você já investiu tempo em encontrar o acompanhamento para salmão grelhado? Então, essa sobremesa gelada vai cair como uma luva. É um doce aveludado, refrescante e com toque cítrico do maracujá, experimente!
Quem faz a sobremesa combinar com peixe é você!
Não deixe ninguém falar para você que tal sobremesa não combina ou que determinado ingrediente vai estragar. Digo isso porque é você quem faz a combinação de doce depois de uma bela refeição com peixe dar certo.
Diante disso, experimente receitas diferentes, incorpore frutas, prepare cremes e tortas, até encontrar sabores que agradem você e a sua família. Afinal, é isso que importa de verdade!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar todas elas em suas redes sociais para inspirar mais pessoas. Até a próxima!